O ensino da leitura do ritmo musical em adolescentes : da ação à operação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alexandre Meirelles
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/36520
Resumo: Orientadora: Profª Drª Tania Stoltz
id UFPR_01afaad6d00769b15eafd3c4329df782
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36520
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Martins, Alexandre MeirellesStoltz, Tania, 1963-Lüders, Valéria, 1962-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-06T19:12:27Z2020-10-06T19:12:27Z2014https://hdl.handle.net/1884/36520Orientadora: Profª Drª Tania StoltzCo-orientadora: Profª Drª Valéria LüdersDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/03/2014Inclui referênciasLinha de pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimentoResumo: O objetivo desse estudo foi comparar duas formas de ensino da leitura rítmica em adolescentes de escola pública entre dezesseis e dezoito anos, sem ensino prévio de teoria musical. A hipótese desta dissertação aponta para a maior efetividade do ensino inspirado pela teoria de Jean Piaget, iniciando pela ação, passando pela representação mental irreversível e culminando na operação. O ensino no primeiro grupo iniciou-se pela teoria musical, ou seja, usando uma metodologia de ensino tradicional. No segundo grupo, as aulas foram inspiradas no método ativo em educação musical de Jaques-Dalcroze e iniciaram pela ação, ou seja, pela prática vivenciada, que respeita a sequência do desenvolvimento cognitivo dos participantes. Devido à entrada em vigor da lei 11. 769 em 2012, o conteúdo da música voltou a ser obrigatório nas aulas de educação artística no Ensino Fundamental e Médio da escola brasileira. Por isso, é relevante observar qual a melhor forma de ensinar o conteúdo da música, e em específico da leitura rítmica musical para adolescentes, considerando ser este fundamental para o domínio formal da música. Além disso, observa-se carência de pesquisas com referencial teórico piagetiano que versam sobre como ocorre a aprendizagem da música em adolescentes. A cognição musical (HALLAM, 2011; LEVITIN, 2011; SLOBODA, 2008) aponta para o viés metodológico tradicional, no qual o ensino da música pressupõe o desenvolvimento de habilidades cognitivas multimodais que devem ser treinadas por meio da repetição. Este estudo quantitativo e qualitativo usou a metodologia quase experimental para a coleta de dados, sem uso de grupo de controle. Foram realizadas intervenções pedagógicas e comparados dois grupos de alunos adolescentes totalizando 64 sujeitos. Foi realizado um pré-teste antes do experimento de ensino e em seguida foram ministradas três aulas em cada grupo, seguidas de dois pós-testes, sendo que o primeiro aconteceu logo na semana subsequente. O segundo pós-teste ocorreu 19 semanas depois para o grupo A, e 23 semanas depois do experimento para o grupo B. Os resultados referem-se à execução de leitura rítmica e à composição escrita. Em relação à execução rítmica, as notas do pós-teste 1 foram muito próximas nos dois grupos, a diferença foi inexpressiva, sendo que a média da nota da execução rítmica foi de 5,19 para o grupo A, e de 6,0 para o grupo B. Já a média final do grupo A foi de 7,27 e de 8,02 para o grupo B. Em relação às notas relativas à composição, não houve variação no pós-teste 1 e no pós-teste 2, nos dois grupos. No pós-teste 2, as notas da leitura rítmica diminuíram nos dois grupos. Porém, é no grupo A que a queda foi mais significativa, ou seja, a nota da execução foi para 2,04, e a nota final, que engloba composição escrita e execução, foi para 4,10. No grupo B as notas relativas à leitura rítmica diminuíram para 4,47 e a nota final para 6,45. Portanto, há indicativos de que a hipótese desta pesquisa de que o ensino do ritmo musical para iniciantes é facilitado quando é respeitada a sequência do desenvolvimento cognitivo, proposta por Jean Piaget, foi confirmada. O respeito à sequência do desenvolvimento cognitivo favorece as tomadas de consciência que tem na abstração reflexionante e no processo autorregulador de equilibração a possibilidade de desenvolvimento da compreensão a partir do significado.Abstract: The purpose of this study is to compare two forms of teaching rhythm reading in adolescents between sixteen and eighteen years old, without previous knowledge of music theory, to verify the hypothesis this dissertation indicates that is more effective teaching using Jean Piaget's Genetic theory, in which teaching most necessarily starts with action, going through the mental representation and culminating in operation. In this way, teaching in its first approach starts with music theory that means, using traditional methodology. And the second starts with the action, that is experienced practice, inspired in Jaques-Dalcroze's active method of music education which respects cognitive stages of participants. In 2012, because of the entry into force of the law 11.769, the content of music returned to be compulsory in art education classes in the Brazilian elementary school and in high school. Therefore, it is important to observe what the better way to teach the content of music is, specifically rhythm reading, because most of those students never get in contact with this filed of knowledge. Thus, there