As apropriações da profissão docente no estágio probatório : em busca de lógicas para além da avaliação de desempenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana Aparecida de Lima
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47929
Resumo: Orientadora: Profª Drª Regina Cely de Campos Hagemeyer
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spelling Oliveira, Adriana Aparecida de LimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHagemeyer, Regina Cely de Campos, 1950-2022-08-18T17:20:52Z2022-08-18T17:20:52Z2017https://hdl.handle.net/1884/47929Orientadora: Profª Drª Regina Cely de Campos HagemeyerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba,31/03/2017Inclui referências : f. 141-149Resumo: Esta pesquisa situa-se no âmbito da cultura escolar e trata do Estágio Probatório, como processo de avaliação e acompanhamento profissional inicial do trabalho de professores que ingressam por concurso público na Rede Municipal de escolas de Curitiba, para analisar a forma como ocorre esta fase da carreira docente e quais as implicações presentes neste momento. O período de três anos do Estágio Probatório do professor torna-se um balizador na pesquisa, para as constatações a serem feitas, sobre esta forma de avaliação do trabalho docente. Considera-se que as orientações iniciais ao trabalho pedagógico, são meramente burocráticas, mas que este período pode favorecer a constituição da profissão docente nesta fase inicial de ingresso na carreira. Nessa investigação, percebe-se que os professores assimilam os processos culturais da escola e de seu habitus, ao constituírem-se professores. Para esta discussão e estudo, recorreu-se a Vinão Frago (1995 e 2007), Julia (1995 e 2001) e Bourdieu (1982, 2007, 2009). Diante das demandas do desenvolvimento inicial da profissão docente, e de como contribuem para situar as questões fundamentais nesta inserção inicial dos professores, recorreu-se a estudos com base em Giroux (1997), Tardif (2000, 2002) e Tardif e Lessard (2014), Bourdieu (1982, 2007, 2009), Hagemeyer (2006) e Shulman (1986, 1987, 2005). A pesquisa de cunho qualitativo foi realizada com base em Lüdke e André (1986), Bardin (2011) e se justifica pelo desejo de captar o processo já identificado, em movimento, que se configura na rotina escolar em que os professores passam a atuar, nas escolas municipais. Buscou-se situar de forma breve, na história da avaliação profissional, as tendências da avaliação e acompanhamento profissional na rede pública municipal de ensino, visando situar as influências das relações entre mantenedora e o estado, constatando as imposições e limites à autonomia do profissional docente. O universo da pesquisa, abrangeu seis escolas de três núcleos distintos da Rede Municipal de Ensino, nas quais foram selecionados professores do Ensino Fundamental - anos iniciais, em Estágio Probatório. Foi aplicado um roteiro para compor o questionário semi estruturado, com a maioria das questões abertas, como forma de melhor compreender a inserção dos professores, as formas de efetivação desta avaliação, as necessidades e possibilidades a serem apontadas nesta fase inicial da inserção dos professores na carreira docente. Realizou-se também, entrevistas com um número representativo de diretores e pedagogas, que participam e direcionam este processo de avaliação. A análise dos dados, revelou que a maioria dos professores simplesmente passa pelo Estágio Probatório e que este período não se caracteriza em momento de acompanhamento, socialização, formação, familiarização e auto avaliação no exercício da profissão docente. Na análise dos depoimentos da pesquisa verificou-se que a condição burocrática e a falta de momentos de interlocução, autonomia e auto avaliação vigente no processo de Estágio Probatório, mostra que, com relação à constituição do exercício profissional da docência, as perspectivas e anseios dos docentes e gestores entrevistados apontam para uma retomada do referido processo em outra perspectiva. Diante das demandas da formação e desenvolvimento profissional docente da escola pública municipal atual, as possibilidades levantadas contribuiriam de fato com a carreira profissional e a qualidade do ensino público. Palavras-chave: Estágio Probatório; Constituição profissional docente; Cultura escolar e da escola; Habitus.Abstract: This research is within the scope of the school culture and deals with the Probationary Stage, as a process of evaluation and initial professional follow-up of the work of teachers who enter by public contest in the Municipal School Network of Curitiba, to analyze how this phase of the Careers and what implications are present at this time. The three-year probationary period of the teacher becomes a guide in the research, for the findings to be made, on this form of evaluation of the teaching work. It is considered that the initial orientations to the pedagogical work, are merely bureaucratic, but that this period can favor the constitution of the teaching profession in this initial phase of entering the career. In this investigation, it is noticed that the teachers assimilate the cultural processes of the school and its habitus, when they become teachers. For this discussion and study, we used Vinão Frago (1995 and 2007), Julia (1995 and 2001) and Bourdieu (1982, 2007, 2009). Facing the demands of the initial development of the teaching profession, and how they contribute to situate the fundamental questions in this initial insertion of teachers, we used studies based on Giroux (1997), Tardif (2000, 2002) and Tardif and Lessard (2014 ), Bourdieu (1982, 2007, 2009), Hagemeyer (2006) and Shulman (1986, 1987, 2005). The qualitative research was carried out based on Lüdke and André (1986), Bardin (2011) and is justified by the desire to capture the process already identified, in motion, which is configured in the school routine in which teachers In municipal schools. The aim of this study was to briefly describe, in the history of the professional evaluation, the tendencies of evaluation and professional accompaniment in the municipal public school system, aiming to situate the influences of the relations between maintainer and the state, noting the impositions and limits to the autonomy of the teaching professional . The research universe comprised six schools of three distinct nuclei of the Municipal Teaching Net, in which were selected teachers of Elementary School - initial years, in Probationary Stage. A script was used to compose the semi structured questionnaire, with most of the questions open, as a way to better understand the insertion of teachers, the forms of effectiveness of this evaluation, the needs and possibilities to be pointed out in this initial phase of the insertion of teachers in the Teaching career. Interviews were also carried out with a representative number of directors and pedagogues, who participate and direct this evaluation process. The analysis of the data revealed that most teachers simply go through the probationary stage and that this period is not characterized at the moment of accompaniment, socialization, formation, familiarization and self evaluation in the exercise of the teaching profession. In the analysis of the statements of the research, it was verified that the bureaucratic condition and the lack of moments of interlocution, autonomy and self-evaluation in the Probationary Trial process show that, regarding the constitution of the professional practice of teaching, the perspectives and Teachers and managers interviewed point to a resumption of said process from another perspective. Faced with the demands of teacher training and professional development of the current municipal public school, the possibilities raised would actually contribute to the professional career and the quality of public education. Keywords: Probationary stage; Professional teacher constitution; School and school culture; Habitus.241 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoEducaçãoEnsino fundamentalEducação - FormaçãoAs apropriações da profissão docente no estágio probatório : em busca de lógicas para além da avaliação de desempenhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ADRIANA APARECIDA DE LIMA OLIVEIRA.pdfapplication/pdf8602452https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47929/1/R%20-%20D%20-%20ADRIANA%20APARECIDA%20DE%20LIMA%20OLIVEIRA.pdf90cd186a9c8e67f0565ee9815f96e7e1MD51open access1884/479292022-08-18 14:20:52.873open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47929Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-18T17:20:52Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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