O pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zontini, Laynara dos Reis Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41769
Resumo: Orientadora : Profª Drª Luciane Ferreira Mocrosky
id UFPR_3156912a77b1a620943db1d0f746f82a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41769
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em MatemáticaMocrosky, Luciane FerreiraZontini, Laynara dos Reis Santos2024-04-08T13:50:23Z2024-04-08T13:50:23Z2014https://hdl.handle.net/1884/41769Orientadora : Profª Drª Luciane Ferreira MocroskyDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 18/12/2014Inclui referênciasResumo: Esta pesquisa tem por objetivo explicitar compreensões sobre as ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais, na ótica dos professores tutores do Pró-letramento. Os modos de proceder são consoantes à pesquisa qualitativa, assumindo-se, nesse viés, a abordagem fenomenológica. Esse trabalho foi orientado pela interrogação: "Que ideias sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais, para os tutores, no movimento de formação do Pró-letramento em Matemática?" Tal questionamento sinalizou, de início, a relevância de um estudo sobre o Pró-letramento enquanto programa de formação continuada de professores e política pública, bem como de alfabetização matemática, letramento e outras denominações possíveis presentes na literatura sobre o ensino da matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Tendo em vista o interesse em conhecer como professores entendem as ideias que sustentam o ensino da matemática no ciclo de alfabetização de crianças, essa pesquisa foi em direção à prática, ao encontro do formador de professor para saber "como" o diálogo formativo no Pró-letramento tem revelado a compreensão do ensino de matemática nos anos iniciais. Este "como" solicitou ir à experiência vivida de quem, no movimento empreendido na ação de formar professores, encontra-se e assim se doa a compreender o ensino da matemática nos anos/séries iniciais. Fomos ao professor-tutor, ouvindo-o no último encontro do Pró-letramento em Matemática, em que sínteses compreensivas dessa formação estavam sendo compartilhadas. Os depoimentos destes docentes foram transcritos e analisados fenomenologicamente. Procedeu-se, num primeiro momento, a análise ideográfica com o destaque das ideias individuais nas falas dos depoentes. Dando continuidade, foi realizada a análise nomotética, que revelou características gerais do estudo, expressas em cinco categorias abertas à interpretação: A mantença da matemática escolar; Modos de estar professor-matemática-ensino; O aluno dos anos iniciais; Forma-ação do professor que ensina matemática; Modo de ser professor. Essas categorias, que tratam da estrutura do fenômeno pesquisado, ou seja, das ideias-que-sustentam-o-ensino-da-matemática-nos-anos-iniciais, foram interpretadas no diálogo da pesquisadora com o dito pelos professores e com autores que pesquisam o tema, a qual evidenciou que as ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais são entendidas pelo que alicerça o ensino, mas também pelo que o movimenta.Abstract: This research aims to clarify understandings about the ideas that sustain the teaching of mathematics in the elementary school, in the view of tutors Pró-letramento. The modes of proceeding are consistent with qualitative research, assuming, this bias, the phenomenological approach. This work was guided by the question: "What ideas support the teaching of mathematics in elementary school, to tutors, in the movement of the Pró-letramento training in mathematics?" Such questioning signaled, initially, the relevance of a study on the Próletramento while continued training of teachers and public policy program, as well as mathematical alphabetization, literacy and other possible designations in the literature on the teaching of mathematics in the elementary school. Given the interest in knowing how teachers understand the ideas that sustain mathematics teaching in the cycle of alphabetization of children, this research was toward the practice, toward the trainer of teacher to know "how" the formative dialogue in the Pró-letramento has revealed an understanding of the teaching of mathematics in the elementary school. This "how" requested to go to the lived experience of those in the movement undertaken to train teachers in action, lies and so gives himself to understand the teaching of mathematics in the initial years. We went to the teacher-tutor, listening to them at the last meeting of the program Pró-letramento, where comprehensive syntheses of such training were being shared. The statements of these teachers were transcribed and analyzed phenomenologically. We proceeded, at first, the ideographic analysis with highlighting of individual ideas in the speeches of the interviewed. Continuing, the nomothetic analysis, which revealed general characteristics of the study, expressed in five categories open to interpretation was performed: The maintenance of school mathematics; Ways of being teacher-math-teaching; The student of the elementary school; Form-action of the teacher who teaches mathematics; How to be a teacher. These categories, dealing with the structure of the studied phenomenon, in other words, the ideas-that-sustain-the-teaching-ofmathematics- in-elementary-school, were interpreted in dialogue with the researcher, what was talked by teachers and authors researching the topic, which showed that the ideas that sustain the teaching of mathematics in elementary school are understood by what supports the teaching, but also by the move.327f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalMatemáticaProfessores alfabetizadores - FormaçãoMatemática - Estudo e ensinoMatemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensinoO pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LAYNARA DOS REIS SANTOS ZONTINI.pdfapplication/pdf2002145https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41769/1/R%20-%20D%20-%20LAYNARA%20DOS%20REIS%20SANTOS%20ZONTINI.pdf1d3d5655afe49a044c7579c70b0310a6MD51open accessTEXTR - D - LAYNARA DOS REIS SANTOS ZONTINI.pdf.txtExtracted Texttext/plain870757https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41769/2/R%20-%20D%20-%20LAYNARA%20DOS%20REIS%20SANTOS%20ZONTINI.pdf.txt94b83844ff472efe181ad9bfc16c0c77MD52open accessTHUMBNAILR - D - LAYNARA DOS REIS SANTOS ZONTINI.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1210https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41769/3/R%20-%20D%20-%20LAYNARA%20DOS%20REIS%20SANTOS%20ZONTINI.pdf.jpg891a6fead092f478aa00a31040dff1fdMD53open access1884/417692024-04-08 10:50:23.368open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41769Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-08T13:50:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais
title O pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais
spellingShingle O pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais
Zontini, Laynara dos Reis Santos
Matemática
Professores alfabetizadores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
title_short O pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais
title_full O pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais
title_fullStr O pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais
title_full_unstemmed O pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais
title_sort O pró-letramento em matemática : compreensões do professor-tutor sobre ideias que sustentam o ensino da matemática nos anos iniciais
author Zontini, Laynara dos Reis Santos
author_facet Zontini, Laynara dos Reis Santos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Zontini, Laynara dos Reis Santos
contributor_str_mv Mocrosky, Luciane Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Professores alfabetizadores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
topic Matemática
Professores alfabetizadores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
description Orientadora : Profª Drª Luciane Ferreira Mocrosky
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-04-08T13:50:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-04-08T13:50:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/41769
url https://hdl.handle.net/1884/41769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 327f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41769/1/R%20-%20D%20-%20LAYNARA%20DOS%20REIS%20SANTOS%20ZONTINI.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41769/2/R%20-%20D%20-%20LAYNARA%20DOS%20REIS%20SANTOS%20ZONTINI.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41769/3/R%20-%20D%20-%20LAYNARA%20DOS%20REIS%20SANTOS%20ZONTINI.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d3d5655afe49a044c7579c70b0310a6
94b83844ff472efe181ad9bfc16c0c77
891a6fead092f478aa00a31040dff1fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699072984875008