As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khun, Juliano Aparecido
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/42942
Resumo: Orientador : Profª. Drª. Simone Didonet
id UFPR_1fb447ad14ac8c26f36af4977456cb93
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/42942
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Khun, Juliano AparecidoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoDidonet, Simone Regina, 1974-2022-06-22T20:47:57Z2022-06-22T20:47:57Z2015https://hdl.handle.net/1884/42942Orientador : Profª. Drª. Simone DidonetDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 24/02/2016Inclui referências : f.130-139Resumo: Esta pesquisa versa sobre a influência das capacidades especializadas de marketing (CEM) sobre o desempenho de inovação, tendo como objetivo principal a análise dos impactos de cada CEM no desempenho. A pesquisa foi desenvolvida junto à micro e pequenas empresas do setor de turismo rural, localizadas na Região Metropolitana de Curitiba-PR. Análise dos dados se deu por meio da estatística descritiva, do teste de ANOVA e da análise fatorial exploratória. E com a regressão linear múltipla foi possível testar as hipóteses e os modelos alternativos. Os achados comprovam a relação de influência das CEM sobre o desempenho de inovação, e que certas capacidades exercem uma influência mais relevante nessa relação. Porém, esse padrão de influência das CEM mudou com o desmembramento do construto de desempenho de inovação em duas dimensões: inovação de produtos/serviços e inovação de marketing. Ressalta-se que o sistema de cooperação em que as empresas pesquisadas trabalham pode ter influenciado nos resultados da pesquisa, interferindo nas relações entre os construtos pesquisados. Foi também constatado pelo teste de ANOVA, que as capacidades especializadas são desenvolvidas de forma coletiva, isto é, o circuito turístico como um todo desenvolve determinada CEM.Abstract: This research deals of influence of specialized marketing capabilities (SMC) on innovation performance, having as main objective the analysis of the impacts of each SMC in the performance. The research was developed through a survey with 94 micro and small business in the rural tourism sector, spread in nine touristic circuits located in the Região Metropolitana de Curitiba-PR (Curitiba Metropolitan Area). In the statistical analysis we used the SPSS.21 software, and data analysis was done through descriptive statistics, ANOVA test and exploratory factor analysis. And with the multiple linear regression was possible to make the hypothesis test, and test 2 more alternative models.The findings prove the relationship of influence of SMC on innovation performance, and that certain capabilities exert a more relevant influence in this relationship. However, this influence pattern of the SMC changed with the breakdown of the innovation performance construct in two dimensions: products/services innovation and marketing innovation. Is highlighted here that the cooperation system in which the researched business works could have influenced the research results, interfering in the relations between the SMC and the innovation performance. It was also verified by the ANOVA test that the specialized capabilities are developed collectively, that is, the touristic circuit as one develops a particular SMC.159 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalAdministraçãoMarketing - Turismo ruralPequenas e médias empresas - Turismo ruralMarketingAs influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo ruralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JULIANO APARECIDO KHUN.pdfapplication/pdf2210934https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42942/1/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20APARECIDO%20KHUN.pdf33a2853809bb7eae9aef0cc0d64242b5MD51open accessTEXTR - D - JULIANO APARECIDO KHUN.pdf.txtExtracted Texttext/plain309629https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42942/2/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20APARECIDO%20KHUN.pdf.txt3d06382a0f9147a02b139b94463677c9MD52open accessTHUMBNAILR - D - JULIANO APARECIDO KHUN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42942/3/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20APARECIDO%20KHUN.pdf.jpgff27100a32ff93fcdcc07b084706b7b1MD53open access1884/429422022-06-22 17:47:57.751open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/42942Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-06-22T20:47:57Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural
title As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural
spellingShingle As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural
Khun, Juliano Aparecido
Administração
Marketing - Turismo rural
Pequenas e médias empresas - Turismo rural
Marketing
title_short As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural
title_full As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural
title_fullStr As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural
title_full_unstemmed As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural
title_sort As influências das capacidades especializadas de marketing no desempenho de inovação em empresas do setor de turismo rural
author Khun, Juliano Aparecido
author_facet Khun, Juliano Aparecido
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Khun, Juliano Aparecido
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Didonet, Simone Regina, 1974-
contributor_str_mv Didonet, Simone Regina, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing - Turismo rural
Pequenas e médias empresas - Turismo rural
Marketing
topic Administração
Marketing - Turismo rural
Pequenas e médias empresas - Turismo rural
Marketing
description Orientador : Profª. Drª. Simone Didonet
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-22T20:47:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-22T20:47:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/42942
url https://hdl.handle.net/1884/42942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42942/1/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20APARECIDO%20KHUN.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42942/2/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20APARECIDO%20KHUN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42942/3/R%20-%20D%20-%20JULIANO%20APARECIDO%20KHUN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 33a2853809bb7eae9aef0cc0d64242b5
3d06382a0f9147a02b139b94463677c9
ff27100a32ff93fcdcc07b084706b7b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860658403213312