Destilações sobre as pesquisas na área de educação em ciências : um olhar voltado para os aspectos metodológicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belém, Simone Luz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/85353
Resumo: Orientadora: Profª. Drª. Maria das Graças Cleophas
id UFPR_180afb944f0f10d68983f62b8643e43a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85353
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bedin, EvertonUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaCleophas, Maria das GraçasBelém, Simone Luz2023-11-29T22:11:59Z2023-11-29T22:11:59Z2023https://hdl.handle.net/1884/85353Orientadora: Profª. Drª. Maria das Graças CleophasCoorientador: Prof. Dr. Everton BedinDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 01/06/2023Inclui referências: p. 129-133Resumo: O crescimento dos Programas de Pós-graduação no Brasil na Área de Ensino em Ciências no século XXI resultou na intensificação das pesquisas na área. Sendo assim, o objetivo desta investigação é identificar e categorizar os vieses metodológicos das pesquisas ao nível de mestrado acadêmico na Área de Ensino de Ciências no Brasil. Para a realização desta pesquisa de abordagem qualitativa, foi utilizado como procedimento uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) no catálogo de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), utilizando como recorte temporal o período de 2010 a 2020, nas pesquisas relacionadas a Ciências, na Área do conhecimento de Ensino de Ciências e Matemática. O desenvolvimento da pesquisa foi baseado na busca em responder a seguinte questão: Quais os vieses metodológicos preponderantes nas pesquisas na área de Ensino em Ciências? Para responder à questão de pesquisa, foram lidas as informações metodológicas presentes em 532 dissertações analisadas, resultantes dos critérios de exclusão e inclusão aplicados na RSL, para através da Análise de Conteúdo de Bardin, apresentar as tendências e vieses constatados durante a análise dos materiais. Considerando o recorte temporal adotado na pesquisa, fatores como a inexistência de pesquisas nos anos de 2010, 2011 e 2012, o destaque para o quantitativo de pesquisas pertencentes a região Nordeste do Brasil, demonstraram a representatividade das pesquisas na área. O número elevado de dissertações que optaram em desenvolver um estudo de abordagem qualitativa, utilizando dois ou mais métodos de levantamento de dados para garantir a consistência dos resultados apresentados e a opção em utilizar a Análise de Conteúdo de Bardin para realizar a etapa de análise de dados, representaram possíveis tendências metodológicas para a Área de ensino de Ciências no Brasil. A análise dos dados contribuiu também para a constatação dos principais vieses observados nas pesquisas analisadas, uma vez que retrataram os "achados" da pesquisa ,com destaque para a ausência de elementos metodológicos fundamentais para a realização de um estudo científico, como a classificação do estudo quanto aos objetivos e procedimentos, outro resultado evidente foi a falta de consenso entre os pesquisadores com a nomenclatura das investigações que optaram por utilizar as abordagens qualitativa e quantitativa simultaneamente e a problemática relacionada a nomear os elementos metodológicos utilizados na pesquisa com apresentação divergente de suas características básicas.Abstract: The growth of Graduate Programs in Science Teaching in Brazil in the 21st century resulted in the intensification of research in the area. Therefore, the objective of this investigation is to identify and categorize the methodological biases of research at the academic master's level in the Science Teaching Area in Brazil . To carry out this research with a qualitative approach, a Systematic Literature Review (SLR) was used as a procedure in the CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) theses and dissertations catalog, using the period from 2010 to 2020 as a time frame. , in research related to Science, in the Science and Mathematics Teaching knowledge area. The development of the research was based on the search to answer the following question: What are the predominant methodological biases in research in the area of Science Teaching? To answer the research question, the methodological information present in 532 analyzed dissertations, resulting from the exclusion and inclusion criteria applied in the RSL, were read, in order to present, through Bardin's Content Analysis, the trends and biases observed during the analysis of the materials. Considering the time frame adopted in the research, factors such as the lack of research in the years 2010, 2011 and 2012, the emphasis on the quantity of research belonging to the Northeast region of Brazil, demonstrated the representativeness of research in the area. The high number of dissertations that opted to develop a study with a qualitative approach, using two or more methods of data collection to guarantee the consistency of the presented results and the option to use Bardin's Content Analysis to carry out the data analysis step , represented possible methodological trends for the Science teaching area in Brazil. Data analysis also contributed to the observation of the main biases observed in the analyzed studies, since they portrayed the "findings" of the research, with emphasis on the absence of fundamental methodological elements for carrying out a scientific study, such as the classification of the study As for the objectives and procedures, another evident result was the lack of consensus among researchers with the nomenclature of the investigations that chose to use the qualitative and quantitative approaches simultaneously and the problem related to naming the methodological elements used in the research with a divergent presentation of its characteristics basic.1 recurso online : PDF.application/pdfCiências - Estudo e ensinoPesquisa - MetodologiaUniversidades e faculdades - Pós-graduaçãoDestilações sobre as pesquisas na área de educação em ciências : um olhar voltado para os aspectos metodológicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SIMONE LUZ BELEM.pdfapplication/pdf4087393https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85353/1/R%20-%20D%20-%20SIMONE%20LUZ%20BELEM.pdfcd73d7bcf95db15ef5d671589de1ad47MD51open access1884/853532023-11-29 19:11:59.751open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85353Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-11-29T22:11:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Destilações sobre as pesquisas na área de educação em ciências : um olhar voltado para os aspectos metodológicos
title Destilações sobre as pesquisas na área de educação em ciências : um olhar voltado para os aspectos metodológicos
spellingShingle Destilações sobre as pesquisas na área de educação em ciências : um olhar voltado para os aspectos metodológicos
Belém, Simone Luz
Ciências - Estudo e ensino
Pesquisa - Metodologia
Universidades e faculdades - Pós-graduação
title_short Destilações sobre as pesquisas na área de educação em ciências : um olhar voltado para os aspectos metodológicos
title_full Destilações sobre as pesquisas na área de educação em ciências : um olhar voltado para os aspectos metodológicos
title_fullStr Destilações sobre as pesquisas na área de educação em ciências : um olhar voltado para os aspectos metodológicos
title_full_unstemmed Destilações sobre as pesquisas na área de educação em ciências : um olhar voltado para os aspectos metodológicos
title_sort Destilações sobre as pesquisas na área de educação em ciências : um olhar voltado para os aspectos metodológicos
author Belém, Simone Luz
author_facet Belém, Simone Luz
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bedin, Everton
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cleophas, Maria das Graças
dc.contributor.author.fl_str_mv Belém, Simone Luz
contributor_str_mv Cleophas, Maria das Graças
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - Estudo e ensino
Pesquisa - Metodologia
Universidades e faculdades - Pós-graduação
topic Ciências - Estudo e ensino
Pesquisa - Metodologia
Universidades e faculdades - Pós-graduação
description Orientadora: Profª. Drª. Maria das Graças Cleophas
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-29T22:11:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-29T22:11:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/85353
url https://hdl.handle.net/1884/85353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85353/1/R%20-%20D%20-%20SIMONE%20LUZ%20BELEM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd73d7bcf95db15ef5d671589de1ad47
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699074792620032