A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ernesto Candeias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40978
Resumo: A corporeidade é o elemento de visibilidade dos embates do ‘corpo’ com o mundo, produzidos pelos efeitos histórico-culturais e pelas novas articulações propiciadoras de predisposições estratégicas dos corpos e das almas, resultantes das forças do saber e do poder, que permite sedimentar esses confrontos e dinamizar campos de verdades historicamente constituídos e em constante mudança. O autor questiona, nos andaimes antropológicos, sociológicos e pedagógicos, o sentido do ‘corpo’ e da ‘corporeidade’ no processo educativo, argumentando dois pontos fulcrais: a visão histórico-filosófica da semântica dos termos, insistindo nos discursos (elementos psicológicos relacionados com a identidade e imagem) sobre o corpo; a análise hermenêutica à ‘corporeidade’ em Merleau-Ponty e Zubiri; a análise educativa da relação da corporeidade e aprendizagem, na complexidade escolar atual.
id UFPR-4_fcebec3b657e5cc84bdd35aacc2cdcf2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/40978
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)Fundamentos da Educaçãocorporeidade; filosofia do corpo; aprendizagem escolar; Merleau-Ponty; X. ZubiriTeoria da EducaçãoA corporeidade é o elemento de visibilidade dos embates do ‘corpo’ com o mundo, produzidos pelos efeitos histórico-culturais e pelas novas articulações propiciadoras de predisposições estratégicas dos corpos e das almas, resultantes das forças do saber e do poder, que permite sedimentar esses confrontos e dinamizar campos de verdades historicamente constituídos e em constante mudança. O autor questiona, nos andaimes antropológicos, sociológicos e pedagógicos, o sentido do ‘corpo’ e da ‘corporeidade’ no processo educativo, argumentando dois pontos fulcrais: a visão histórico-filosófica da semântica dos termos, insistindo nos discursos (elementos psicológicos relacionados com a identidade e imagem) sobre o corpo; a análise hermenêutica à ‘corporeidade’ em Merleau-Ponty e Zubiri; a análise educativa da relação da corporeidade e aprendizagem, na complexidade escolar atual.UFPRMartins, Ernesto Candeias2015-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40978Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 163-180Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 163-180Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 163-1801984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40978/25589https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40978/30379info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:06:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/40978Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:06:28Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)
title A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)
spellingShingle A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)
Martins, Ernesto Candeias
Fundamentos da Educação
corporeidade; filosofia do corpo; aprendizagem escolar; Merleau-Ponty; X. Zubiri
Teoria da Educação
title_short A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)
title_full A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)
title_fullStr A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)
title_full_unstemmed A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)
title_sort A corporeidade na aprendizagem escolar (Entrelaços fenomenológicos do pensar e agir)
author Martins, Ernesto Candeias
author_facet Martins, Ernesto Candeias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ernesto Candeias
dc.subject.por.fl_str_mv Fundamentos da Educação
corporeidade; filosofia do corpo; aprendizagem escolar; Merleau-Ponty; X. Zubiri
Teoria da Educação
topic Fundamentos da Educação
corporeidade; filosofia do corpo; aprendizagem escolar; Merleau-Ponty; X. Zubiri
Teoria da Educação
description A corporeidade é o elemento de visibilidade dos embates do ‘corpo’ com o mundo, produzidos pelos efeitos histórico-culturais e pelas novas articulações propiciadoras de predisposições estratégicas dos corpos e das almas, resultantes das forças do saber e do poder, que permite sedimentar esses confrontos e dinamizar campos de verdades historicamente constituídos e em constante mudança. O autor questiona, nos andaimes antropológicos, sociológicos e pedagógicos, o sentido do ‘corpo’ e da ‘corporeidade’ no processo educativo, argumentando dois pontos fulcrais: a visão histórico-filosófica da semântica dos termos, insistindo nos discursos (elementos psicológicos relacionados com a identidade e imagem) sobre o corpo; a análise hermenêutica à ‘corporeidade’ em Merleau-Ponty e Zubiri; a análise educativa da relação da corporeidade e aprendizagem, na complexidade escolar atual.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40978
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40978/25589
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/40978/30379
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 163-180
Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 163-180
Educar em Revista; v. 31, n. 56 (2015); p. 163-180
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897136660480