Aspectos humanos, educacionais, sociais e a ordem moral no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scussel, Eliel Valerio, 1952-
Data de Publicação: 1985
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/63888
Resumo: Orientador: Prof. Marcos Eduardo Klüppel
id UFPR_393484bb3ba451e1d905c25b8fddb168
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/63888
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Scussel, Eliel Valerio, 1952-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoKlüppel, Marcos Eduardo2022-08-17T15:20:05Z2022-08-17T15:20:05Z1985https://hdl.handle.net/1884/63888Orientador: Prof. Marcos Eduardo KlüppelDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 105-111Resumo: Considerando a relevante função da Universidade na sociedade, é por demais necessário fortalecer a sua estrutura, a sua organização, o seu sistema de ideias, tendo em vista a realidade do sistema de educação atual. Desta forma, essa pesquisa procura trazer diretrizes, soluções e alternativas humanas, com o objetivo de despertar a consciência crítica dos indivíduos, dos universitários, dos educado res de uma maneira geral, para uma maior identidade com a vida, com a razão, com a verdade, com o equilíbrio, com a paz, com a justiça, com a liberdade, enfim, com os valores morais. Os conceitos humanistas desenvolvidos visam, antes de mais nada, estruturar o sistema de ideias da Universidade, como também aproximá-la da realidade social, demonstrando a inter-relação existente nesse contexto. Visam, ainda, fortalecer a interação professor-aluno-comunidade, como também, promover integralmente a pessoa humana. Os objetivos definem-se pelo princípio de amor ao próximo, pela valorização do homem e pelo respeito aos indivíduos, às instituições e à sociedade humana. Portanto, a nossa proposta fundamenta-se, essencialmente, numa concepção humanista e moral no sentido de educar para a liberdade. Evidenciamos os valores morais para transferir ao homem a responsabilidade de educar exemplificando, através de seu caráter, de sua personalidade, de sua honradez, de sua honestidade, de sua dignidade, de seus direitos e deveres, enfim, de seu comportamento na sociedade. Com isso, almejamos que o currículo do ensino superior seja mais aberto, flexível, mais humanizado, coerente, autêntico e real, que aproxime-se cada vez mais da verdade de cada indivíduo, do significado de cada ato e de cada ser, respeitando a identidade cultural e social de todos. Enfim, o que queremos alcançar é uma universidade livre e democrática, comprometida com os princípios humanistas, morais e filosóficos da sociedade.Abstract: If the duties of the university in modern society are considered, the necessity of strengthening its structure, its organization and philosophy, in view of the present reality of our educational system, is imperative. Therefore, in an attempt to awaken the critical consciousness of university students, of the people and educators in general, this research aims at presenting guide-lines and humane alternatives towards a greater identification with life, rationality and harmony, with peace, with justice, with truth and with freedom, in short, with moral values. The humanistic concepts put forth herein, purport in first place to organize the universities system of ideas, by bringing it closer to social reality and by showing the interrelation existing in this context. Furthermore, they intend strengthening the teacher-student-community interaction, as well as an overall advancement of man. This purpose is guided by the principle of love thy neighbor, by the importance of man and through respect for individuals, institutions and human society. Consequently our proposal is based essentially on the idea of educating for freedom by means of a humanistic and moral conception. The moral values have been emphasized, in order to make man bear the responsability of educating by the example of character, personality, honesty and integrity, as well as his dignity, his duties and prerogatives, in short, his overall social behavior. Because of this we desire a more open and flexible university curriculum, which is more humanized, consequent , authentic and closer to reality, which ought to be always coming nearer to each person's truth, to the meaning of each action and human being, without jeopardizing everyone's social and cultural identity. To conclude, we aim to attain a free and democratic university, bound to societie's humanistic, philosophical and moral principles.111 f.application/pdfDisponível em formato digitalEnsino superiorRedação acadêmicaEducaçãoAspectos humanos, educacionais, sociais e a ordem moral no Ensino Superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - ELIEL VALERIO SCUSSEL.pdfapplication/pdf4733059https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63888/1/D%20-%20ELIEL%20VALERIO%20SCUSSEL.pdf0ae99c48fc5d61d540dbddf5c82aed4bMD51open access1884/638882022-08-17 12:20:05.872open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63888Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-17T15:20:05Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos humanos, educacionais, sociais e a ordem moral no Ensino Superior
title Aspectos humanos, educacionais, sociais e a ordem moral no Ensino Superior
spellingShingle Aspectos humanos, educacionais, sociais e a ordem moral no Ensino Superior
Scussel, Eliel Valerio, 1952-
Ensino superior
Redação acadêmica
Educação
title_short Aspectos humanos, educacionais, sociais e a ordem moral no Ensino Superior
title_full Aspectos humanos, educacionais, sociais e a ordem moral no Ensino Superior
title_fullStr Aspectos humanos, educacionais, sociais e a ordem moral no Ensino Superior
title_full_unstemmed Aspectos humanos, educacionais, sociais e a ordem moral no Ensino Superior
title_sort Aspectos humanos, educacionais, sociais e a ordem moral no Ensino Superior
author Scussel, Eliel Valerio, 1952-
author_facet Scussel, Eliel Valerio, 1952-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Scussel, Eliel Valerio, 1952-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Klüppel, Marcos Eduardo
contributor_str_mv Klüppel, Marcos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Redação acadêmica
Educação
topic Ensino superior
Redação acadêmica
Educação
description Orientador: Prof. Marcos Eduardo Klüppel
publishDate 1985
dc.date.issued.fl_str_mv 1985
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-17T15:20:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-17T15:20:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/63888
url https://hdl.handle.net/1884/63888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 111 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63888/1/D%20-%20ELIEL%20VALERIO%20SCUSSEL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ae99c48fc5d61d540dbddf5c82aed4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797698959973548032