O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80719 |
Resumo: | Inclui apêndices |
id |
UFPR_710ea040ed20da779425273d39c34f2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80719 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Silva, Lenir Maristela, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção VegetalFonte, Nilce Nazareno da, 1963-Zanmaria, Silvia Leticia2023-02-03T16:06:50Z2023-02-03T16:06:50Z2008https://hdl.handle.net/1884/80719Inclui apêndicesOrientadora: Nilce Nazareno da FonteCo-orientadora: Lenir Maristela SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Defesa: Curitiba, 29/08/2008.Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentração: Produção vegetalResumo: A agricultura mundial é conduzida por um modelo de produção não sustentável, fomentada pelos próprios profissionais da área. Na busca de uma agricultura mais consciente, necessita-se utilizar instrumentos que gerem uma visão integrada e multidimensional da realidade. Isso pode ser alcançado, em parte, pela prática interdisciplinar no ensino. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa que analisou a educação profissional na perspectiva da teoria da complexidade para a área agropecuária a partir dos seus fundamentos e do cenário educativo do Centro de Educação Profissional Agrícola Assis Brasil no município de Clevelândia no Sudoeste do Paraná. Observou-se que o pensamento tradicional fragmentado ainda é muito presente e as práticas metodológicas que possibilitam a contextualização do conhecimento são pouco praticadas como propostas de mudança pela comunidade escolar docente da instituição. Como aspecto positivo, há uma percepção sobre a importância do trabalho contextualizado, porém necessita-se ultrapassar a concepção de que a formação técnica deve priorizar somente a dimensão econômica em detrimento às dimensões ética, ambiental, cultural, social e política que fazem parte da sustentabilidade. O desenvolvimento rural sustentável, diante desta análise, ainda está longe de ser entendido, incorporado e preconizado. Isso será possível a partir do entendimento das relações complexas que o permeiam, sendo necessário que o professor e a equipe docente como um todo tenham essa percepção. O educador parece ser o agente principal que possibilitará ao aluno reconhecer o seu próprio caminho para aprender a pensar, a relativizar e a atuar conscientemente na busca pelo DRS.Abstract: The world agriculture is lead by a no maintainable production model, fomented by the own professionals of the area. In the search of a more conscious agriculture, it is needed to use instruments to generate an integrated vision and multidimensional of the reality. That can be reached, partly, for the interdisciplinary practice in the education. The objective of this article is to present the results of the research that it analyzed the professional education in the perspective of the theory of the complexity for the agricultural area starting from their foundations and of the educational scenery of the Centro de Educação Profissional Agrícola Assis Brasil, district of Clevelândia in the Southwest of Paraná State. It was observed that the traditional thought fragmented is still very present and the methodological practices that it makes possible the context of the knowledge are little practiced as proposed of change for the educational school community of the institution. As positive aspect, there is a perception on the importance of the work context, however it is needed to cross the conception that the technical formation should prioritize only the economical dimension in detriment to the dimensions ethics, environmental, cultural, social and politics that are part of the sustainability. The maintainable rural development, before this analysis, is still far away from being understood, incorporate and extolled. That will be possible starting from the understanding of the complex relationships that permeate it, being necessary that the teacher and the educational team as a whole have that perception. The educator seems to be the main agent that it will make possible the student to recognize its own road to learn to think, the relation and to act consciously in the search for the MRD.80f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEnsino agrícola - ParanáAgricultura - Estudo e ensino - ParanáEducação para o trabalho - ParanáDesenvolvimento sustentável - ParanáAgronomiaO cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - SILVIA LETICIA ZANMARIA.pdfapplication/pdf7238839https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80719/1/D%20-%20D%20-%20SILVIA%20LETICIA%20ZANMARIA.pdf2d76f38618eeaad399524fe6e5812e33MD51open access1884/807192023-02-03 13:06:50.365open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80719Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-03T16:06:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável |
title |
O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável |
spellingShingle |
O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável Zanmaria, Silvia Leticia Teses Ensino agrícola - Paraná Agricultura - Estudo e ensino - Paraná Educação para o trabalho - Paraná Desenvolvimento sustentável - Paraná Agronomia |
title_short |
O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável |
title_full |
O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável |
title_fullStr |
O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável |
title_full_unstemmed |
O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável |
title_sort |
O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável |
author |
Zanmaria, Silvia Leticia |
author_facet |
Zanmaria, Silvia Leticia |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Silva, Lenir Maristela, 1964- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonte, Nilce Nazareno da, 1963- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanmaria, Silvia Leticia |
contributor_str_mv |
Fonte, Nilce Nazareno da, 1963- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Ensino agrícola - Paraná Agricultura - Estudo e ensino - Paraná Educação para o trabalho - Paraná Desenvolvimento sustentável - Paraná Agronomia |
topic |
Teses Ensino agrícola - Paraná Agricultura - Estudo e ensino - Paraná Educação para o trabalho - Paraná Desenvolvimento sustentável - Paraná Agronomia |
description |
Inclui apêndices |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-03T16:06:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-02-03T16:06:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/80719 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/80719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
80f. : il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80719/1/D%20-%20D%20-%20SILVIA%20LETICIA%20ZANMARIA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2d76f38618eeaad399524fe6e5812e33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860465916116992 |