Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Helen de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Renato José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510
Resumo: Este artigo pretende investigar as contribuições da retórica e da argumentação para a educação escolar, analisando as nuances existentes entre as relações argumentativas e dialógicas que ocorrem no espaço educacional, especialmenteentre professores e alunos. O texto defende uma educação de cunho argumentativo, fundamentada na racionalidade retórica. Para tanto, valoriza as diversas opiniões dos sujeitos, incentivando-os à interrogatividade, tendo como objetivo chegar a acordos plausíveis, suscetíveis a renovações sempre que necessário. A educação, nessa abordagem, não nega a problematização e acolhe as questões trazidas pelos diferentes auditórios.
id UFPR-4_7470bc1cec7e5021ca588dcb50c458f9
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/52510
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolarEducação; Fundamentos da Educação;Ensino-Aprendizagem;Tópicos Específicos de EducaçãoArgumentação. Nova Retórica. Problematização. Dialogia. Educação EscolarEste artigo pretende investigar as contribuições da retórica e da argumentação para a educação escolar, analisando as nuances existentes entre as relações argumentativas e dialógicas que ocorrem no espaço educacional, especialmenteentre professores e alunos. O texto defende uma educação de cunho argumentativo, fundamentada na racionalidade retórica. Para tanto, valoriza as diversas opiniões dos sujeitos, incentivando-os à interrogatividade, tendo como objetivo chegar a acordos plausíveis, suscetíveis a renovações sempre que necessário. A educação, nessa abordagem, não nega a problematização e acolhe as questões trazidas pelos diferentes auditórios.UFPROliveira, Helen deOliveira, Renato José de2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.197-212Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.197-212Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.197-2121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510/35916https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510/35917Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T02:51:48Zoai:revistas.ufpr.br:article/52510Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-08-16T02:51:48Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar
title Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar
spellingShingle Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar
Oliveira, Helen de
Educação; Fundamentos da Educação;Ensino-Aprendizagem;Tópicos Específicos de Educação
Argumentação. Nova Retórica. Problematização. Dialogia. Educação Escolar
title_short Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar
title_full Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar
title_fullStr Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar
title_full_unstemmed Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar
title_sort Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar
author Oliveira, Helen de
author_facet Oliveira, Helen de
Oliveira, Renato José de
author_role author
author2 Oliveira, Renato José de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Helen de
Oliveira, Renato José de
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação;Ensino-Aprendizagem;Tópicos Específicos de Educação
Argumentação. Nova Retórica. Problematização. Dialogia. Educação Escolar
topic Educação; Fundamentos da Educação;Ensino-Aprendizagem;Tópicos Específicos de Educação
Argumentação. Nova Retórica. Problematização. Dialogia. Educação Escolar
description Este artigo pretende investigar as contribuições da retórica e da argumentação para a educação escolar, analisando as nuances existentes entre as relações argumentativas e dialógicas que ocorrem no espaço educacional, especialmenteentre professores e alunos. O texto defende uma educação de cunho argumentativo, fundamentada na racionalidade retórica. Para tanto, valoriza as diversas opiniões dos sujeitos, incentivando-os à interrogatividade, tendo como objetivo chegar a acordos plausíveis, suscetíveis a renovações sempre que necessário. A educação, nessa abordagem, não nega a problematização e acolhe as questões trazidas pelos diferentes auditórios.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510/35916
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510/35917
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.197-212
Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.197-212
Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.197-212
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898674921472