Experiência perceptiva e método filosófico segundo Merleau-Ponty : uma proposta didática no ensino de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Débora Cristina Martins de, 1990-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/63410
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Leandro Neves Cardim
id UFPR_8443d8b009d43559669a6526a890b6f4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/63410
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Débora Cristina Martins de, 1990-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaCardim, Leandro Neves, 1973-2019-10-19T15:41:30Z2019-10-19T15:41:30Z2019https://hdl.handle.net/1884/63410Orientador: Prof. Dr. Leandro Neves CardimDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional de Ensino de Filosofia - PROF-FILO. Defesa : Curitiba, 13/06/2019Inclui referênciasResumo: Este trabalho teve em vista utilizar a abordagem fenomenológica de Merleau-Ponty principalmente exposta na obra Fenomenologia da Percepção a fim de desvelar instrumentos teórico/filosóficos e metodológicos para o ensino de Filosofia. A constituição do projeto deuse a partir de pesquisa, análise, coleta de materiais, seleção e escolha de textos e de instrumentos didáticos, aplicação das aulas e avaliação dos resultados. As ações foram aplicadas com o objetivo de analisar a possibilidade de se ensinar o método fenomenológico nas aulas de Filosofia no ensino médio, bem como de levantar algumas reflexões e ponderações sobre metodologia e a concepção de ensino de Filosofia. Para pensar a respeito da metodologia, outras obras também se fizeram importantes: Metodologia Filosófica de Dominique Folscheid e Jean-Jacques Wunenburg e Filosofia ensinar e aprender de Sônia Campaner. Todavia, o pensamento de Merleau-Ponty caracterizou o eixo central de todo o projeto, mediante a concepção do filósofo do que consiste a prática da Filosofia bem como do seu papel. A escolha do referencial teórico para a aplicação das aulas se deve à abordagem da experiência nos termos de Merleau-Ponty, visto que nela a Filosofia se apresenta como tributária. Na concepção do autor o pensamento filosófico se desvela pelo impensado e de forma indireta, ou seja, não apenas a partir da história da Filosofia, mas das produções artísticas, científicas e culturais do ser humano. A partir deste trabalho indireto do pensamento filosófico Merleau-Ponty delineia que a Filosofia é um alargamento da experiência que possibilita ampliar nossa visão de mundo e da experiência, tema central dos planejamentos e aplicações práticas. Palavras-chave: Filosofia. Fenomenologia. Experiência. Ensino.Abstract: This work aimed to use the phenomenological approach of Merleau-Ponty mainly exposed in the work Phenomenology of Perception in order to unveil theoretical / philosophical and methodological tools for the teaching of Philosophy. The constitution of the project was based on research, analysis, collection of materials, selection and choice of texts and didactic tools, application of lessons and evaluation of results. The actions were applied with the objective of analyzing the possibility of teaching the phenomenological method in Philosophy classes in high school, as well as to raise some reflections and considerations about methodology and the conception of Philosophy teaching. To think about methodology, other works have also become important: Philosophical Methodology of Dominique Folscheid and Jean-Jacques Wunenburg and Philosophy teach and learn from Sonia Campaner. However, Merleau-Ponty's thought characterized the central axis of the whole project, through the philosopher's conception of what constitutes the practice of Philosophy as well as its role. The choice of the theoretical reference for the application of the classes is due to the approach of the experience in terms of Merleau-Ponty, since in her the Philosophy presents itself like tributary. In the author's conception philosophical thought is revealed by the unthinking and indirect way, that is, not only from the history of Philosophy, but from the artistic, scientific and cultural productions of the human being. From this indirect work of philosophical thought Merleau- Ponty delineates that Philosophy is an extension of experience that allows us to broaden our view of the world and experience, the central theme of the plans and practical applications. Keywords: Philosophy. Phenomenology. Experience. Teaching.110 p. : il.application/pdfMerleau-Ponty, Maurice, 1908-1961 - Crítica e interpretaçãoFenomenologiaFilosofia - Ensino médioFilosofiaExperiência perceptiva e método filosófico segundo Merleau-Ponty : uma proposta didática no ensino de filosofiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DEBORA CRISTINA MARTINS DE SOUZA.pdfapplication/pdf3799667https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63410/1/R%20-%20D%20-%20DEBORA%20CRISTINA%20MARTINS%20DE%20SOUZA.pdf0099af035180b27ccff701d3d29ff634MD51open access1884/634102019-10-19 12:41:30.254open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63410Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-10-19T15:41:30Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiência perceptiva e método filosófico segundo Merleau-Ponty : uma proposta didática no ensino de filosofia
title Experiência perceptiva e método filosófico segundo Merleau-Ponty : uma proposta didática no ensino de filosofia
spellingShingle Experiência perceptiva e método filosófico segundo Merleau-Ponty : uma proposta didática no ensino de filosofia
Souza, Débora Cristina Martins de, 1990-
Merleau-Ponty, Maurice, 1908-1961 - Crítica e interpretação
Fenomenologia
Filosofia - Ensino médio
Filosofia
title_short Experiência perceptiva e método filosófico segundo Merleau-Ponty : uma proposta didática no ensino de filosofia
title_full Experiência perceptiva e método filosófico segundo Merleau-Ponty : uma proposta didática no ensino de filosofia
title_fullStr Experiência perceptiva e método filosófico segundo Merleau-Ponty : uma proposta didática no ensino de filosofia
title_full_unstemmed Experiência perceptiva e método filosófico segundo Merleau-Ponty : uma proposta didática no ensino de filosofia
title_sort Experiência perceptiva e método filosófico segundo Merleau-Ponty : uma proposta didática no ensino de filosofia
author Souza, Débora Cristina Martins de, 1990-
author_facet Souza, Débora Cristina Martins de, 1990-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Débora Cristina Martins de, 1990-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardim, Leandro Neves, 1973-
contributor_str_mv Cardim, Leandro Neves, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Merleau-Ponty, Maurice, 1908-1961 - Crítica e interpretação
Fenomenologia
Filosofia - Ensino médio
Filosofia
topic Merleau-Ponty, Maurice, 1908-1961 - Crítica e interpretação
Fenomenologia
Filosofia - Ensino médio
Filosofia
description Orientador: Prof. Dr. Leandro Neves Cardim
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-19T15:41:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-19T15:41:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/63410
url https://hdl.handle.net/1884/63410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110 p. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63410/1/R%20-%20D%20-%20DEBORA%20CRISTINA%20MARTINS%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0099af035180b27ccff701d3d29ff634
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793437820154544128