SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Geografar |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990 |
Resumo: | A abordagem da Educação Ambiental nas instituições escolares tem se mostrado de extrema importância na atualidade, isso se deve principalmente ao aumento das preocupações em relação às consequências da ação humana sobre o espaço ocupado e ao uso inadequado dos recursos naturais. Sendo assim, este artigo tem como objetivo trazer ao debate algumas considerações sobre possíveis contribuições da Educação Estética na abordagem da Educação Ambiental em aulas de Geografia, no Ensino Fundamental. Parte-se do seguinte questionamento: De que maneira a Educação Estética pode auxiliar nos estudos sobre Educação Ambiental? Que contribuições traz para as aulas de Geografia e para a conscientização dos educandos? Compreende-se que, no contexto atual, de transformações intensas no espaço geográfico e nas relações humanas, tanto em sociedade, quanto nas interações nos ambientes de aprendizagem, há a necessidade de criarmos momentos de diálogo e reflexão, incentivando os alunos a sensibilizar-se, ampliar o olhar para perceber, sentir e relacionar-se de maneira mais consciente com o espaço geográfico. Nessa perspectiva, o presente artigo, traz contribuições de autores como Nérici (1985), Loureiro (2007) e Segura (2001), a fim de debater a Educação Ambiental no contexto contemporâneo; num segundo momento procuramos refletir em relação à Educação Estética como possibilidade para a sensibilização dos alunos em relação aos estudos de Educação ambiental, a partir de contribuições de autores como Ormezzano (2007) e Duarte Jr. (2006) e, por fim, trazemos algumas possibilidades de sensibilização por meio de possibilidades de ensino e aprendizagem dessa temática nas aulas de Geografia. Os dados empíricos foram obtidos por meio de oficinas pedagógicas realizadas em uma turma de alunos de 9º ano de uma escola do campo de um município localizado no norte do estado do Rio Grande do Sul e resulta em reflexões possíveis a partir de registros fotográficos e observações realizadas durante as aulas, na interação professor-alunos e durante a apresentação dos trabalhos no ambiente escolar. Palavras-Chave: Educação Ambiental. Ensino da Geografia. Educação Estética. Sensibilização. |
id |
UFPR-7_e6ae09736e5285cfa245dc5588af1c82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/47990 |
network_acronym_str |
UFPR-7 |
network_name_str |
Revista Geografar |
repository_id_str |
|
spelling |
SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTALRAISING AESTHETICS IN GEOGRAPHY LESSONS: DISCUSSIONS AROUND THE ENVIRONMENTAL EDUCATIONEnvironmental Education; Teaching Geography; Aesthetic Education; Awareness.Educação Ambiental; Ensino da Geografia; Educação Estética; Sensibilização.A abordagem da Educação Ambiental nas instituições escolares tem se mostrado de extrema importância na atualidade, isso se deve principalmente ao aumento das preocupações em relação às consequências da ação humana sobre o espaço ocupado e ao uso inadequado dos recursos naturais. Sendo assim, este artigo tem como objetivo trazer ao debate algumas considerações sobre possíveis contribuições da Educação Estética na abordagem da Educação Ambiental em aulas de Geografia, no Ensino Fundamental. Parte-se do seguinte questionamento: De que maneira a Educação Estética pode auxiliar nos estudos sobre Educação Ambiental? Que contribuições traz para as aulas de Geografia e para a conscientização dos educandos? Compreende-se que, no contexto atual, de transformações intensas no espaço geográfico e nas relações humanas, tanto em sociedade, quanto nas interações nos ambientes de aprendizagem, há a necessidade de criarmos momentos de diálogo e reflexão, incentivando os alunos a sensibilizar-se, ampliar o olhar para perceber, sentir e relacionar-se de maneira mais consciente com o espaço geográfico. Nessa perspectiva, o presente artigo, traz contribuições de autores como Nérici (1985), Loureiro (2007) e Segura (2001), a fim de debater a Educação Ambiental no contexto contemporâneo; num segundo momento procuramos refletir em relação à Educação Estética como possibilidade para a sensibilização dos alunos em relação aos estudos de Educação ambiental, a partir de contribuições de autores como Ormezzano (2007) e Duarte Jr. (2006) e, por fim, trazemos algumas possibilidades de sensibilização por meio de possibilidades de ensino e aprendizagem dessa temática nas aulas de Geografia. Os dados empíricos foram obtidos por meio de oficinas pedagógicas realizadas em uma turma de alunos de 9º ano de uma escola do campo de um município localizado no norte do estado do Rio Grande do Sul e resulta em reflexões possíveis a partir de registros fotográficos e observações realizadas durante as aulas, na interação professor-alunos e durante a apresentação dos trabalhos no ambiente escolar. Palavras-Chave: Educação Ambiental. Ensino da Geografia. Educação Estética. Sensibilização.The approach to environmental education in schools has proved extremely important in the present, it is mainly due to increasing concerns about the consequences of human action on the space occupied and the inappropriate use of natural resources. Thus, this article aims to bring the discussion some considerations on possible contributions of Aesthetic Education in the Environmental Education approach in geography classes in elementary school. Part is the following question: How aesthetics Education can help in the study of environmental education? What contributions brings the geography lessons and the awareness of the students? It is understood that, in the current context of intense changes in geographic space and human relations both in society and in interactions in learning environments, there is a need to create moments of dialogue and reflection, encouraging students to sensitize , broaden perspectives to see, feel