Atores sociais e estratégias : estudo comparativo de casos de distribuidores de veículos Ford em Salvador - BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Tiago Fonseca
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30292
Resumo: Orientador : Clóvis L. Machado-da-Silva
id UFPR_6b804b6b4282c0b118e6ab09b3370a38
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/30292
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em AdministraçãoSilva, Clovis Luiz Machado daTeixeira, Tiago Fonseca2023-05-23T14:24:37Z2023-05-23T14:24:37Z2004https://hdl.handle.net/1884/30292Orientador : Clóvis L. Machado-da-SilvaDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao. Defesa: Curitiba, 2004Inclui bibliografiaÁrea de concentraçao: Estratégia e organizaçoesResumo: O objetivo geral desta pesquisa foi verificar a influência dos atores sociais significativos na adoção de estratégias dos distribuidores de veículos Ford, na região metropolitana de Salvador, BA. A partir da literatura especializada sobre o tema, identificaram-se treze formas de influência: troca de informação, treinamento, pedido, recomendação, associação, barganha, ameaça, exigência legal, retaliação, referência, causal, regulação e legislação. Vale destacar que essa relação foi investigada por meio da interpretação dos dirigentes estratégicos das organizações, pois o ambiente é, de certa forma, uma elaboração cognitiva deles. Dessa forma, a partir do método de estudo de caso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza descritivo-qualitativa com corte transversal, realizada no ano de 2003. Os dados secundários foram obtidos mediante análise de documentos e publicações, internas e externas às organizações, e os dados primários mediante entrevistas semi-estruturadas com os dirigentes do nível estratégico. Como técnicas de tratamento dos dados, foram utilizadas análises documental e de conteúdo. Finalmente, para verificar similaridades e diferenças entre as organizações, apelou-se à análise comparativa dos casos. Os resultados da pesquisa apontaram que os dirigentes dos distribuidores sob investigação reconhecem a influência dos atores sociais sobre a adoção de estratégias, sendo que os mais relevantes e influentes são Ford, consumidores, gerentes, diretores e proprietários. Percebeuse que a importância de cada ator é variável no tempo e muda nos diversos distribuidores, pois, a forma como os atores são ordenados é resultado de múltiplas percepções e da condição peculiar de cada organização. Verificou-se também, que os dirigentes estratégicos apesar de terem seus interesses e decisões moldados por forças institucionais e por atores internos e externos, não perdem totalmente a sua capacidade de agência. Como conclusão, obteve-se que, além da interpretação dos dirigentes, o poder, a legitimidade e os interesses são elementos importantes na determinação da influência dos atores sociais na adoção de estratégias organizacionais. Palavras-Chave: Teoria Institucional, Atores Sociais, Estratégias Organizacionais, Distribuidores de Veículos.Abstract: This research's main goal was to verify the influence of the social actors significant to the adoption of the Ford distributors' strategies in the Salvador metropolitan area, in the state of Bahia. From the specialized literature on this theme, we identified thirteen ways of influence: information exchange, training, request, recommendation, association, bargaining, threat, legal matter, retaliation, reference, casual, regulation and legislation. It is important to mention that this relationship was investigated through the interpretation of the organizations' strategic managers, since the enviroment is, in a way, their cognitive elaboration. This way, through case studies, a descriptive-qualitative transversal cut research was developed, which took place in 2003. The secondary data were obtained through documentation and publication analyses, internal and external to the organizations, and the primary data through semi-structured interview with the strategic managers. As a technique in treating data, context and documentation analyses were used. Finally, to verify similarities and differences between the organizations, comparative case analyses were used. The results indicated that the distributors' managers under this investigation recognize the social actors' influences on the adoption of strategies, but the most influent and relevant are Ford, the consumers, managers, directors, and owners. It was perceived that each actor's importance is time variable and it changes in the many distributors, since the way the actors are organized is a result of many perceptions and each organization's peculiar condition. It was also verified that the strategic managers do not lose their role as an agency, even though their interests and decisions were molded by institutional forces as well as internal and external actors. In conclusion, it was found that besides the managers' interpretation, the power, the legitimacy, and the interests are important elements in determining the influence of social actors in adopting organizational strategies. Key-Words: Institutional Theory, Social Actors, Organizations' Strategies, Car Dealers.206f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digital.Administração de empresasPlanejamento estratégicoAutomoveis - ComércioTesesAtores sociais e estratégias : estudo comparativo de casos de distribuidores de veículos Ford em Salvador - BAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TIAGO FONSECA TEIXEIRA.pdfapplication/pdf731469https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30292/1/R%20-%20D%20-%20TIAGO%20FONSECA%20TEIXEIRA.pdf71035d1079c472be47ef1c13c29e4875MD51open accessTEXTR - D - TIAGO FONSECA TEIXEIRA.pdf.txtExtracted Texttext/plain492830https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30292/2/R%20-%20D%20-%20TIAGO%20FONSECA%20TEIXEIRA.pdf.txt318fda92b8aac8ffb6911fc05c6936e2MD52open accessTHUMBNAILR - D - TIAGO FONSECA TEIXEIRA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1331https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30292/3/R%20-%20D%20-%20TIAGO%20FONSECA%20TEIXEIRA.pdf.jpg3d71a5e1900ff6379939f45c6d91b276MD53open access1884/302922023-05-23 11:24:37.349open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30292Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-23T14:24:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atores sociais e estratégias : estudo comparativo de casos de distribuidores de veículos Ford em Salvador - BA
title Atores sociais e estratégias : estudo comparativo de casos de distribuidores de veículos Ford em Salvador - BA
spellingShingle Atores sociais e estratégias : estudo comparativo de casos de distribuidores de veículos Ford em Salvador - BA
Teixeira, Tiago Fonseca
Administração de empresas
Planejamento estratégico
Automoveis - Comércio
Teses
title_short Atores sociais e estratégias : estudo comparativo de casos de distribuidores de veículos Ford em Salvador - BA
title_full Atores sociais e estratégias : estudo comparativo de casos de distribuidores de veículos Ford em Salvador - BA
title_fullStr Atores sociais e estratégias : estudo comparativo de casos de distribuidores de veículos Ford em Salvador - BA
title_full_unstemmed Atores sociais e estratégias : estudo comparativo de casos de distribuidores de veículos Ford em Salvador - BA
title_sort Atores sociais e estratégias : estudo comparativo de casos de distribuidores de veículos Ford em Salvador - BA
author Teixeira, Tiago Fonseca
author_facet Teixeira, Tiago Fonseca
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Clovis Luiz Machado da
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Tiago Fonseca
contributor_str_mv Silva, Clovis Luiz Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Administração de empresas
Planejamento estratégico
Automoveis - Comércio
Teses
topic Administração de empresas
Planejamento estratégico
Automoveis - Comércio
Teses
description Orientador : Clóvis L. Machado-da-Silva
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-23T14:24:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-23T14:24:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/30292
url https://hdl.handle.net/1884/30292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 206f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30292/1/R%20-%20D%20-%20TIAGO%20FONSECA%20TEIXEIRA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30292/2/R%20-%20D%20-%20TIAGO%20FONSECA%20TEIXEIRA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30292/3/R%20-%20D%20-%20TIAGO%20FONSECA%20TEIXEIRA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 71035d1079c472be47ef1c13c29e4875
318fda92b8aac8ffb6911fc05c6936e2
3d71a5e1900ff6379939f45c6d91b276
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860711238860800