A secularização como chave de compreensão do embate entre religião e Estado no Leviatã de Thomas Hobbes
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
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Resumo: | Orientadora: Profª. Drª. Maria Isabel de Magalhães Papaterra Limongi |
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Machado, Evandro José, 1984-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaLimongi, Maria Isabel de Magalhães Papaterra, 1967-2022-08-24T13:31:58Z2022-08-24T13:31:58Z2022https://hdl.handle.net/1884/78070Orientadora: Profª. Drª. Maria Isabel de Magalhães Papaterra LimongiTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 07/06/2022Inclui referênciasResumo: No século XVII, Thomas Hobbes foi um dos principais autores a pensar a relação entre Política e Religião, em meio a um processo transformativo pelo qual passava a ciência. Estando a política fundada na nova ciência e não mais na vontade de Deus, um problema é desencadeado: como o Estado, que é soberano, lida com a presença do poder religioso que pode trazer risco de sedição? Defendemos que a resolução para este entrave é a secularização, que é um conceito polissêmico. Secularização pode ser entendida como o afastamento do poder atemporal do poder temporal; como o desencantamento do mundo e da política, mas também, sentido que assumimos em nossa tese como aquele que se aplica a Hobbes, como a subordinação do poder religioso ao civil, solução que Hobbes encontrou com respaldo nas Escrituras. O lugar da Religião está em ser fundida ao poder terreno, para que o poder soberano seja preservado. Para tanto, cabe ao soberano civil interpretar as Escrituras e dizer o que pode e o que não pode em matéria religiosa dentro do seu Estado.Abstract: In the seventeenth century, Thomas Hobbes was one of the main authors to think about the relationship between Politics and Religion, in the midst of a transformative process through which science was passing. Since politics is based on the new science and no longer on the will of God, a problem is unleashed: how does the State, which is sovereign, deal with the presence of religious power that can bring the risk of sedition? We argue that the solution to this obstacle is secularization, which is a polysemic concept. Secularization can be understood as the removal of timeless power from temporal power; as the disenchantment of the world and of politics, but also, a sense that we assume in our thesis as the one that applies to Hobbes, as the subordination of religious to civil power, a solution that Hobbes found with support in the Scriptures. The place of Religion is to be merged with earthly power, so that sovereign power may be preserved. Therefore, it is up to the civil sovereign to interpret the Scriptures and say what he can and cannot in religious matters within his State.1 recurso online : PDF.application/pdfHobbes, Thomas, 1588-1679. LeviathanFilosofia e religiãoEstadoSecularizaçãoFilosofiaA secularização como chave de compreensão do embate entre religião e Estado no Leviatã de Thomas Hobbesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - EVANDRO JOSE MACHADO.pdfapplication/pdf1239348https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78070/1/R%20-%20T%20-%20EVANDRO%20JOSE%20MACHADO.pdfd45f694dc962e7a214fab3b44e7d5489MD51open access1884/780702022-08-24 10:31:58.75open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78070Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-24T13:31:58Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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