and relate more consciously with the geographical space. In this perspective, this paper has articles by authors like Nérici (1985), Loureiro (2007) and Segura (2001), to discuss environmental education in the contemporary context; a second time try to reflect in relation to Aesthetic Education as an opportunity to raise awareness of students in relation to environmental education studies, from contributions of authors like Ormezzano (2007) and Duarte Jr. (2006) and finally bring some awareness of opportunities through education and learning possibilities this theme in Geography lessons. Empirical data were obtained through educational workshops on a 9th grade students of class of a school field a municipality located in northern Rio Grande do Sul state and results in possible reflections from photographic records and observations during class, the teacher-student interaction and during the presentation of the work at school.Keysword: Environmental Education. Teaching Geography. Aesthetic Education. Awareness.UFPRSem financiamentoCopatti, Carina2017-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/4799010.5380/geografar.v12i1.47990REVISTA GEOGRAFAR; v. 12, n. 1 (2017); 70-861981-089X10.5380/geografar.v12i1reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990/33809https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990/33810https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/47990/25802https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/47990/30267Direitos autorais 2017 Revista Geografarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-21T04:06:27Zoai:revistas.ufpr.br:article/47990Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2018-01-21T04:06:27Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL RAISING AESTHETICS IN GEOGRAPHY LESSONS: DISCUSSIONS AROUND THE ENVIRONMENTAL EDUCATION |
title |
SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Copatti, Carina Environmental Education; Teaching Geography; Aesthetic Education; Awareness. Educação Ambiental; Ensino da Geografia; Educação Estética; Sensibilização. |
title_short |
SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: DISCUSSÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Copatti, Carina |
author_facet |
Copatti, Carina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sem financiamento |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Copatti, Carina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Environmental Education; Teaching Geography; Aesthetic Education; Awareness. Educação Ambiental; Ensino da Geografia; Educação Estética; Sensibilização. |
topic |
Environmental Education; Teaching Geography; Aesthetic Education; Awareness. Educação Ambiental; Ensino da Geografia; Educação Estética; Sensibilização. |
description |
A abordagem da Educação Ambiental nas instituições escolares tem se mostrado de extrema importância na atualidade, isso se deve principalmente ao aumento das preocupações em relação às consequências da ação humana sobre o espaço ocupado e ao uso inadequado dos recursos naturais. Sendo assim, este artigo tem como objetivo trazer ao debate algumas considerações sobre possíveis contribuições da Educação Estética na abordagem da Educação Ambiental em aulas de Geografia, no Ensino Fundamental. Parte-se do seguinte questionamento: De que maneira a Educação Estética pode auxiliar nos estudos sobre Educação Ambiental? Que contribuições traz para as aulas de Geografia e para a conscientização dos educandos? Compreende-se que, no contexto atual, de transformações intensas no espaço geográfico e nas relações humanas, tanto em sociedade, quanto nas interações nos ambientes de aprendizagem, há a necessidade de criarmos momentos de diálogo e reflexão, incentivando os alunos a sensibilizar-se, ampliar o olhar para perceber, sentir e relacionar-se de maneira mais consciente com o espaço geográfico. Nessa perspectiva, o presente artigo, traz contribuições de autores como Nérici (1985), Loureiro (2007) e Segura (2001), a fim de debater a Educação Ambiental no contexto contemporâneo; num segundo momento procuramos refletir em relação à Educação Estética como possibilidade para a sensibilização dos alunos em relação aos estudos de Educação ambiental, a partir de contribuições de autores como Ormezzano (2007) e Duarte Jr. (2006) e, por fim, trazemos algumas possibilidades de sensibilização por meio de possibilidades de ensino e aprendizagem dessa temática nas aulas de Geografia. Os dados empíricos foram obtidos por meio de oficinas pedagógicas realizadas em uma turma de alunos de 9º ano de uma escola do campo de um município localizado no norte do estado do Rio Grande do Sul e resulta em reflexões possíveis a partir de registros fotográficos e observações realizadas durante as aulas, na interação professor-alunos e durante a apresentação dos trabalhos no ambiente escolar. Palavras-Chave: Educação Ambiental. Ensino da Geografia. Educação Estética. Sensibilização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990 10.5380/geografar.v12i1.47990 |
url |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990 |
identifier_str_mv |
10.5380/geografar.v12i1.47990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990/33809 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/47990/33810 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/47990/25802 https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/47990/30267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Geografar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Geografar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA GEOGRAFAR; v. 12, n. 1 (2017); 70-86 1981-089X 10.5380/geografar.v12i1 reponame:Revista Geografar instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Revista Geografar |
collection |
Revista Geografar |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
||geografar@ufpr.br |
_version_ |
1788990019388571648 |