Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510 |
Resumo: | Este artigo pretende investigar as contribuições da retórica e da argumentação para a educação escolar, analisando as nuances existentes entre as relações argumentativas e dialógicas que ocorrem no espaço educacional, especialmenteentre professores e alunos. O texto defende uma educação de cunho argumentativo, fundamentada na racionalidade retórica. Para tanto, valoriza as diversas opiniões dos sujeitos, incentivando-os à interrogatividade, tendo como objetivo chegar a acordos plausíveis, suscetíveis a renovações sempre que necessário. A educação, nessa abordagem, não nega a problematização e acolhe as questões trazidas pelos diferentes auditórios. |
id |
UFPR-4_7470bc1cec7e5021ca588dcb50c458f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/52510 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolarEducação; Fundamentos da Educação;Ensino-Aprendizagem;Tópicos Específicos de EducaçãoArgumentação. Nova Retórica. Problematização. Dialogia. Educação EscolarEste artigo pretende investigar as contribuições da retórica e da argumentação para a educação escolar, analisando as nuances existentes entre as relações argumentativas e dialógicas que ocorrem no espaço educacional, especialmenteentre professores e alunos. O texto defende uma educação de cunho argumentativo, fundamentada na racionalidade retórica. Para tanto, valoriza as diversas opiniões dos sujeitos, incentivando-os à interrogatividade, tendo como objetivo chegar a acordos plausíveis, suscetíveis a renovações sempre que necessário. A educação, nessa abordagem, não nega a problematização e acolhe as questões trazidas pelos diferentes auditórios.UFPROliveira, Helen deOliveira, Renato José de2018-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.197-212Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.197-212Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.197-2121984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510/35916https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510/35917Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-16T02:51:48Zoai:revistas.ufpr.br:article/52510Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-08-16T02:51:48Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar |
title |
Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar |
spellingShingle |
Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar Oliveira, Helen de Educação; Fundamentos da Educação;Ensino-Aprendizagem;Tópicos Específicos de Educação Argumentação. Nova Retórica. Problematização. Dialogia. Educação Escolar |
title_short |
Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar |
title_full |
Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar |
title_fullStr |
Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar |
title_full_unstemmed |
Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar |
title_sort |
Retórica e argumentação: contribuições para a educação escolar |
author |
Oliveira, Helen de |
author_facet |
Oliveira, Helen de Oliveira, Renato José de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Renato José de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Helen de Oliveira, Renato José de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação;Ensino-Aprendizagem;Tópicos Específicos de Educação Argumentação. Nova Retórica. Problematização. Dialogia. Educação Escolar |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação;Ensino-Aprendizagem;Tópicos Específicos de Educação Argumentação. Nova Retórica. Problematização. Dialogia. Educação Escolar |
description |
Este artigo pretende investigar as contribuições da retórica e da argumentação para a educação escolar, analisando as nuances existentes entre as relações argumentativas e dialógicas que ocorrem no espaço educacional, especialmenteentre professores e alunos. O texto defende uma educação de cunho argumentativo, fundamentada na racionalidade retórica. Para tanto, valoriza as diversas opiniões dos sujeitos, incentivando-os à interrogatividade, tendo como objetivo chegar a acordos plausíveis, suscetíveis a renovações sempre que necessário. A educação, nessa abordagem, não nega a problematização e acolhe as questões trazidas pelos diferentes auditórios. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510/35916 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/52510/35917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.197-212 Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.197-212 Educar em Revista; v. 34, n. 70 (2018); p.197-212 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898674921472 |