A Desmistificação do treinamento no contexto da psicologia organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lacomy, Ana Maria
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65132
Resumo: Orientadora: Onilza Borges Martins
id UFPR_22b35875f64b2d54caa0b9e834fba2a8
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65132
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLacomy, Ana Maria2022-12-06T18:15:53Z2022-12-06T18:15:53Z1990https://hdl.handle.net/1884/65132Orientadora: Onilza Borges MartinsDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 81-86Resumo: O presente estudo se propôs a analisar criticamente a atuação do psicólogo organizacional na área de treinamento de pessoal nas organizações - direcionada à questão da educação e trabalho no contexto da Educação Permanente. Após o levantamento de um referencial teórico, foram detectados os determinantes históricos, sociais, econômicos e políticos mais relevantes da Psicologia Geral e da Psicologia Organizacional no Brasil. Em seguida foi caracterizada a situação atual da Psicologia Organizacional e dos profissionais que atuam nessa área, em nível nacional. A questão teórica entre o treinamento e a educação foi explicitada a luz da concepção do fenômeno educativo direcionado ao seu significado não-material. Posteriormente, foi realizado um estudo de campo em seis empresas, onde foram entrevistados seis sujeitos que atuam no setor de treinamento, e cujos resultados possibilitaram a constatação do seguinte fato: a atuação dos psicólogos organizacionais na área de treinamento é meramente técnica, conservadora e alienada de qualquer tipo de transformação social. A partir do quadro teórico desenvolvido e da interpretação das "falas" dos entrevistados, procurou-se demonstrar: - A necessidade de uma formação teórica consistente e direcionada à práxis social do psicólogo, que possa propiciar o desenvolvimento de uma consciência crítica e social dos profissionais da área. - A necessidade da Psicologia Geral e Organizacional e dos psicólogos intercambiarem de modo permanente, conhecimentos com as Ciências Sociais, utilizando o saber proveniente da Educação, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Administração, etc. - A existência de uma relação entre treinamento e educação, onde educação significa a promoção permanente do homem em sua totalidade; e treinamento se direcione para um processo de formação profissional do trabalhador inserido sempre no contexto da sociedade civil, de maneira crítica e atuante.Abstract: The major objective of this study was to analyse the organizational psychologist's role played in the organizational training area - turned to the relation between education and work in the context of the Permanent Education. After doing the theoretical frame of reference it was detected the historical, social, economical and political determinants of the General Psychology and the Organizational Psychology in Brazil. Thus, it was characterize the actual situation of the Organizational Psychology and in the professionals that are working in this field, in this country. One of the basic assumptions of the study, the relation between training and education was explained theoretically vis-a-vis the non-material concept of education. Finally the practical research was done with 6 organizational psychologists that were working in training departments in 6 different private organizations. The analysis of the data made possible the following statement: the organizational psychologist's performance in training programs are technical, conservative and also alienated from any kind of social transformation activities. The analysis of the theoretical frame of reference and the research made possible the forward considerations: - The need of a betterment of the Psychology courses in order to develop a critical and social consciousness in the organization psychologist's praxis. - The gap between the General and Organizational Psychology and the others Social Sciences as Education, Philosophy, Sociology, Anthropology, Administration, etc. - The existence of a relation between training and education, where education means the permanent and total promotion of the man, and training means the worker's process of professional qualification that is always related to the society in a critical and active way.xi, 86 f.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologia organizacionalPsicologos industriaisRedação acadêmicaEducaçãoA Desmistificação do treinamento no contexto da psicologia organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ANA MARIA LAKOMY.pdfapplication/pdf5366465https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65132/1/D%20-%20ANA%20MARIA%20LAKOMY.pdf7ced0791430c5c4b6d9fe4cde8bfccb7MD51open access1884/651322022-12-06 15:15:53.566open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65132Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-06T18:15:53Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Desmistificação do treinamento no contexto da psicologia organizacional
title A Desmistificação do treinamento no contexto da psicologia organizacional
spellingShingle A Desmistificação do treinamento no contexto da psicologia organizacional
Lacomy, Ana Maria
Psicologia organizacional
Psicologos industriais
Redação acadêmica
Educação
title_short A Desmistificação do treinamento no contexto da psicologia organizacional
title_full A Desmistificação do treinamento no contexto da psicologia organizacional
title_fullStr A Desmistificação do treinamento no contexto da psicologia organizacional
title_full_unstemmed A Desmistificação do treinamento no contexto da psicologia organizacional
title_sort A Desmistificação do treinamento no contexto da psicologia organizacional
author Lacomy, Ana Maria
author_facet Lacomy, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Lacomy, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia organizacional
Psicologos industriais
Redação acadêmica
Educação
topic Psicologia organizacional
Psicologos industriais
Redação acadêmica
Educação
description Orientadora: Onilza Borges Martins
publishDate 1990
dc.date.issued.fl_str_mv 1990
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-06T18:15:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-06T18:15:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65132
url https://hdl.handle.net/1884/65132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 86 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65132/1/D%20-%20ANA%20MARIA%20LAKOMY.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ced0791430c5c4b6d9fe4cde8bfccb7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699066819248128