Open Your Eyes: deaf studies talking
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37022 |
Resumo: | Relevância e Riqueza da maneira de ser do Surdo são apontadas pela obra resenhada como novos focos de Estudos Surdos, para além da importância histórica conquistada da Cultura e Identidade Surda: devem-se agora avançar os Estudos Surdos em seus propósitos de dar destaque à contribuição e valor da Cultura Surda para a diversidade humana; colocar o Surdo entre os criadores-sujeitos na formação da chamada “Coleção do Conhecimento Humano”: a construção de uma inteligência coletiva, que, entre outros processos, passa pela língua, e educa cidadãos (MENOU, 1996, p. 3). Posicionar os Estudos Surdos no mundo, interagindo para criar oportunidades de desenvolvimento, de aprendizagem, de expressão cultural e disseminação de seus valores culturais/humanos – é o que leva a uma apreciação maior por outros da riqueza da Cultura Surda (UNESCO, 2013). |
id |
UFPR-4_56c98b08caa745df918ab78b2dc72ced |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/37022 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Open Your Eyes: deaf studies talkingRelevância e Riqueza da maneira de ser do Surdo são apontadas pela obra resenhada como novos focos de Estudos Surdos, para além da importância histórica conquistada da Cultura e Identidade Surda: devem-se agora avançar os Estudos Surdos em seus propósitos de dar destaque à contribuição e valor da Cultura Surda para a diversidade humana; colocar o Surdo entre os criadores-sujeitos na formação da chamada “Coleção do Conhecimento Humano”: a construção de uma inteligência coletiva, que, entre outros processos, passa pela língua, e educa cidadãos (MENOU, 1996, p. 3). Posicionar os Estudos Surdos no mundo, interagindo para criar oportunidades de desenvolvimento, de aprendizagem, de expressão cultural e disseminação de seus valores culturais/humanos – é o que leva a uma apreciação maior por outros da riqueza da Cultura Surda (UNESCO, 2013). UFPRGuimarães, Cayley2014-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37022Educar em Revista; v. 30, n. especial 2 (2014); p. 181-186Educar em Revista; v. 30, n. especial 2 (2014); p. 181-186Educar em Revista; v. 30, n. especial 2 (2014); p. 181-1861984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37022/23119https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37022/30630info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:09:02Zoai:revistas.ufpr.br:article/37022Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:09:02Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Open Your Eyes: deaf studies talking |
title |
Open Your Eyes: deaf studies talking |
spellingShingle |
Open Your Eyes: deaf studies talking Guimarães, Cayley |
title_short |
Open Your Eyes: deaf studies talking |
title_full |
Open Your Eyes: deaf studies talking |
title_fullStr |
Open Your Eyes: deaf studies talking |
title_full_unstemmed |
Open Your Eyes: deaf studies talking |
title_sort |
Open Your Eyes: deaf studies talking |
author |
Guimarães, Cayley |
author_facet |
Guimarães, Cayley |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Cayley |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
Relevância e Riqueza da maneira de ser do Surdo são apontadas pela obra resenhada como novos focos de Estudos Surdos, para além da importância histórica conquistada da Cultura e Identidade Surda: devem-se agora avançar os Estudos Surdos em seus propósitos de dar destaque à contribuição e valor da Cultura Surda para a diversidade humana; colocar o Surdo entre os criadores-sujeitos na formação da chamada “Coleção do Conhecimento Humano”: a construção de uma inteligência coletiva, que, entre outros processos, passa pela língua, e educa cidadãos (MENOU, 1996, p. 3). Posicionar os Estudos Surdos no mundo, interagindo para criar oportunidades de desenvolvimento, de aprendizagem, de expressão cultural e disseminação de seus valores culturais/humanos – é o que leva a uma apreciação maior por outros da riqueza da Cultura Surda (UNESCO, 2013). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37022 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37022/23119 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37022/30630 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 30, n. especial 2 (2014); p. 181-186 Educar em Revista; v. 30, n. especial 2 (2014); p. 181-186 Educar em Revista; v. 30, n. especial 2 (2014); p. 181-186 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1788989823789301760 |