Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Tais Moura
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2182
Resumo: Apesar da ambigüidade adquirida pelo termo “público”, partimos do pressuposto de que a educação é tarefa social sob responsabilidade do Estado. O federalismo brasileiro reparte o atendimento à educação nas diversas instâncias federativas. A ausência da efetivação do regime de cooperação e colaboração, apesar da existência de preceitos legais que a exigiriam, acentuou a fragmentação das políticas educacionais e a não constituição de um sistema nacional de educação. A municipalização do ensino fundamental tem sido instrumento de descentralização e tem reforçado a atomização das ações pedagógicas. Por outro lado, férteis experiências no âmbito da gestão municipal têm apresentado alternativas democráticas, particularmente no que se refere à gestão educacional. Municipal education management, organization of the national system and collaboration regime: some questions Abstract In spite of the acquired ambiguity of the term “public”, we broke of the presupposition that the education is social task under responsibility of the State. The Brazilian federalism distributes the service to the education in the several federal instances. The absence of execution of the cooperation regime and collaboration, in spite of the existence of legal precepts that were necessary, accentuated the fragmentation of the education politics and the non-constitution of a national system of education. The “municipalização” (kind of decentralization to the counties based on municipal management) of the fundamental teaching has been an instrument to reinforce the atomization of the pedagogic actions. On the other hand, fertile experiences in the extent of the municipal administration have presented democratic alternatives, particularly in which is referred to the education administration.
id UFPR-4_b079e4624a194f66080d4716a5faf7d4
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2182
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questõespolítica educacional; sistemas de educação; regime de colaboração; education politics; education systems; regime of collaboration. Apesar da ambigüidade adquirida pelo termo “público”, partimos do pressuposto de que a educação é tarefa social sob responsabilidade do Estado. O federalismo brasileiro reparte o atendimento à educação nas diversas instâncias federativas. A ausência da efetivação do regime de cooperação e colaboração, apesar da existência de preceitos legais que a exigiriam, acentuou a fragmentação das políticas educacionais e a não constituição de um sistema nacional de educação. A municipalização do ensino fundamental tem sido instrumento de descentralização e tem reforçado a atomização das ações pedagógicas. Por outro lado, férteis experiências no âmbito da gestão municipal têm apresentado alternativas democráticas, particularmente no que se refere à gestão educacional. Municipal education management, organization of the national system and collaboration regime: some questions Abstract In spite of the acquired ambiguity of the term “public”, we broke of the presupposition that the education is social task under responsibility of the State. The Brazilian federalism distributes the service to the education in the several federal instances. The absence of execution of the cooperation regime and collaboration, in spite of the existence of legal precepts that were necessary, accentuated the fragmentation of the education politics and the non-constitution of a national system of education. The “municipalização” (kind of decentralization to the counties based on municipal management) of the fundamental teaching has been an instrument to reinforce the atomization of the pedagogic actions. On the other hand, fertile experiences in the extent of the municipal administration have presented democratic alternatives, particularly in which is referred to the education administration. UFPR2003-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2182Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 241-256Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 241-256Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 241-2561984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2182/1834https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2182/31329Tavares, Tais Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:17:53Zoai:revistas.ufpr.br:article/2182Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:17:53Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questões
title Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questões
spellingShingle Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questões
Tavares, Tais Moura
política educacional; sistemas de educação; regime de colaboração; education politics; education systems; regime of collaboration.
title_short Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questões
title_full Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questões
title_fullStr Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questões
title_full_unstemmed Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questões
title_sort Gestão municipal da educação, organização do sistema nacional e regime de colaboração: algumas questões
author Tavares, Tais Moura
author_facet Tavares, Tais Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Tais Moura
dc.subject.por.fl_str_mv política educacional; sistemas de educação; regime de colaboração; education politics; education systems; regime of collaboration.
topic política educacional; sistemas de educação; regime de colaboração; education politics; education systems; regime of collaboration.
description Apesar da ambigüidade adquirida pelo termo “público”, partimos do pressuposto de que a educação é tarefa social sob responsabilidade do Estado. O federalismo brasileiro reparte o atendimento à educação nas diversas instâncias federativas. A ausência da efetivação do regime de cooperação e colaboração, apesar da existência de preceitos legais que a exigiriam, acentuou a fragmentação das políticas educacionais e a não constituição de um sistema nacional de educação. A municipalização do ensino fundamental tem sido instrumento de descentralização e tem reforçado a atomização das ações pedagógicas. Por outro lado, férteis experiências no âmbito da gestão municipal têm apresentado alternativas democráticas, particularmente no que se refere à gestão educacional. Municipal education management, organization of the national system and collaboration regime: some questions Abstract In spite of the acquired ambiguity of the term “public”, we broke of the presupposition that the education is social task under responsibility of the State. The Brazilian federalism distributes the service to the education in the several federal instances. The absence of execution of the cooperation regime and collaboration, in spite of the existence of legal precepts that were necessary, accentuated the fragmentation of the education politics and the non-constitution of a national system of education. The “municipalização” (kind of decentralization to the counties based on municipal management) of the fundamental teaching has been an instrument to reinforce the atomization of the pedagogic actions. On the other hand, fertile experiences in the extent of the municipal administration have presented democratic alternatives, particularly in which is referred to the education administration.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2182
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2182/1834
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2182/31329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 241-256
Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 241-256
Educar em Revista; v. 19, n. 22 (2003); p. 241-256
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989822723948544