O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanmaria, Silvia Leticia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/80719
Resumo: Inclui apêndices
id UFPR_710ea040ed20da779425273d39c34f2c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80719
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Lenir Maristela, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção VegetalFonte, Nilce Nazareno da, 1963-Zanmaria, Silvia Leticia2023-02-03T16:06:50Z2023-02-03T16:06:50Z2008https://hdl.handle.net/1884/80719Inclui apêndicesOrientadora: Nilce Nazareno da FonteCo-orientadora: Lenir Maristela SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Defesa: Curitiba, 29/08/2008.Inclui bibliografia e anexosÁrea de concentração: Produção vegetalResumo: A agricultura mundial é conduzida por um modelo de produção não sustentável, fomentada pelos próprios profissionais da área. Na busca de uma agricultura mais consciente, necessita-se utilizar instrumentos que gerem uma visão integrada e multidimensional da realidade. Isso pode ser alcançado, em parte, pela prática interdisciplinar no ensino. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa que analisou a educação profissional na perspectiva da teoria da complexidade para a área agropecuária a partir dos seus fundamentos e do cenário educativo do Centro de Educação Profissional Agrícola Assis Brasil no município de Clevelândia no Sudoeste do Paraná. Observou-se que o pensamento tradicional fragmentado ainda é muito presente e as práticas metodológicas que possibilitam a contextualização do conhecimento são pouco praticadas como propostas de mudança pela comunidade escolar docente da instituição. Como aspecto positivo, há uma percepção sobre a importância do trabalho contextualizado, porém necessita-se ultrapassar a concepção de que a formação técnica deve priorizar somente a dimensão econômica em detrimento às dimensões ética, ambiental, cultural, social e política que fazem parte da sustentabilidade. O desenvolvimento rural sustentável, diante desta análise, ainda está longe de ser entendido, incorporado e preconizado. Isso será possível a partir do entendimento das relações complexas que o permeiam, sendo necessário que o professor e a equipe docente como um todo tenham essa percepção. O educador parece ser o agente principal que possibilitará ao aluno reconhecer o seu próprio caminho para aprender a pensar, a relativizar e a atuar conscientemente na busca pelo DRS.Abstract: The world agriculture is lead by a no maintainable production model, fomented by the own professionals of the area. In the search of a more conscious agriculture, it is needed to use instruments to generate an integrated vision and multidimensional of the reality. That can be reached, partly, for the interdisciplinary practice in the education. The objective of this article is to present the results of the research that it analyzed the professional education in the perspective of the theory of the complexity for the agricultural area starting from their foundations and of the educational scenery of the Centro de Educação Profissional Agrícola Assis Brasil, district of Clevelândia in the Southwest of Paraná State. It was observed that the traditional thought fragmented is still very present and the methodological practices that it makes possible the context of the knowledge are little practiced as proposed of change for the educational school community of the institution. As positive aspect, there is a perception on the importance of the work context, however it is needed to cross the conception that the technical formation should prioritize only the economical dimension in detriment to the dimensions ethics, environmental, cultural, social and politics that are part of the sustainability. The maintainable rural development, before this analysis, is still far away from being understood, incorporate and extolled. That will be possible starting from the understanding of the complex relationships that permeate it, being necessary that the teacher and the educational team as a whole have that perception. The educator seems to be the main agent that it will make possible the student to recognize its own road to learn to think, the relation and to act consciously in the search for the MRD.80f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEnsino agrícola - ParanáAgricultura - Estudo e ensino - ParanáEducação para o trabalho - ParanáDesenvolvimento sustentável - ParanáAgronomiaO cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - D - SILVIA LETICIA ZANMARIA.pdfapplication/pdf7238839https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80719/1/D%20-%20D%20-%20SILVIA%20LETICIA%20ZANMARIA.pdf2d76f38618eeaad399524fe6e5812e33MD51open access1884/807192023-02-03 13:06:50.365open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80719Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-02-03T16:06:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável
title O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável
spellingShingle O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável
Zanmaria, Silvia Leticia
Teses
Ensino agrícola - Paraná
Agricultura - Estudo e ensino - Paraná
Educação para o trabalho - Paraná
Desenvolvimento sustentável - Paraná
Agronomia
title_short O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável
title_full O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável
title_fullStr O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável
title_full_unstemmed O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável
title_sort O cenário do ensino agropecuário no CEEPAB na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável
author Zanmaria, Silvia Leticia
author_facet Zanmaria, Silvia Leticia
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Lenir Maristela, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonte, Nilce Nazareno da, 1963-
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanmaria, Silvia Leticia
contributor_str_mv Fonte, Nilce Nazareno da, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Ensino agrícola - Paraná
Agricultura - Estudo e ensino - Paraná
Educação para o trabalho - Paraná
Desenvolvimento sustentável - Paraná
Agronomia
topic Teses
Ensino agrícola - Paraná
Agricultura - Estudo e ensino - Paraná
Educação para o trabalho - Paraná
Desenvolvimento sustentável - Paraná
Agronomia
description Inclui apêndices
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-03T16:06:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-03T16:06:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/80719
url https://hdl.handle.net/1884/80719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80719/1/D%20-%20D%20-%20SILVIA%20LETICIA%20ZANMARIA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2d76f38618eeaad399524fe6e5812e33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860465916116992