is a need of research with Piaget's approach to show how the learning process occurs in adolescents that supposedly are in the level of operations. Music cognition (HALLAM, 2011; LEVITIN, 2011; SLOBODA, 2008) shows that the traditional methodological bias in which music education foresees the development of multimodal cognitive skills that must be trained through repetition. This study used a quasi-experimental methodology for data collection, as a pedagogical intervention which was performed and compared two groups of students totaling 64 subjects divided into two, aged between sixteen and eighteen, without using the control group. A pre-test before the teaching experiment was conducted, then three classes were taught followed by two post-tests, the first of which happened right during the week following the lessons and the second occurred after 19 weeks for group A, and 23 weeks in group B, in fact to assess the robustness of each learning group. The results showed that the grades of the post-test 1 were very similar in both groups, the difference was negligible, and the average value of the rhythmic run was 5.19 for group A, and 6.0 for group B. Already, the average final group A was 7.27 for the final average and 8.02 for group B. In the post-test 2, the group grades decreased in both groups. However, in group A the drop was more significant; the grade of execution was 2.04 and 4.10 to the end. In group B the grades on the rhythmic reading decreased to 4.47, and 6.45. Therefore, the hypothesis of this research proposed by Jean Piaget in which teaching of musical rhythm for beginners is facilitated when its sequence of cognitive development is respected was confirmed. The observance of the sequence of development supports the process of making those in the reflexive abstraction and equilibration processes of self-regulation aware while granting them the possibility to develop and understand it through its meaning.229 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesEducaçãoMetrica e ritmo musicalRitmoTeoria musicalO ensino da leitura do ritmo musical em adolescentes : da ação à operaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALEXANDRE MEIRELLES MARTINS.pdfapplication/pdf2118398https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36520/1/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20MEIRELLES%20MARTINS.pdf8b5c12ada360757d05dc49def9148857MD51open accessTEXTR - D - ALEXANDRE MEIRELLES MARTINS.pdf.txtExtracted Texttext/plain440318https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36520/2/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20MEIRELLES%20MARTINS.pdf.txt71cef5c0cfdc43b0885eeb11e094ac1cMD52open accessTHUMBNAILR - D - ALEXANDRE MEIRELLES MARTINS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg963https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36520/3/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20MEIRELLES%20MARTINS.pdf.jpgeb396408e75a68ba095d10de1ef861efMD53open access1884/365202020-10-06 16:12:27.521open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36520Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-06T19:12:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da leitura do ritmo musical em adolescentes : da ação à operação
title O ensino da leitura do ritmo musical em adolescentes : da ação à operação
spellingShingle O ensino da leitura do ritmo musical em adolescentes : da ação à operação
Martins, Alexandre Meirelles
Dissertações
Educação
Metrica e ritmo musical
Ritmo
Teoria musical
title_short O ensino da leitura do ritmo musical em adolescentes : da ação à operação
title_full O ensino da leitura do ritmo musical em adolescentes : da ação à operação
title_fullStr O ensino da leitura do ritmo musical em adolescentes : da ação à operação
title_full_unstemmed O ensino da leitura do ritmo musical em adolescentes : da ação à operação
title_sort O ensino da leitura do ritmo musical em adolescentes : da ação à operação
author Martins, Alexandre Meirelles
author_facet Martins, Alexandre Meirelles
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
Lüders, Valéria, 1962-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alexandre Meirelles
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Educação
Metrica e ritmo musical
Ritmo
Teoria musical
topic Dissertações
Educação
Metrica e ritmo musical
Ritmo
Teoria musical
description Orientadora: Profª Drª Tania Stoltz
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-06T19:12:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-06T19:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36520
url https://hdl.handle.net/1884/36520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 229 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36520/1/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20MEIRELLES%20MARTINS.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36520/2/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20MEIRELLES%20MARTINS.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36520/3/R%20-%20D%20-%20ALEXANDRE%20MEIRELLES%20MARTINS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b5c12ada360757d05dc49def9148857
71cef5c0cfdc43b0885eeb11e094ac1c
eb396408e75a68ba095d10de1ef861ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699184712744960