Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stange, Fabiano Paulico
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/29035
Resumo: Resumo: Atualmente, a indústria brasileira de construção está passando ao processo econômico que resulta em um polo atrativo para os jovens. Eles estão se esforçando para aprender profissões como Arquitetura, Engenharia E Construção. Eles pertencem a uma geração onde o computador está presente em suas vidas para acessar informações e conhecimento. Esta geração não é mais um receptor passivo de conteúdos transmitidos, mas um produtor do seu conhecimento através de mídias interativas nos dias de hoje. Mas, a educação no Brasil nas áreas da Arquitetura, Engenharia e Construção ainda estão baseadas em um paradigma onde o conhecimento está centrado na figura do educador. O educador brasileiro não explora os recursos que são familiares a esta nova geração. Isso ressalta a necessidade de mudar este paradigma, utilizando recursos da aprendizagem medida por tecnologias da informação e comunicação. Pesquisando contextos de aprendizagem em Arquitetura, Engenharia e Construção pode-se notar que a Realidade Virtual se apresenta como uma poderosa ferramenta educacional. O objetivo da dissertação de mestrado é o desenvolvimento de uma ferramenta para analisar e complementar o processo de ensino e aprendizagem. É apresentado um protótipo de ambiente virtual educacional para simular atividades típicas da construção civil brasileira que foi testado por alunos e docente do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, demonstrando sua usabilidade e eficácia como ferramenta de treinamento e aprendizagem. Conclui-se que através da experiência com o ambiente virtual protótipo um aprendiz possa entender a tarefa simulada de maneira mais intuitiva e menos opressora do que as metodologias usuais em sala de aula, ao mesmo tempo em que visa incentivar os educadores a buscar pedagogias mais inovadoras e motivadoras.
id UFPR_76622abf0bdfac70f0daaf370c942c58
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/29035
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Stange, Fabiano PaulicoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em EngenhariaScheer, Sergio, 1957-2013-01-16T15:42:11Z2013-01-16T15:42:11Z2013-01-16http://hdl.handle.net/1884/29035Resumo: Atualmente, a indústria brasileira de construção está passando ao processo econômico que resulta em um polo atrativo para os jovens. Eles estão se esforçando para aprender profissões como Arquitetura, Engenharia E Construção. Eles pertencem a uma geração onde o computador está presente em suas vidas para acessar informações e conhecimento. Esta geração não é mais um receptor passivo de conteúdos transmitidos, mas um produtor do seu conhecimento através de mídias interativas nos dias de hoje. Mas, a educação no Brasil nas áreas da Arquitetura, Engenharia e Construção ainda estão baseadas em um paradigma onde o conhecimento está centrado na figura do educador. O educador brasileiro não explora os recursos que são familiares a esta nova geração. Isso ressalta a necessidade de mudar este paradigma, utilizando recursos da aprendizagem medida por tecnologias da informação e comunicação. Pesquisando contextos de aprendizagem em Arquitetura, Engenharia e Construção pode-se notar que a Realidade Virtual se apresenta como uma poderosa ferramenta educacional. O objetivo da dissertação de mestrado é o desenvolvimento de uma ferramenta para analisar e complementar o processo de ensino e aprendizagem. É apresentado um protótipo de ambiente virtual educacional para simular atividades típicas da construção civil brasileira que foi testado por alunos e docente do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, demonstrando sua usabilidade e eficácia como ferramenta de treinamento e aprendizagem. Conclui-se que através da experiência com o ambiente virtual protótipo um aprendiz possa entender a tarefa simulada de maneira mais intuitiva e menos opressora do que as metodologias usuais em sala de aula, ao mesmo tempo em que visa incentivar os educadores a buscar pedagogias mais inovadoras e motivadoras.application/pdfTesesRealidade virtualSimulação (Computadores)Construção civil - Estudo e ensinoProtótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FABIANO PAULICO STANGE.pdfapplication/pdf5238794https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29035/1/R%20-%20D%20-%20FABIANO%20PAULICO%20STANGE.pdf7a97023c62d064cf695a107ea2607e44MD51open accessTEXTR - D - FABIANO PAULICO STANGE.pdf.txtR - D - FABIANO PAULICO STANGE.pdf.txtExtracted Texttext/plain288885https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29035/2/R%20-%20D%20-%20FABIANO%20PAULICO%20STANGE.pdf.txt74678e6539751686d42ef94ac5eca2dfMD52open accessTHUMBNAILR - D - FABIANO PAULICO STANGE.pdf.jpgR - D - FABIANO PAULICO STANGE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1097https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29035/3/R%20-%20D%20-%20FABIANO%20PAULICO%20STANGE.pdf.jpga7d07a838ac2613b8f2fedb71ffff506MD53open access1884/290352016-04-07 07:43:44.994open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/29035Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T10:43:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira
title Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira
spellingShingle Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira
Stange, Fabiano Paulico
Teses
Realidade virtual
Simulação (Computadores)
Construção civil - Estudo e ensino
title_short Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira
title_full Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira
title_fullStr Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira
title_full_unstemmed Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira
title_sort Protótipo de ambiente virtual educacional para atividade típica da construção civil brasileira
author Stange, Fabiano Paulico
author_facet Stange, Fabiano Paulico
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenharia
dc.contributor.author.fl_str_mv Stange, Fabiano Paulico
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Scheer, Sergio, 1957-
contributor_str_mv Scheer, Sergio, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Realidade virtual
Simulação (Computadores)
Construção civil - Estudo e ensino
topic Teses
Realidade virtual
Simulação (Computadores)
Construção civil - Estudo e ensino
description Resumo: Atualmente, a indústria brasileira de construção está passando ao processo econômico que resulta em um polo atrativo para os jovens. Eles estão se esforçando para aprender profissões como Arquitetura, Engenharia E Construção. Eles pertencem a uma geração onde o computador está presente em suas vidas para acessar informações e conhecimento. Esta geração não é mais um receptor passivo de conteúdos transmitidos, mas um produtor do seu conhecimento através de mídias interativas nos dias de hoje. Mas, a educação no Brasil nas áreas da Arquitetura, Engenharia e Construção ainda estão baseadas em um paradigma onde o conhecimento está centrado na figura do educador. O educador brasileiro não explora os recursos que são familiares a esta nova geração. Isso ressalta a necessidade de mudar este paradigma, utilizando recursos da aprendizagem medida por tecnologias da informação e comunicação. Pesquisando contextos de aprendizagem em Arquitetura, Engenharia e Construção pode-se notar que a Realidade Virtual se apresenta como uma poderosa ferramenta educacional. O objetivo da dissertação de mestrado é o desenvolvimento de uma ferramenta para analisar e complementar o processo de ensino e aprendizagem. É apresentado um protótipo de ambiente virtual educacional para simular atividades típicas da construção civil brasileira que foi testado por alunos e docente do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná, demonstrando sua usabilidade e eficácia como ferramenta de treinamento e aprendizagem. Conclui-se que através da experiência com o ambiente virtual protótipo um aprendiz possa entender a tarefa simulada de maneira mais intuitiva e menos opressora do que as metodologias usuais em sala de aula, ao mesmo tempo em que visa incentivar os educadores a buscar pedagogias mais inovadoras e motivadoras.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-01-16T15:42:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-01-16T15:42:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-01-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/29035
url http://hdl.handle.net/1884/29035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29035/1/R%20-%20D%20-%20FABIANO%20PAULICO%20STANGE.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29035/2/R%20-%20D%20-%20FABIANO%20PAULICO%20STANGE.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/29035/3/R%20-%20D%20-%20FABIANO%20PAULICO%20STANGE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a97023c62d064cf695a107ea2607e44
74678e6539751686d42ef94ac5eca2df
a7d07a838ac2613b8f2fedb71ffff506
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699029897838592