Trezentos: a dimensão humana do método

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fragelli, Thaís Branquinho Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fragelli, Ricardo Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800
Resumo: Trezentos é um método de ensino e aprendizagem que procura despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem e, apesar do seu desenvolvimento ter sido motivado para o enfrentamento do panorama de reprovações no ciclo básico de Engenharia, atualmente é utilizado em cursos como Fisioterapia, Psicologia, Medicina e Direito, também tendo um início promissor no Ensino Médio. Na disciplina de Cálculo 1 em que foi aplicado, houve uma melhora no índice de aprovações de 50 para 95%, entretanto, o principal resultado do método é o desenvolvimento do lado humano dos participantes. Nesse sentido, este artigo procura apresentar a percepção do estudante com relação ao Trezentos, considerando dimensões como nervosismo e ansiedade em provas, colaboração, solidariedade, empatia, crescimento pessoal e liberdade para aprender.
id UFPR-4_849d7913be14a54d8890c1d35133dc29
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/46800
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Trezentos: a dimensão humana do métodoEducação; Ensino-aprendizagemAprendizagem significativa; aprendizagem colaborativa; evasão; ansiedade; empatia.Trezentos é um método de ensino e aprendizagem que procura despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem e, apesar do seu desenvolvimento ter sido motivado para o enfrentamento do panorama de reprovações no ciclo básico de Engenharia, atualmente é utilizado em cursos como Fisioterapia, Psicologia, Medicina e Direito, também tendo um início promissor no Ensino Médio. Na disciplina de Cálculo 1 em que foi aplicado, houve uma melhora no índice de aprovações de 50 para 95%, entretanto, o principal resultado do método é o desenvolvimento do lado humano dos participantes. Nesse sentido, este artigo procura apresentar a percepção do estudante com relação ao Trezentos, considerando dimensões como nervosismo e ansiedade em provas, colaboração, solidariedade, empatia, crescimento pessoal e liberdade para aprender.UFPRFragelli, Thaís Branquinho OliveiraFragelli, Ricardo Ramos2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 253-265Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 253-265Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 253-2651984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800/31748https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800/32724Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T01:43:32Zoai:revistas.ufpr.br:article/46800Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T01:43:32Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Trezentos: a dimensão humana do método
title Trezentos: a dimensão humana do método
spellingShingle Trezentos: a dimensão humana do método
Fragelli, Thaís Branquinho Oliveira
Educação; Ensino-aprendizagem
Aprendizagem significativa; aprendizagem colaborativa; evasão; ansiedade; empatia.
title_short Trezentos: a dimensão humana do método
title_full Trezentos: a dimensão humana do método
title_fullStr Trezentos: a dimensão humana do método
title_full_unstemmed Trezentos: a dimensão humana do método
title_sort Trezentos: a dimensão humana do método
author Fragelli, Thaís Branquinho Oliveira
author_facet Fragelli, Thaís Branquinho Oliveira
Fragelli, Ricardo Ramos
author_role author
author2 Fragelli, Ricardo Ramos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fragelli, Thaís Branquinho Oliveira
Fragelli, Ricardo Ramos
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino-aprendizagem
Aprendizagem significativa; aprendizagem colaborativa; evasão; ansiedade; empatia.
topic Educação; Ensino-aprendizagem
Aprendizagem significativa; aprendizagem colaborativa; evasão; ansiedade; empatia.
description Trezentos é um método de ensino e aprendizagem que procura despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem e, apesar do seu desenvolvimento ter sido motivado para o enfrentamento do panorama de reprovações no ciclo básico de Engenharia, atualmente é utilizado em cursos como Fisioterapia, Psicologia, Medicina e Direito, também tendo um início promissor no Ensino Médio. Na disciplina de Cálculo 1 em que foi aplicado, houve uma melhora no índice de aprovações de 50 para 95%, entretanto, o principal resultado do método é o desenvolvimento do lado humano dos participantes. Nesse sentido, este artigo procura apresentar a percepção do estudante com relação ao Trezentos, considerando dimensões como nervosismo e ansiedade em provas, colaboração, solidariedade, empatia, crescimento pessoal e liberdade para aprender.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800/31748
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/46800/32724
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 253-265
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 253-265
Educar em Revista; v. 33, n. 63 (2017); p. 253-265
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989823722192896