Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta contributos do método denominado de materialismo histórico-dialético para as investigações em educação. Ao tempo em que se espera lançar argumentos que possam servir de fundamentos e de parâmetros de análises para as investigações em educação, norteadas pela premissa científica da busca pela inteligibilidade da realidade social, colocaremos em destaque as seguintes questões teórico-metodológicas: a relação entre a dimensão ontológica e a dimensão epistemológica da realidade, e os fundamentos teóricos que sustentam as categorias de análise do objeto investigado. Na sequência, procederemos à transposição dos referidos preceitos para as pesquisas denominadas empíricas e teórico-conceituais. |
id |
UFPR-4_f646707c4da33d2d4252747aad31fc86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/59428 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educaçãoEducação;Produção do Conhecimento; Métodos de PesquisaMaterialismo histórico-dialético; Método; Conhecimento científico.Pesquisa EducacionalO presente trabalho apresenta contributos do método denominado de materialismo histórico-dialético para as investigações em educação. Ao tempo em que se espera lançar argumentos que possam servir de fundamentos e de parâmetros de análises para as investigações em educação, norteadas pela premissa científica da busca pela inteligibilidade da realidade social, colocaremos em destaque as seguintes questões teórico-metodológicas: a relação entre a dimensão ontológica e a dimensão epistemológica da realidade, e os fundamentos teóricos que sustentam as categorias de análise do objeto investigado. Na sequência, procederemos à transposição dos referidos preceitos para as pesquisas denominadas empíricas e teórico-conceituais.UFPRMárcia Martins, LígiaNicola Lavoura, Tiago2018-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 223-239Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 223-239Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 223-2391984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428/36843Direitos autorais 2018 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-14T13:39:07Zoai:revistas.ufpr.br:article/59428Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2018-12-14T13:39:07Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação |
title |
Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação |
spellingShingle |
Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação Márcia Martins, Lígia Educação;Produção do Conhecimento; Métodos de Pesquisa Materialismo histórico-dialético; Método; Conhecimento científico. Pesquisa Educacional |
title_short |
Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação |
title_full |
Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação |
title_fullStr |
Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação |
title_full_unstemmed |
Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação |
title_sort |
Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação |
author |
Márcia Martins, Lígia |
author_facet |
Márcia Martins, Lígia Nicola Lavoura, Tiago |
author_role |
author |
author2 |
Nicola Lavoura, Tiago |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Márcia Martins, Lígia Nicola Lavoura, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação;Produção do Conhecimento; Métodos de Pesquisa Materialismo histórico-dialético; Método; Conhecimento científico. Pesquisa Educacional |
topic |
Educação;Produção do Conhecimento; Métodos de Pesquisa Materialismo histórico-dialético; Método; Conhecimento científico. Pesquisa Educacional |
description |
O presente trabalho apresenta contributos do método denominado de materialismo histórico-dialético para as investigações em educação. Ao tempo em que se espera lançar argumentos que possam servir de fundamentos e de parâmetros de análises para as investigações em educação, norteadas pela premissa científica da busca pela inteligibilidade da realidade social, colocaremos em destaque as seguintes questões teórico-metodológicas: a relação entre a dimensão ontológica e a dimensão epistemológica da realidade, e os fundamentos teóricos que sustentam as categorias de análise do objeto investigado. Na sequência, procederemos à transposição dos referidos preceitos para as pesquisas denominadas empíricas e teórico-conceituais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-19 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428/36843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 223-239 Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 223-239 Educar em Revista; v. 34, n. 71 (2018); p. 223-239 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711891533070336 |