Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Márcia Martins, Lígia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nicola Lavoura, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428
Resumo: O presente trabalho apresenta contributos do método denominado de materialismo histórico-dialético para as investigações em educação. Ao tempo em que se espera lançar argumentos que possam servir de fundamentos e de parâmetros de análises para as investigações em educação, norteadas pela premissa científica da busca pela inteligibilidade da realidade social, colocaremos em destaque as seguintes questões teórico-metodológicas: a relação entre a dimensão ontológica e a dimensão epistemológica da realidade, e os fundamentos teóricos que sustentam as categorias de análise do objeto investigado. Na sequência, procederemos à transposição dos referidos preceitos para as pesquisas denominadas empíricas e teórico-conceituais.
id UFPR-4_f646707c4da33d2d4252747aad31fc86
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/59428
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educaçãoEducação;Produção do Conhecimento; Métodos de PesquisaMaterialismo histórico-dialético; Método; Conhecimento científico.Pesquisa EducacionalO presente trabalho apresenta contributos do método denominado de materialismo histórico-dialético para as investigações em educação. Ao tempo em que se espera lançar argumentos que possam servir de fundamentos e de parâmetros de análises para as investigações em educação, norteadas pela premissa científica da busca pela inteligibilidade da realidade social, colocaremos em destaque as seguintes questões teórico-metodológicas: a relação entre a dimensão ontológica e a dimensão epistemológica da realidade, e os fundamentos teóricos que sustentam as categorias de análise do objeto investigado. Na sequência, procederemos à transposição dos referidos preceitos para as pesquisas denominadas empíricas e teórico-conceituais.UFPRMárcia Martins, LígiaNicola Lavoura, Tiago2018-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 223-239Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 223-239Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 223-2391984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428/36843Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-14T13:39:07Zoai:revistas.ufpr.br:article/59428Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-12-14T13:39:07Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação
title Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação
spellingShingle Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação
Márcia Martins, Lígia
Educação;Produção do Conhecimento; Métodos de Pesquisa
Materialismo histórico-dialético; Método; Conhecimento científico.
Pesquisa Educacional
title_short Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação
title_full Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação
title_fullStr Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação
title_full_unstemmed Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação
title_sort Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação
author Márcia Martins, Lígia
author_facet Márcia Martins, Lígia
Nicola Lavoura, Tiago
author_role author
author2 Nicola Lavoura, Tiago
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Márcia Martins, Lígia
Nicola Lavoura, Tiago
dc.subject.por.fl_str_mv Educação;Produção do Conhecimento; Métodos de Pesquisa
Materialismo histórico-dialético; Método; Conhecimento científico.
Pesquisa Educacional
topic Educação;Produção do Conhecimento; Métodos de Pesquisa
Materialismo histórico-dialético; Método; Conhecimento científico.
Pesquisa Educacional
description O presente trabalho apresenta contributos do método denominado de materialismo histórico-dialético para as investigações em educação. Ao tempo em que se espera lançar argumentos que possam servir de fundamentos e de parâmetros de análises para as investigações em educação, norteadas pela premissa científica da busca pela inteligibilidade da realidade social, colocaremos em destaque as seguintes questões teórico-metodológicas: a relação entre a dimensão ontológica e a dimensão epistemológica da realidade, e os fundamentos teóricos que sustentam as categorias de análise do objeto investigado. Na sequência, procederemos à transposição dos referidos preceitos para as pesquisas denominadas empíricas e teórico-conceituais.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428/36843
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 223-239
Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 223-239
Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 223-239
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711891533070336