SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Copatti, Carina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990
Resumo: A abordagem da Educação Ambiental nas instituições escolares tem se mostrado de extrema importância na atualidade, isso se deve principalmente ao aumento das preocupações em relação às consequências da ação humana sobre o espaço ocupado e ao uso inadequado dos recursos naturais. Sendo assim, este artigo tem como objetivo trazer ao debate algumas considerações sobre possíveis contribuições da Educação Estética na abordagem da Educação Ambiental em aulas de Geografia, no Ensino Fundamental. Parte-se do seguinte questionamento: De que maneira a Educação Estética pode auxiliar nos estudos sobre Educação Ambiental? Que contribuições traz para as aulas de Geografia e para a conscientização dos educandos? Compreende-se que, no contexto atual, de transformações intensas no espaço geográfico e nas relações humanas, tanto em sociedade, quanto nas interações nos ambientes de aprendizagem, há a necessidade de criarmos momentos de diálogo e reflexão, incentivando os alunos a sensibilizar-se, ampliar o olhar para perceber, sentir e relacionar-se de maneira mais consciente com o espaço geográfico. Nessa perspectiva, o presente artigo, traz contribuições de autores como Nérici (1985), Loureiro (2007) e Segura (2001), a fim de debater a Educação Ambiental no contexto contemporâneo; num segundo momento procuramos refletir em relação à Educação Estética como possibilidade para a sensibilização dos alunos em relação aos estudos de Educação ambiental, a partir de contribuições de autores como Ormezzano (2007) e Duarte Jr. (2006) e, por fim, trazemos algumas possibilidades de sensibilização por meio de possibilidades de ensino e aprendizagem dessa temática nas aulas de Geografia. Os dados empíricos foram obtidos por meio de oficinas pedagógicas realizadas em uma turma de alunos de 9º ano de uma escola do campo de um município localizado no norte do estado do Rio Grande do Sul e resulta em reflexões possíveis a partir de registros fotográficos e observações realizadas durante as aulas, na interação professor-alunos e durante a apresentação dos trabalhos no ambiente escolar. Palavras-Chave: Educação Ambiental. Ensino da Geografia. Educação Estética. Sensibilização.
id UFPR-7_e6ae09736e5285cfa245dc5588af1c82
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/47990
network_acronym_str UFPR-7
network_name_str Revista Geografar
repository_id_str
spelling SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTALRAISING AESTHETICS IN GEOGRAPHY LESSONS: DISCUSSIONS AROUND THE ENVIRONMENTAL EDUCATIONEnvironmental Education; Teaching Geography; Aesthetic Education; Awareness.Educação Ambiental; Ensino da Geografia; Educação Estética; Sensibilização.A abordagem da Educação Ambiental nas instituições escolares tem se mostrado de extrema importância na atualidade, isso se deve principalmente ao aumento das preocupações em relação às consequências da ação humana sobre o espaço ocupado e ao uso inadequado dos recursos naturais. Sendo assim, este artigo tem como objetivo trazer ao debate algumas considerações sobre possíveis contribuições da Educação Estética na abordagem da Educação Ambiental em aulas de Geografia, no Ensino Fundamental. Parte-se do seguinte questionamento: De que maneira a Educação Estética pode auxiliar nos estudos sobre Educação Ambiental? Que contribuições traz para as aulas de Geografia e para a conscientização dos educandos? Compreende-se que, no contexto atual, de transformações intensas no espaço geográfico e nas relações humanas, tanto em sociedade, quanto nas interações nos ambientes de aprendizagem, há a necessidade de criarmos momentos de diálogo e reflexão, incentivando os alunos a sensibilizar-se, ampliar o olhar para perceber, sentir e relacionar-se de maneira mais consciente com o espaço geográfico. Nessa perspectiva, o presente artigo, traz contribuições de autores como Nérici (1985), Loureiro (2007) e Segura (2001), a fim de debater a Educação Ambiental no contexto contemporâneo; num segundo momento procuramos refletir em relação à Educação Estética como possibilidade para a sensibilização dos alunos em relação aos estudos de Educação ambiental, a partir de contribuições de autores como Ormezzano (2007) e Duarte Jr. (2006) e, por fim, trazemos algumas possibilidades de sensibilização por meio de possibilidades de ensino e aprendizagem dessa temática nas aulas de Geografia. Os dados empíricos foram obtidos por meio de oficinas pedagógicas realizadas em uma turma de alunos de 9º ano de uma escola do campo de um município localizado no norte do estado do Rio Grande do Sul e resulta em reflexões possíveis a partir de registros fotográficos e observações realizadas durante as aulas, na interação professor-alunos e durante a apresentação dos trabalhos no ambiente escolar. Palavras-Chave: Educação Ambiental. Ensino da Geografia. Educação Estética. Sensibilização.The approach to environmental education in schools has proved extremely important in the present, it is mainly due to increasing concerns about the consequences of human action on the space occupied and the inappropriate use of natural resources. Thus, this article aims to bring the discussion some considerations on possible contributions of Aesthetic Education in the Environmental Education approach in geography classes in elementary school. Part is the following question: How aesthetics Education can help in the study of environmental education? What contributions brings the geography lessons and the awareness of the students? It is understood that, in the current context of intense changes in geographic space and human relations both in society and in interactions in learning environments, there is a need to create moments of dialogue and reflection, encouraging