A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kava, Luana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Botelho-Francisco, Rodrigo Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: AtoZ (Curitiba)
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67244
Resumo: Este trabalho aborda aspectos de inovação nas redes e mídias sociais nas empresas de e-service (que oferecem serviços de forma online). Neste sentido, visa identificar como acontecem os processos de inovação e como a empresa utiliza o fluxo de informação que surge nas mídias sociais para aprimorar seus produtos, serviços e processos. Especificamente, pretende-se: (a) identificar os fatores de identidade e de engajamento das marcas de e-service nas redes sociais digitais; (b) analisar o discurso e a prática de inovação das empresas de e-service nas redes sociais; (c) verificar a visão de inovação das empresas de e-service nas mídias sociais e; e (d) mapear o fluxo de informação nas empresas de e-service. Para alcançar tais objetivos, emprega a Netnografia como perspectiva metodológica para análise das redes sociais digitais. Para coleta e análise de dados utilizam-se análise de conteúdo, entrevista e análise documental. Como resultado, busca-se compreender como as informações advindas das mídias sociais podem possibilitar inovações e se as empresas de e-service possuem a estrutura necessária para utilizar essas informações e desenvolver novos serviços e processos.
id UFPR-6_23dbcb801b4c80dd6a27cc8df695d02f
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/67244
network_acronym_str UFPR-6
network_name_str AtoZ (Curitiba)
repository_id_str
spelling A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-serviceRedes Sociais Digitais; Netnografia; Inovação; Mídias Sociais.Este trabalho aborda aspectos de inovação nas redes e mídias sociais nas empresas de e-service (que oferecem serviços de forma online). Neste sentido, visa identificar como acontecem os processos de inovação e como a empresa utiliza o fluxo de informação que surge nas mídias sociais para aprimorar seus produtos, serviços e processos. Especificamente, pretende-se: (a) identificar os fatores de identidade e de engajamento das marcas de e-service nas redes sociais digitais; (b) analisar o discurso e a prática de inovação das empresas de e-service nas redes sociais; (c) verificar a visão de inovação das empresas de e-service nas mídias sociais e; e (d) mapear o fluxo de informação nas empresas de e-service. Para alcançar tais objetivos, emprega a Netnografia como perspectiva metodológica para análise das redes sociais digitais. Para coleta e análise de dados utilizam-se análise de conteúdo, entrevista e análise documental. Como resultado, busca-se compreender como as informações advindas das mídias sociais podem possibilitar inovações e se as empresas de e-service possuem a estrutura necessária para utilizar essas informações e desenvolver novos serviços e processos.Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPRKava, LuanaBotelho-Francisco, Rodrigo Eduardo2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/6724410.5380/atoz.v7i2.67244AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 7, n. 2 (2018): jul./dez.; 34-38AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 7, n. 2 (2018): jul./dez.; 34-38AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 7, n. 2 (2018): jul./dez.; 34-382237-826X10.5380/atoz.v7i2reponame:AtoZ (Curitiba)instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67244/38721Direitos autorais 2018 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-05T12:00:53Zoai:revistas.ufpr.br:article/67244Revistahttp://revistas.ufpr.br/atozPUBhttp://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/atoz/oai||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com2237-826X2237-826Xopendoar:2019-06-05T12:00:53AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service
title A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service
spellingShingle A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service
Kava, Luana
Redes Sociais Digitais; Netnografia; Inovação; Mídias Sociais.
title_short A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service
title_full A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service
title_fullStr A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service
title_full_unstemmed A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service
title_sort A inovação nas redes sociais digitais: discurso e prática em empresas de e-service
author Kava, Luana
author_facet Kava, Luana
Botelho-Francisco, Rodrigo Eduardo
author_role author
author2 Botelho-Francisco, Rodrigo Eduardo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kava, Luana
Botelho-Francisco, Rodrigo Eduardo
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Redes Sociais Digitais; Netnografia; Inovação; Mídias Sociais.
topic Redes Sociais Digitais; Netnografia; Inovação; Mídias Sociais.
description Este trabalho aborda aspectos de inovação nas redes e mídias sociais nas empresas de e-service (que oferecem serviços de forma online). Neste sentido, visa identificar como acontecem os processos de inovação e como a empresa utiliza o fluxo de informação que surge nas mídias sociais para aprimorar seus produtos, serviços e processos. Especificamente, pretende-se: (a) identificar os fatores de identidade e de engajamento das marcas de e-service nas redes sociais digitais; (b) analisar o discurso e a prática de inovação das empresas de e-service nas redes sociais; (c) verificar a visão de inovação das empresas de e-service nas mídias sociais e; e (d) mapear o fluxo de informação nas empresas de e-service. Para alcançar tais objetivos, emprega a Netnografia como perspectiva metodológica para análise das redes sociais digitais. Para coleta e análise de dados utilizam-se análise de conteúdo, entrevista e análise documental. Como resultado, busca-se compreender como as informações advindas das mídias sociais podem possibilitar inovações e se as empresas de e-service possuem a estrutura necessária para utilizar essas informações e desenvolver novos serviços e processos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67244
10.5380/atoz.v7i2.67244
url https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67244
identifier_str_mv 10.5380/atoz.v7i2.67244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/67244/38721
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação - UFPR
dc.source.none.fl_str_mv AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 7, n. 2 (2018): jul./dez.; 34-38
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 7, n. 2 (2018): jul./dez.; 34-38
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento; v. 7, n. 2 (2018): jul./dez.; 34-38
2237-826X
10.5380/atoz.v7i2
reponame:AtoZ (Curitiba)
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str AtoZ (Curitiba)
collection AtoZ (Curitiba)
repository.name.fl_str_mv AtoZ (Curitiba) - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaatoz@ufpr.br|| contatoatoz@gmail.com
_version_ 1799711938341502976