Discursos sobre a eficácia educacional: Encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lugli, Rosario Genta
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Vivian Batista da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36640
Resumo: Neste texto articulam-se resultados de investigações sobre a produção e circulação de conhecimentos pedagógicos. Comparecem aqui três fontes diferenciadas na produção desses saberes: a documentação dos Congressos Nacionais de Professores Primários; discursos dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais; e textos dos manuais pedagógicos, usados nas escolas de formação do magistério primário. Esses materiais são especialmente úteis para compreender como os apelos de racionalização do trabalho docente com ênfase nos métodos e técnicas de ensino, característicos do discurso educacional entre meados do século XX e a década de 1970, são construídos em instâncias diversas do campo educacional brasileiro. Nessa perspectiva, é possível evidenciar as disputas envolvidas nessa ênfase na dimensão técnica do ensino, entre os agentes localizados em diferentes posições: autoridades oficiais do Estado, pesquisadores e professores primários. No entrecruzamento desses textos é notável a progressiva adesão aos valores vindos de uma visão técnica do ensino como verdades inquestionáveis e a constituição da “teoria” como um tipo diferenciado de conhecimento pedagógico associado à maior legitimidade dos “técnicos em educação”, constituídos simultaneamente pelos vínculos com a Universidade e com o Estado.
id UFPR-4_bd95ed984be3ec1c8e66a11c46a0f6ed
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/36640
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Discursos sobre a eficácia educacional: Encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970)Educação; Fundamentos da Educaçãoconhecimento pedagógico; tecnicização do ensino; história da educaçãoDiscurso educacionalNeste texto articulam-se resultados de investigações sobre a produção e circulação de conhecimentos pedagógicos. Comparecem aqui três fontes diferenciadas na produção desses saberes: a documentação dos Congressos Nacionais de Professores Primários; discursos dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais; e textos dos manuais pedagógicos, usados nas escolas de formação do magistério primário. Esses materiais são especialmente úteis para compreender como os apelos de racionalização do trabalho docente com ênfase nos métodos e técnicas de ensino, característicos do discurso educacional entre meados do século XX e a década de 1970, são construídos em instâncias diversas do campo educacional brasileiro. Nessa perspectiva, é possível evidenciar as disputas envolvidas nessa ênfase na dimensão técnica do ensino, entre os agentes localizados em diferentes posições: autoridades oficiais do Estado, pesquisadores e professores primários. No entrecruzamento desses textos é notável a progressiva adesão aos valores vindos de uma visão técnica do ensino como verdades inquestionáveis e a constituição da “teoria” como um tipo diferenciado de conhecimento pedagógico associado à maior legitimidade dos “técnicos em educação”, constituídos simultaneamente pelos vínculos com a Universidade e com o Estado.UFPRFAPESPLugli, Rosario GentaSilva, Vivian Batista da2014-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36640Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 233-252Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 233-252Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 233-2521984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36640/23137https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36640/30645info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:09:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/36640Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:09:28Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos sobre a eficácia educacional: Encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970)
title Discursos sobre a eficácia educacional: Encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970)
spellingShingle Discursos sobre a eficácia educacional: Encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970)
Lugli, Rosario Genta
Educação; Fundamentos da Educação
conhecimento pedagógico; tecnicização do ensino; história da educação
Discurso educacional
title_short Discursos sobre a eficácia educacional: Encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970)
title_full Discursos sobre a eficácia educacional: Encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970)
title_fullStr Discursos sobre a eficácia educacional: Encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970)
title_full_unstemmed Discursos sobre a eficácia educacional: Encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970)
title_sort Discursos sobre a eficácia educacional: Encontros e desencontros entre técnicos em educação e professores (Brasil, décadas de 1950 a 1970)
author Lugli, Rosario Genta
author_facet Lugli, Rosario Genta
Silva, Vivian Batista da
author_role author
author2 Silva, Vivian Batista da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FAPESP
dc.contributor.author.fl_str_mv Lugli, Rosario Genta
Silva, Vivian Batista da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação
conhecimento pedagógico; tecnicização do ensino; história da educação
Discurso educacional
topic Educação; Fundamentos da Educação
conhecimento pedagógico; tecnicização do ensino; história da educação
Discurso educacional
description Neste texto articulam-se resultados de investigações sobre a produção e circulação de conhecimentos pedagógicos. Comparecem aqui três fontes diferenciadas na produção desses saberes: a documentação dos Congressos Nacionais de Professores Primários; discursos dos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais; e textos dos manuais pedagógicos, usados nas escolas de formação do magistério primário. Esses materiais são especialmente úteis para compreender como os apelos de racionalização do trabalho docente com ênfase nos métodos e técnicas de ensino, característicos do discurso educacional entre meados do século XX e a década de 1970, são construídos em instâncias diversas do campo educacional brasileiro. Nessa perspectiva, é possível evidenciar as disputas envolvidas nessa ênfase na dimensão técnica do ensino, entre os agentes localizados em diferentes posições: autoridades oficiais do Estado, pesquisadores e professores primários. No entrecruzamento desses textos é notável a progressiva adesão aos valores vindos de uma visão técnica do ensino como verdades inquestionáveis e a constituição da “teoria” como um tipo diferenciado de conhecimento pedagógico associado à maior legitimidade dos “técnicos em educação”, constituídos simultaneamente pelos vínculos com a Universidade e com o Estado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-16
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36640
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36640/23137
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/36640/30645
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 233-252
Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 233-252
Educar em Revista; v. 30, n. 53 (2014); p. 233-252
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1788989829989531648