A relação entre educação, pobreza e desigualdade social a partir da análise de indicadores educacionais e sociais de dois municípios do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martini, Luciane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53722
Resumo: Orientadora : Profa. Me. Rosemeri T. F. R. Rodrigues
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spelling Martini, LucianeRodrigues, Rosemeri Terezinha Ferreira da RochaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social2021-08-12T17:37:00Z2021-08-12T17:37:00Z2016https://hdl.handle.net/1884/53722Orientadora : Profa. Me. Rosemeri T. F. R. RodriguesMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade SocialInclui referênciasResumo : O objetivo desse artigo foi discutir a relação entre educação, pobreza e desigualdade social a partir da comparação dos indicadores educacionais e sociais de dois municípios da região oeste paranaense, que apresenta casos extremos de desenvolvimento urbano e social e revisão de literatura sobre esses temas. Enquanto o município de Entre Rios do Oeste possui menores índices de pessoas em situação de extrema pobreza (0,48%), Diamante do Oeste possui 11,48% de sua população nesta condição. Quando comparados os indicadores dos níveis educacionais observa-se grandes discrepâncias entre os municípios analisados. Os dados educacionais evidenciam números maiores nas taxas de analfabetismo justamente no município que também apresenta índices maiores de pessoas em situação de pobreza permitindo assim a discussão que considera a educação, pobreza e desigualdade social na construção desse estudo. Dentre os resultados encontrados ressaltam-se as seguintes considerações: quanto menor for o nível escolar de um indivíduo, mais restritas serão suas oportunidades de inserção profissional; menores níveis educacionais sugerem maior tendência ao desemprego e exposição a períodos maiores de procura de trabalho; que uma das principais fontes de desigualdade de renda brasileira é a desigualdade entre os níveis de escolaridade dos indivíduos e que o nível elevado de educação é a condição proeminente para o crescimento econômico sustentado de uma região. Diante deste cenário observou-se também a necessidade de melhorias nas políticas básicas em especial assistência social e educação para maior inserção da população de Diamante do Oeste junto ao mercado de trabalho, proporcionando avanços nas condições econômicas, sociais e políticas do município e da região.1 arquivo (14 p.).application/pdfIndicadores educacionaisJustiça socialPobrezaA relação entre educação, pobreza e desigualdade social a partir da análise de indicadores educacionais e sociais de dois municípios do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LUCIANE MARTINI.pdfapplication/pdf181172https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53722/1/R%20-%20E%20-%20LUCIANE%20MARTINI.pdf91377174075967cf63806ed773f7151fMD51open access1884/537222021-08-12 14:37:00.821open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53722Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-12T17:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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