students to sensitize , broaden perspectives to see, feel and relate more consciously with the geographical space. In this perspective, this paper has articles by authors like Nérici (1985), Loureiro (2007) and Segura (2001), to discuss environmental education in the contemporary context; a second time try to reflect in relation to Aesthetic Education as an opportunity to raise awareness of students in relation to environmental education studies, from contributions of authors like Ormezzano (2007) and Duarte Jr. (2006) and finally bring some awareness of opportunities through education and learning possibilities this theme in Geography lessons. Empirical data were obtained through educational workshops on a 9th grade students of class of a school field a municipality located in northern Rio Grande do Sul state and results in possible reflections from photographic records and observations during class, the teacher-student interaction and during the presentation of the work at school.Keysword: Environmental Education. Teaching Geography. Aesthetic Education. Awareness.UFPRSem financiamentoCopatti, Carina2017-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/4799010.5380/geografar.v12i1.47990REVISTA GEOGRAFAR; v. 12, n. 1 (2017); 70-861981-089X10.5380/geografar.v12i1reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990/33809https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990/33810https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/47990/25802https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/47990/30267Direitos autorais 2017 Revista Geografarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-21T04:06:27Zoai:revistas.ufpr.br:article/47990Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2018-01-21T04:06:27Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
RAISING AESTHETICS IN GEOGRAPHY LESSONS: DISCUSSIONS AROUND THE ENVIRONMENTAL EDUCATION
title SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Copatti, Carina
Environmental Education; Teaching Geography; Aesthetic Education; Awareness.
Educação Ambiental; Ensino da Geografia; Educação Estética; Sensibilização.
title_short SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Copatti, Carina
author_facet Copatti, Carina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
Sem financiamento
dc.contributor.author.fl_str_mv Copatti, Carina
dc.subject.por.fl_str_mv Environmental Education; Teaching Geography; Aesthetic Education; Awareness.
Educação Ambiental; Ensino da Geografia; Educação Estética; Sensibilização.
topic Environmental Education; Teaching Geography; Aesthetic Education; Awareness.
Educação Ambiental; Ensino da Geografia; Educação Estética; Sensibilização.
description A abordagem da Educação Ambiental nas instituições escolares tem se mostrado de extrema importância na atualidade, isso se deve principalmente ao aumento das preocupações em relação às consequências da ação humana sobre o espaço ocupado e ao uso inadequado dos recursos naturais. Sendo assim, este artigo tem como objetivo trazer ao debate algumas considerações sobre possíveis contribuições da Educação Estética na abordagem da Educação Ambiental em aulas de Geografia, no Ensino Fundamental. Parte-se do seguinte questionamento: De que maneira a Educação Estética pode auxiliar nos estudos sobre Educação Ambiental? Que contribuições traz para as aulas de Geografia e para a conscientização dos educandos? Compreende-se que, no contexto atual, de transformações intensas no espaço geográfico e nas relações humanas, tanto em sociedade, quanto nas interações nos ambientes de aprendizagem, há a necessidade de criarmos momentos de diálogo e reflexão, incentivando os alunos a sensibilizar-se, ampliar o olhar para perceber, sentir e relacionar-se de maneira mais consciente com o espaço geográfico. Nessa perspectiva, o presente artigo, traz contribuições de autores como Nérici (1985), Loureiro (2007) e Segura (2001), a fim de debater a Educação Ambiental no contexto contemporâneo; num segundo momento procuramos refletir em relação à Educação Estética como possibilidade para a sensibilização dos alunos em relação aos estudos de Educação ambiental, a partir de contribuições de autores como Ormezzano (2007) e Duarte Jr. (2006) e, por fim, trazemos algumas possibilidades de sensibilização por meio de possibilidades de ensino e aprendizagem dessa temática nas aulas de Geografia. Os dados empíricos foram obtidos por meio de oficinas pedagógicas realizadas em uma turma de alunos de 9º ano de uma escola do campo de um município localizado no norte do estado do Rio Grande do Sul e resulta em reflexões possíveis a partir de registros fotográficos e observações realizadas durante as aulas, na interação professor-alunos e durante a apresentação dos trabalhos no ambiente escolar. Palavras-Chave: Educação Ambiental. Ensino da Geografia. Educação Estética. Sensibilização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990
10.5380/geografar.v12i1.47990
url https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990
identifier_str_mv 10.5380/geografar.v12i1.47990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990/33809
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990/33810
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/47990/25802
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/47990/30267
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Geografar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Geografar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA GEOGRAFAR; v. 12, n. 1 (2017); 70-86
1981-089X
10.5380/geografar.v12i1
reponame:Revista Geografar
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Revista Geografar
collection Revista Geografar
repository.name.fl_str_mv Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||geografar@ufpr.br
_version_ 1788990019388571648