Narrativas que importam : leituras literárias no ensino de gênero e sexualidade nas aulas de sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Andressa Fontana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69499
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Fagner Carniel
id UFPR_0b847e8c31e368b2aeb0aa5ed7bdff11
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69499
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede NacionalCarniel, Fagner, 1982-Pires, Andressa Fontana2023-11-07T19:23:30Z2023-11-07T19:23:30Z2020https://hdl.handle.net/1884/69499Orientador: Prof. Dr. Fagner CarnielDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 07/02/2020Inclui referências: p. 114-122Resumo: Qual é o lugar da literatura no ensino de ciências sociais? O que podemos aprender sobre metodologias de ensino e sobre o próprio estatuto heurístico da literatura com os usos que professoras estão realizando de textos literários em suas aulas de sociologia? Por meio de uma investigação das práticas de ensino que mobilizam narrativas literárias e de percepções docentes acerca de seu valor pedagógico em escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, proponho uma reflexão a respeito do papel mediador que a narrativa ficcional pode desempenhar no trabalho didático de conteúdos considerados "polêmicos" para o ambiente escolar. Em particular, sugiro reflexões acerca do modo pelo qual a linguagem ficcional pode propiciar performances possíveis para o ensino de gênero e sexualidade em meio a uma realidade marcada por conflitos em torno da chamada "ideologia de gênero". A partir disso, vislumbro nesta investigação algumas reflexões acerca de uma composição criativa entre o campo e a bibliografia especializada na área para dialogar com os emergentes desafios éticos, estéticos, políticos e educacionais de se ensinar ciências sociais no magistério da educação básica. Palavras-chave: educação escolar, ensino de sociologia, leitura literária, gênero e sexualidade, metodologia de ensino.Abstract: What is the place of literature in social science education? What can we learn about teaching methodologies and the heuristic status itself of literature from the uses teachers are making of literary texts in their sociology classes? Through an investigation of teaching practices that mobilize literary narratives and teacher perceptions about their pedagogical value in public schools in the metropolitan region of Curitiba, Paraná, I propose a reflection on the mediator role that the fictional narrative can play in the didactic work of contents considered "controversial" for the school environment. In particular, I suggest reflections on how fictional language can provide possible performances for the teaching of gender and sexuality in the midst of a reality marked by conflicts over the so-called "gender ideology". Therefore, I glimpse in this research some reflections on a creative composition between the field and the specialized literature in the area to dialogue with the emerging ethical, esthetic, political and educational challenges of teaching social science in the schooling. Keywords: schooling, teaching sociology, literary reading, gender and sexuality, teaching methodology.1 recurso online : PDF.application/pdfSociologia - Estudo e ensinoEnsino - MetodologiaIdentidade de gêneroLiteratura - Estudo e ensinoNarrativas que importam : leituras literárias no ensino de gênero e sexualidade nas aulas de sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ANDRESSA FONTANA PIRES.pdfapplication/pdf114469847https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69499/1/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20FONTANA%20PIRES.pdf5c560b2a2c7323930aa578cf5a34ead3MD51open access1884/694992023-11-07 16:23:30.521open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69499Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-11-07T19:23:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas que importam : leituras literárias no ensino de gênero e sexualidade nas aulas de sociologia
title Narrativas que importam : leituras literárias no ensino de gênero e sexualidade nas aulas de sociologia
spellingShingle Narrativas que importam : leituras literárias no ensino de gênero e sexualidade nas aulas de sociologia
Pires, Andressa Fontana
Sociologia - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Identidade de gênero
Literatura - Estudo e ensino
title_short Narrativas que importam : leituras literárias no ensino de gênero e sexualidade nas aulas de sociologia
title_full Narrativas que importam : leituras literárias no ensino de gênero e sexualidade nas aulas de sociologia
title_fullStr Narrativas que importam : leituras literárias no ensino de gênero e sexualidade nas aulas de sociologia
title_full_unstemmed Narrativas que importam : leituras literárias no ensino de gênero e sexualidade nas aulas de sociologia
title_sort Narrativas que importam : leituras literárias no ensino de gênero e sexualidade nas aulas de sociologia
author Pires, Andressa Fontana
author_facet Pires, Andressa Fontana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carniel, Fagner, 1982-
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Andressa Fontana
contributor_str_mv Carniel, Fagner, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Identidade de gênero
Literatura - Estudo e ensino
topic Sociologia - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Identidade de gênero
Literatura - Estudo e ensino
description Orientador: Prof. Dr. Fagner Carniel
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-07T19:23:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-07T19:23:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69499
url https://hdl.handle.net/1884/69499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69499/1/R%20-%20D%20-%20ANDRESSA%20FONTANA%20PIRES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c560b2a2c7323930aa578cf5a34ead3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860711185383424