Expressões de vida e de morte : ciclo de canções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Cleise Benjamim Lemos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/29995
Resumo: Orientadora: Dra. Roseane Yampolschi
id UFPR_05a5977ab2e37b58bc8437099c2fffbb
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29995
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Yampolschi, Roseane, 1956-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaMonteiro, Cleise Benjamim Lemos2022-12-06T18:27:12Z2022-12-06T18:27:12Z2010https://hdl.handle.net/1884/29995Orientadora: Dra. Roseane YampolschiAcompanha CDDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 31/05/2010Bibliografia: fls. 88-89Resumo: Nesta dissertação a autora se propõe a compor um ciclo de canções inéditas, para violino, soprano e piano, Expressões de vida e morte, escritas a partir da técnica de planos sonoros baseada em concepções e procedimentos composicionais de Olivier Messiaen. Nesse ciclo destaca-se o uso da técnica de construção de planos sonoros percebida na obra do compositor francês. Esta técnica é ompreendida como uma expansão dos princípios contrapontísticos, um contraponto de camadas de som. Para o nosso propósito nesta dissertação, então, tornou-se relevante o estudo da contextualização da linguagem musical de Messiaen e uma compreensão das concepções do compositor que nortearam o desenvolvimento da sua linguagem. Assim, a partir do quadro que antecede a linguagem musical de Messiaen e do contexto em que esta se desenvolve, da formação educacional e musical do compositor evidenciam-se dois conceitos importantes: a concepção de melodia de Messiaen e o conceito de representação. Estes conceitos, por sua vez, interferem na técnica de organização de alturas de Messiaen e então, na efetuação dos planos sonoros. Desse modo, o estudo da organização de alturas em Messiaen torna-se uma ferramenta necessária à consecução da composição. Na análise e reflexão estética do ciclo de canções, última abordagem do trabalho, se manifesta a importância dos conceitos de melodia e representação na prática da composição e do uso dos gestos e motivos – opção de construção da forma interna do ciclo de canções e, portanto, de seu correlato estético: a efetuação de planos sonoros em Expressões de vida e morte. O presente trabalho se justifica pelo empreendimento de criação musical, realizado em parte com base em uma tradução poética de conceitoschave que pertencem ao universo musical de Messiaen e em técnicas composicionais contemporâneas. Assim, se estabelece uma comunicação em cadeia, uma resposta que se lança à obra do compositor francês.Abstract: The proposed study of this dissertation is to present an unpublished song cycle, for violin, soprano and piano, entitled Expressões de Vida e Morte, that was written using the sonorous planes technique, based on Olivier Messiaen’s compositional procedures. In this cycle the use of sonorous plane building is prominent. The technique is understood as an expansion of contrapuntal principles, a sound layering ounterpoint. For our purpose, then, it was essential a contextualization of Messiaen’s musical language and understanding of his conceptions that have guided him on the developing of his language. Thus, from the point that precedes Messiaen’s musical language and the context in which it develops, his educational and musical background, two important concepts are made evident: the composer’s concepts of both melody and representation. These concepts, in turn, interfere in the technique employed by Messiaen in pitch organization and then in the applying of sonorous planes. So to speak, the study of how the composer proceeds with pitch organization becomes a tool vital to the carrying out of the composition. In the analysis and aesthetic reflection of the song cycle, the last part to be dealt with in the study, it is worked out the mportance of the concepts of melody and representation in the performing of composition and the use of gestures and motives – option chosen for building the internal form of the song cycle, and thus, of its aesthetic correlate: the accomplishment of sonorous planes in Expressões de Vida e Morte. The present work gains its relevance by the employment of musical creation fulfilled partly based on a poetic translation of key-concepts that belong to Messiaen’s musical universe and of contemporary compositional techniques. Hence, a communication chain is established as a response to the French composer.122f. : il.application/pdf application/zipDisponível em formato digitalTempo (Música)TesesComposição (Música)CançõesMusicaExpressões de vida e de morte : ciclo de cançõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLEISE BENJAMIM LEMOS MONTEIRO.pdfapplication/pdf7205530https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/1/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO.pdf5d5f5abaa34279a5070d6edb5d5a5e25MD51open accessR - D - CLEISE BENJAMIM LEMOS MONTEIRO (ANEXO - MUSICAS).zipapplication/zip8020210https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/2/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO%20%28ANEXO%20-%20MUSICAS%29.zip2e8110e624391e19e7a96f05987c7b56MD52open accessTEXTR - D - CLEISE BENJAMIM LEMOS MONTEIRO.pdf.txtExtracted Texttext/plain168748https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/3/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO.pdf.txtf176d8d26f52cac2b695df821cf1c88cMD53open accessTHUMBNAILR - D - CLEISE BENJAMIM LEMOS MONTEIRO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/4/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO.pdf.jpgb83de4cbc1f3d9b1baa44212b1b723c2MD54open access1884/299952022-12-06 15:27:12.847open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29995Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-06T18:27:12Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Expressões de vida e de morte : ciclo de canções
title Expressões de vida e de morte : ciclo de canções
spellingShingle Expressões de vida e de morte : ciclo de canções
Monteiro, Cleise Benjamim Lemos
Tempo (Música)
Teses
Composição (Música)
Canções
Musica
title_short Expressões de vida e de morte : ciclo de canções
title_full Expressões de vida e de morte : ciclo de canções
title_fullStr Expressões de vida e de morte : ciclo de canções
title_full_unstemmed Expressões de vida e de morte : ciclo de canções
title_sort Expressões de vida e de morte : ciclo de canções
author Monteiro, Cleise Benjamim Lemos
author_facet Monteiro, Cleise Benjamim Lemos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Yampolschi, Roseane, 1956-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Cleise Benjamim Lemos
dc.subject.por.fl_str_mv Tempo (Música)
Teses
Composição (Música)
Canções
Musica
topic Tempo (Música)
Teses
Composição (Música)
Canções
Musica
description Orientadora: Dra. Roseane Yampolschi
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-06T18:27:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-06T18:27:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/29995
url https://hdl.handle.net/1884/29995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122f. : il.
application/pdf application/zip
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/1/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/2/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO%20%28ANEXO%20-%20MUSICAS%29.zip
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/3/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29995/4/R%20-%20D%20-%20CLEISE%20BENJAMIM%20LEMOS%20MONTEIRO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d5f5abaa34279a5070d6edb5d5a5e25
2e8110e624391e19e7a96f05987c7b56
f176d8d26f52cac2b695df821cf1c88c
b83de4cbc1f3d9b1baa44212b1b723c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699131859271680