Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/29035 |
Resumo: | Resumo: Atualmente, a indústria brasileira de construção está passando ao processo econômico que resulta em um polo atrativo para os jovens. Eles estão se esforçando para aprender profissões como Arquitetura, Engenharia E Construção. Eles pertencem a uma geração onde o computador está presente em suas vidas para acessar informações e conhecimento. Esta geração não é mais um receptor passivo de conteúdos transmitidos, mas um produtor do seu conhecimento através de mídias interativas nos dias de hoje. Mas, a educação no Brasil nas áreas da Arquitetura, Engenharia e Construção ainda estão baseadas em um paradigma onde o conhecimento está centrado na figura do educador. O educador brasileiro não explora os recursos que são familiares a esta nova geração. Isso ressalta a necessidade de mudar este paradigma, utilizando recursos da aprendizagem medida por tecnologias da informação e comunicação. Pesquisando contextos de aprendizagem em Arquitetura, Engenharia e Construção pode-se notar que a Realidade Virtual se apresenta como uma poderosa ferramenta educacional. O objetivo da dissertação de mestrado é o desenvolvimento de uma ferramenta para analisar e complementar o processo de ensino e aprendizagem. É apresentado um protótipo de ambiente virtual educacional para simular atividades típicas da construção civil brasileira que foi testado por alunos e docente do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, demonstrando sua usabilidade e eficácia como ferramenta de treinamento e aprendizagem. Conclui-se que através da experiência com o ambiente virtual protótipo um aprendiz possa entender a tarefa simulada de maneira mais intuitiva e menos opressora do que as metodologias usuais em sala de aula, ao mesmo tempo em que visa incentivar os educadores a buscar pedagogias mais inovadoras e motivadoras. |
id |
UFPR_76622abf0bdfac70f0daaf370c942c58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29035 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Stange, Fabiano PaulicoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em EngenhariaScheer, Sergio, 1957-2013-01-16T15:42:11Z2013-01-16T15:42:11Z2013-01-16http://hdl.handle.net/1884/29035Resumo: Atualmente, a indústria brasileira de construção está passando ao processo econômico que resulta em um polo atrativo para os jovens. Eles estão se esforçando para aprender profissões como Arquitetura, Engenharia E Construção. Eles pertencem a uma geração onde o computador está presente em suas vidas para acessar informações e conhecimento. Esta geração não é mais um receptor passivo de conteúdos transmitidos, mas um produtor do seu conhecimento através de mídias interativas nos dias de hoje. Mas, a educação no Brasil nas áreas da Arquitetura, Engenharia e Construção ainda estão baseadas em um paradigma onde o conhecimento está centrado na figura do educador. O educador brasileiro não explora os recursos que são familiares a esta nova geração. Isso ressalta a necessidade de mudar este paradigma, utilizando recursos da aprendizagem medida por tecnologias da informação e comunicação. Pesquisando contextos de aprendizagem em Arquitetura, Engenharia e Construção pode-se notar que a Realidade Virtual se apresenta como uma poderosa ferramenta educacional. O objetivo da dissertação de mestrado é o desenvolvimento de uma ferramenta para analisar e complementar o processo de ensino e aprendizagem. É apresentado um protótipo de ambiente virtual educacional para simular atividades típicas da construção civil brasileira que foi testado por alunos e docente do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, demonstrando sua usabilidade e eficácia como ferramenta de treinamento e aprendizagem. Conclui-se que através da experiência com o ambiente virtual protótipo um aprendiz possa entender a tarefa simulada de maneira mais intuitiva e menos opressora do que as metodologias usuais em sala de aula, ao mesmo tempo em que visa incentivar os educadores a buscar pedagogias mais inovadoras e motivadoras.application/pdfTesesRealidade virtualSimulação (Computadores)Construção civil - Estudo e ensinoProtótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABIANO PAULICO STANGE.pdfapplication/pdf5238794https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29035/1/R%20-%20D%20-%20FABIANO%20PAULICO%20STANGE.pdf7a97023c62d064cf695a107ea2607e44MD51open accessTEXTR - D - FABIANO PAULICO STANGE.pdf.txtR - D - FABIANO PAULICO STANGE.pdf.txtExtracted Texttext/plain288885https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29035/2/R%20-%20D%20-%20FABIANO%20PAULICO%20STANGE.pdf.txt74678e6539751686d42ef94ac5eca2dfMD52open accessTHUMBNAILR - D - FABIANO PAULICO STANGE.pdf.jpgR - D - FABIANO PAULICO STANGE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29035/3/R%20-%20D%20-%20FABIANO%20PAULICO%20STANGE.pdf.jpga7d07a838ac2613b8f2fedb71ffff506MD53open access1884/290352016-04-07 07:43:44.994open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29035Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T10:43:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira |
title |
Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira |
spellingShingle |
Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira Stange, Fabiano Paulico Teses Realidade virtual Simulação (Computadores) Construção civil - Estudo e ensino |
title_short |
Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira |
title_full |
Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira |
title_fullStr |
Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira |
title_full_unstemmed |
Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira |
title_sort |
Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira |
author |
Stange, Fabiano Paulico |
author_facet |
Stange, Fabiano Paulico |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenharia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stange, Fabiano Paulico |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Scheer, Sergio, 1957- |
contributor_str_mv |
Scheer, Sergio, 1957- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Realidade virtual Simulação (Computadores) Construção civil - Estudo e ensino |
topic |
Teses Realidade virtual Simulação (Computadores) Construção civil - Estudo e ensino |
description |
Resumo: Atualmente, a indústria brasileira de construção está passando ao processo econômico que resulta em um polo atrativo para os jovens. Eles estão se esforçando para aprender profissões como Arquitetura, Engenharia E Construção. Eles pertencem a uma geração onde o computador está presente em suas vidas para acessar informações e conhecimento. Esta geração não é mais um receptor passivo de conteúdos transmitidos, mas um produtor do seu conhecimento através de mídias interativas nos dias de hoje. Mas, a educação no Brasil nas áreas da Arquitetura, Engenharia e Construção ainda estão baseadas em um paradigma onde o conhecimento está centrado na figura do educador. O educador brasileiro não explora os recursos que são familiares a esta nova geração. Isso ressalta a necessidade de mudar este paradigma, utilizando recursos da aprendizagem medida por tecnologias da informação e comunicação. Pesquisando contextos de aprendizagem em Arquitetura, Engenharia e Construção pode-se notar que a Realidade Virtual se apresenta como uma poderosa ferramenta educacional. O objetivo da dissertação de mestrado é o desenvolvimento de uma ferramenta para analisar e complementar o processo de ensino e aprendizagem. É apresentado um protótipo de ambiente virtual educacional para simular atividades típicas da construção civil brasileira que foi testado por alunos e docente do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, demonstrando sua usabilidade e eficácia como ferramenta de treinamento e aprendizagem. Conclui-se que através da experiência com o ambiente virtual protótipo um aprendiz possa entender a tarefa simulada de maneira mais intuitiva e menos opressora do que as metodologias usuais em sala de aula, ao mesmo tempo em que visa incentivar os educadores a buscar pedagogias mais inovadoras e motivadoras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-01-16T15:42:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-01-16T15:42:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-01-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/29035 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/29035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29035/1/R%20-%20D%20-%20FABIANO%20PAULICO%20STANGE.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29035/2/R%20-%20D%20-%20FABIANO%20PAULICO%20STANGE.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29035/3/R%20-%20D%20-%20FABIANO%20PAULICO%20STANGE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a97023c62d064cf695a107ea2607e44 74678e6539751686d42ef94ac5eca2df a7d07a838ac2613b8f2fedb71ffff506 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797699029897838592 |