Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poleze, Carmélia Madalena
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53099
Resumo: Orientadora : Professora Mestre Edna Amancio de Souza Ramos
id UFPR_0353cd7613c5380051ea848761f6f5a7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53099
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Poleze, Carmélia MadalenaRamos, Edna Amancio de SouzaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-03T20:26:47Z2019-12-03T20:26:47Z2016https://hdl.handle.net/1884/53099Orientadora : Professora Mestre Edna Amancio de Souza RamosMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica fundamentada em diversos autores que escreveram sobre o Conselho de Classe. O objetivo deste estudo é pesquisar limitações e possibilidades do trabalho do Conselho de Classe, analisando sua prática em relação à efetivação de seu papel dentro do processo de avaliação da escola. O Conselho de Classe se configura como espaço que possibilita a análise do desempenho do aluno e do desempenho da própria escola de forma coletiva, propondo ações e intervenções para a melhoria da aprendizagem do aluno e da prática docente. A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho é o estudo de caso por meio de observações feitas numa instituição de ensino, entrevistas com docentes, alunos, pais, gestores escolares e coordenadores pedagógicos à luz da teoria. A conclusão e análise dos dados a partir das entrevistas, das reflexões dos documentos da escola e das falas dos autores, apontaram que teoricamente os Conselhos de Classe não acontecem inteiramente de acordo com o previsto no Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico da escola estudada, percebe-se que a maioria da avaliação no Conselho de Casse é direcionada ao aluno e muito timidamente aos demais sujeitos que fazem parte do coletivo da escola.22 p.application/pdfConselhos de educaçãoAvaliação educacionalConselho de classe : um espaço de reflexão e açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CARMELIA MADALENA POLEZE.pdfapplication/pdf362864https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53099/1/R%20-%20E%20-%20CARMELIA%20MADALENA%20POLEZE.pdf54524d254e685fa529dd2d86549b7cc8MD51open access1884/530992019-12-03 17:26:47.373open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53099Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-03T20:26:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação
title Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação
spellingShingle Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação
Poleze, Carmélia Madalena
Conselhos de educação
Avaliação educacional
title_short Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação
title_full Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação
title_fullStr Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação
title_full_unstemmed Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação
title_sort Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação
author Poleze, Carmélia Madalena
author_facet Poleze, Carmélia Madalena
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ramos, Edna Amancio de Souza
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Poleze, Carmélia Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Conselhos de educação
Avaliação educacional
topic Conselhos de educação
Avaliação educacional
description Orientadora : Professora Mestre Edna Amancio de Souza Ramos
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-03T20:26:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-03T20:26:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53099
url https://hdl.handle.net/1884/53099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 22 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53099/1/R%20-%20E%20-%20CARMELIA%20MADALENA%20POLEZE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 54524d254e685fa529dd2d86549b7cc8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699139838935040