Analysis of the cognitive and autopoietic processes in a virtual learning environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentini, Carla Beatris
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bisol, Cláudia Alquati
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7762
Resumo:  O suporte multimídia em ambientes de aprendizagem pode ser um elementofacilitador para mudanças de concepções epistemológicas por parte deeducadores e aprendizes. Este artigo constitui-se em um estudo de caso. Ocorpus de análise é composto pelos enunciados de um aprendiz que interagiuno ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina obrigatória deum curso de graduação em Psicologia. A teoria da Equilibração de Piagete a Biologia do Conhecimento de Maturana são as teorias que sustentama análise e que dão suporte à construção dos indicadores cognitivos e autopoiéticos.A análise evidencia como o sujeito interage diante de trocasrealizadas nos diferentes cenários do ambiente virtual. Os indicadoresautopoiéticos e cognitivos evidenciam um processo de aprendizagem sustentadopela interação com o outro e pela interação com o próprio objetode conhecimento. As contribuições do sujeito indicam um movimento deautoria e de construção de conhecimento, assumindo um papel participativoe responsável nas trocas efetuadas com os demais aprendizes. 
id UFPR-4_a74ad9c6ce9606279ce51bedc855005c
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/7762
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Analysis of the cognitive and autopoietic processes in a virtual learning environmentAnálise dos processos cognitivos e autopoiéticos em um ambiente virtual de aprendizagemvirtual learning environments; interaction; cognitive processes; autopoiesis; distance education; ambientes virtuais de aprendizagem; interação; processos cognitivos; autopoiese; educação a distância O suporte multimídia em ambientes de aprendizagem pode ser um elementofacilitador para mudanças de concepções epistemológicas por parte deeducadores e aprendizes. Este artigo constitui-se em um estudo de caso. Ocorpus de análise é composto pelos enunciados de um aprendiz que interagiuno ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina obrigatória deum curso de graduação em Psicologia. A teoria da Equilibração de Piagete a Biologia do Conhecimento de Maturana são as teorias que sustentama análise e que dão suporte à construção dos indicadores cognitivos e autopoiéticos.A análise evidencia como o sujeito interage diante de trocasrealizadas nos diferentes cenários do ambiente virtual. Os indicadoresautopoiéticos e cognitivos evidenciam um processo de aprendizagem sustentadopela interação com o outro e pela interação com o próprio objetode conhecimento. As contribuições do sujeito indicam um movimento deautoria e de construção de conhecimento, assumindo um papel participativoe responsável nas trocas efetuadas com os demais aprendizes.  The multimedia support in learning environments can be a facilitatorelement for changes in the epistemological conceptions on the part ofeducators and apprentices. This article consists in a case study. The corpusof analysis is composed by the statements of an apprentice that interactedin the virtual learning environment of a mandatory course in a Psychologyundergraduate program. Piaget’s theory of Equilibration and Maturana’sBiology of Knowledge are the theories that support the analysis and thatgive support to the construction of the cognitive and autopoietic indications.The analysis shows how the subject interacts before the exchanges madein the different scenarios of the virtual environment. The autopoietic andcognitive indications show a process of learning supported by the interactionwith the other and by the interaction with the object of knowledge itself.The subject’s contributions indicate a movement of authorship and construction ofknowledge, assuming a participative and responsible role in the exchangesrealized with the other apprentices. UFPR2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7762Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 181-197Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 181-197Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 181-1971984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7762/9380https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7762/31121https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/7762/539https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/7762/550Valentini, Carla BeatrisBisol, Cláudia Alquatiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:06:08Zoai:revistas.ufpr.br:article/7762Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:06:08Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Analysis of the cognitive and autopoietic processes in a virtual learning environment
Análise dos processos cognitivos e autopoiéticos em um ambiente virtual de aprendizagem
title Analysis of the cognitive and autopoietic processes in a virtual learning environment
spellingShingle Analysis of the cognitive and autopoietic processes in a virtual learning environment
Valentini, Carla Beatris
virtual learning environments; interaction; cognitive processes; autopoiesis; distance education; ambientes virtuais de aprendizagem; interação; processos cognitivos; autopoiese; educação a distância
title_short Analysis of the cognitive and autopoietic processes in a virtual learning environment
title_full Analysis of the cognitive and autopoietic processes in a virtual learning environment
title_fullStr Analysis of the cognitive and autopoietic processes in a virtual learning environment
title_full_unstemmed Analysis of the cognitive and autopoietic processes in a virtual learning environment
title_sort Analysis of the cognitive and autopoietic processes in a virtual learning environment
author Valentini, Carla Beatris
author_facet Valentini, Carla Beatris
Bisol, Cláudia Alquati
author_role author
author2 Bisol, Cláudia Alquati
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
Bisol, Cláudia Alquati
dc.subject.por.fl_str_mv virtual learning environments; interaction; cognitive processes; autopoiesis; distance education; ambientes virtuais de aprendizagem; interação; processos cognitivos; autopoiese; educação a distância
topic virtual learning environments; interaction; cognitive processes; autopoiesis; distance education; ambientes virtuais de aprendizagem; interação; processos cognitivos; autopoiese; educação a distância
description  O suporte multimídia em ambientes de aprendizagem pode ser um elementofacilitador para mudanças de concepções epistemológicas por parte deeducadores e aprendizes. Este artigo constitui-se em um estudo de caso. Ocorpus de análise é composto pelos enunciados de um aprendiz que interagiuno ambiente virtual de aprendizagem de uma disciplina obrigatória deum curso de graduação em Psicologia. A teoria da Equilibração de Piagete a Biologia do Conhecimento de Maturana são as teorias que sustentama análise e que dão suporte à construção dos indicadores cognitivos e autopoiéticos.A análise evidencia como o sujeito interage diante de trocasrealizadas nos diferentes cenários do ambiente virtual. Os indicadoresautopoiéticos e cognitivos evidenciam um processo de aprendizagem sustentadopela interação com o outro e pela interação com o próprio objetode conhecimento. As contribuições do sujeito indicam um movimento deautoria e de construção de conhecimento, assumindo um papel participativoe responsável nas trocas efetuadas com os demais aprendizes. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7762
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7762/9380
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7762/31121
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/7762/539
https://revistas.ufpr.br/educar/article/downloadSuppFile/7762/550
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 181-197
Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 181-197
Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 181-197
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989822245797888