Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalari Neto, Ranulfo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Dantas Berger, Sonia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337
Resumo: O artigo tem como objetivo discutir a questão da vulnerabilidade, ampliando seus horizontes e tocando na vulnerabilidade educacional com foco nas infâncias na rua. É importante entender que vulnerabilidade educacional é um fator a ser considerado nesse cenário de proteção e de garantias de direitos, onde os pensamentos e as práticas ainda permanecem colonizadoras. Para esta discussão, é necessário se aproximar das dinâmicas da criança e do adolescente em situação de rua no contexto urbano, sob a perspectiva da politização da infância. As problematizações deste artigo, advindas da extensão universitária e da pesquisaação no contexto das praças públicas de Niterói, em articulação com a práxis dos e das trabalhadoras sociais, vêm para contribuir com outras práticas de pesquisa que destapem os ouvidos para escutar as vozes que emergem das ruas, buscando entender o espaço como instrumental de infâncias reais dentro de ocupações urbanas, casarões abandonados, abrigadas em barracas e que brincam e produzem vida nas ruas das cidades em que ocupam. As relações entre a formação docente, a escola e a rua precisam, urgentemente, de outros olhares e práticas, constituindo, assim, a infância como sujeitos políticos. Alertamos que todas as transformações ocorrem por meio e através do corpo. Olhar atentamente para esses corpos que vivem nas ruas pode dar pistas sobre formas de acolhimento e práticas pedagógicas que reduzam as vulnerabilidades, dentre elas, a educacional.
id UFPR-4_412ebe44437f88550bfd809f3f876f3d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/88337
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escolaEducação; Sociologia da Educação;Educação Popular; Educação; Ensino-aprendizagemPDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos AplicadosSociologia da EducaçãoO artigo tem como objetivo discutir a questão da vulnerabilidade, ampliando seus horizontes e tocando na vulnerabilidade educacional com foco nas infâncias na rua. É importante entender que vulnerabilidade educacional é um fator a ser considerado nesse cenário de proteção e de garantias de direitos, onde os pensamentos e as práticas ainda permanecem colonizadoras. Para esta discussão, é necessário se aproximar das dinâmicas da criança e do adolescente em situação de rua no contexto urbano, sob a perspectiva da politização da infância. As problematizações deste artigo, advindas da extensão universitária e da pesquisaação no contexto das praças públicas de Niterói, em articulação com a práxis dos e das trabalhadoras sociais, vêm para contribuir com outras práticas de pesquisa que destapem os ouvidos para escutar as vozes que emergem das ruas, buscando entender o espaço como instrumental de infâncias reais dentro de ocupações urbanas, casarões abandonados, abrigadas em barracas e que brincam e produzem vida nas ruas das cidades em que ocupam. As relações entre a formação docente, a escola e a rua precisam, urgentemente, de outros olhares e práticas, constituindo, assim, a infância como sujeitos políticos. Alertamos que todas as transformações ocorrem por meio e através do corpo. Olhar atentamente para esses corpos que vivem nas ruas pode dar pistas sobre formas de acolhimento e práticas pedagógicas que reduzam as vulnerabilidades, dentre elas, a educacional.UFPRPDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados/Prefeitura Municipal de Niterói (PMN)Cavalari Neto, RanulfoDantas Berger, Sonia Maria2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88337Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88337Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e883371984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337/51936https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337/51937Direitos autorais 2024 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-03T22:11:58Zoai:revistas.ufpr.br:article/88337Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2024-05-03T22:11:58Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola
title Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola
spellingShingle Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola
Cavalari Neto, Ranulfo
Educação; Sociologia da Educação;
Educação Popular; Educação; Ensino-aprendizagemPDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados
Sociologia da Educação
title_short Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola
title_full Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola
title_fullStr Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola
title_full_unstemmed Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola
title_sort Vulnerabilidade educacional e as infâncias: enlaces com a rua em aproximação com a escola
author Cavalari Neto, Ranulfo
author_facet Cavalari Neto, Ranulfo
Dantas Berger, Sonia Maria
author_role author
author2 Dantas Berger, Sonia Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados/Prefeitura Municipal de Niterói (PMN)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalari Neto, Ranulfo
Dantas Berger, Sonia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Sociologia da Educação;
Educação Popular; Educação; Ensino-aprendizagemPDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados
Sociologia da Educação
topic Educação; Sociologia da Educação;
Educação Popular; Educação; Ensino-aprendizagemPDPA – Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados
Sociologia da Educação
description O artigo tem como objetivo discutir a questão da vulnerabilidade, ampliando seus horizontes e tocando na vulnerabilidade educacional com foco nas infâncias na rua. É importante entender que vulnerabilidade educacional é um fator a ser considerado nesse cenário de proteção e de garantias de direitos, onde os pensamentos e as práticas ainda permanecem colonizadoras. Para esta discussão, é necessário se aproximar das dinâmicas da criança e do adolescente em situação de rua no contexto urbano, sob a perspectiva da politização da infância. As problematizações deste artigo, advindas da extensão universitária e da pesquisaação no contexto das praças públicas de Niterói, em articulação com a práxis dos e das trabalhadoras sociais, vêm para contribuir com outras práticas de pesquisa que destapem os ouvidos para escutar as vozes que emergem das ruas, buscando entender o espaço como instrumental de infâncias reais dentro de ocupações urbanas, casarões abandonados, abrigadas em barracas e que brincam e produzem vida nas ruas das cidades em que ocupam. As relações entre a formação docente, a escola e a rua precisam, urgentemente, de outros olhares e práticas, constituindo, assim, a infância como sujeitos políticos. Alertamos que todas as transformações ocorrem por meio e através do corpo. Olhar atentamente para esses corpos que vivem nas ruas pode dar pistas sobre formas de acolhimento e práticas pedagógicas que reduzam as vulnerabilidades, dentre elas, a educacional.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337/51936
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88337/51937
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88337
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88337
Educar em Revista; V. 40 CURITIBA 2024; e88337
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891472252928