Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53099 |
Resumo: | Orientadora : Professora Mestre Edna Amancio de Souza Ramos |
id |
UFPR_0353cd7613c5380051ea848761f6f5a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53099 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Poleze, Carmélia MadalenaRamos, Edna Amancio de SouzaUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-03T20:26:47Z2019-12-03T20:26:47Z2016https://hdl.handle.net/1884/53099Orientadora : Professora Mestre Edna Amancio de Souza RamosMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica fundamentada em diversos autores que escreveram sobre o Conselho de Classe. O objetivo deste estudo é pesquisar limitações e possibilidades do trabalho do Conselho de Classe, analisando sua prática em relação à efetivação de seu papel dentro do processo de avaliação da escola. O Conselho de Classe se configura como espaço que possibilita a análise do desempenho do aluno e do desempenho da própria escola de forma coletiva, propondo ações e intervenções para a melhoria da aprendizagem do aluno e da prática docente. A metodologia usada para o desenvolvimento deste trabalho é o estudo de caso por meio de observações feitas numa instituição de ensino, entrevistas com docentes, alunos, pais, gestores escolares e coordenadores pedagógicos à luz da teoria. A conclusão e análise dos dados a partir das entrevistas, das reflexões dos documentos da escola e das falas dos autores, apontaram que teoricamente os Conselhos de Classe não acontecem inteiramente de acordo com o previsto no Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico da escola estudada, percebe-se que a maioria da avaliação no Conselho de Casse é direcionada ao aluno e muito timidamente aos demais sujeitos que fazem parte do coletivo da escola.22 p.application/pdfConselhos de educaçãoAvaliação educacionalConselho de classe : um espaço de reflexão e açãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CARMELIA MADALENA POLEZE.pdfapplication/pdf362864https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53099/1/R%20-%20E%20-%20CARMELIA%20MADALENA%20POLEZE.pdf54524d254e685fa529dd2d86549b7cc8MD51open access1884/530992019-12-03 17:26:47.373open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53099Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-03T20:26:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação |
title |
Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação |
spellingShingle |
Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação Poleze, Carmélia Madalena Conselhos de educação Avaliação educacional |
title_short |
Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação |
title_full |
Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação |
title_fullStr |
Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação |
title_full_unstemmed |
Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação |
title_sort |
Conselho de classe : um espaço de reflexão e ação |
author |
Poleze, Carmélia Madalena |
author_facet |
Poleze, Carmélia Madalena |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Ramos, Edna Amancio de Souza Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Poleze, Carmélia Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conselhos de educação Avaliação educacional |
topic |
Conselhos de educação Avaliação educacional |
description |
Orientadora : Professora Mestre Edna Amancio de Souza Ramos |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-03T20:26:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-03T20:26:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/53099 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/53099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
22 p. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53099/1/R%20-%20E%20-%20CARMELIA%20MADALENA%20POLEZE.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
54524d254e685fa529dd2d86549b7cc8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797699139838935040 |