Caracterização, avaliação e intervenção precoce com atividades motoras aquáticas no desenvolvimento neuropsicomotor de bebês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Luize Bueno de, 1988-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70012
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Vera Lúcia Israel
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spelling Araújo, Luize Bueno de, 1988-Israel, Vera Lúcia, 1963-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física2021-03-31T21:24:50Z2021-03-31T21:24:50Z2020https://hdl.handle.net/1884/70012Orientadora: Profa. Dra. Vera Lúcia IsraelTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa : Curitiba, 02/10/2020Inclui referências: p. 199-235Resumo: O estudo sobre o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) infantil é tema promissor e vem encontrando espaço nas pesquisas científicas, sendo necessária a análise biopsicossocial (BPS) na fase inicial do desenvolvimento. Porém, na realidade brasileira, faltam estudos com intervenção precoce em ambiente aquático para aprimorar o DNPM de bebês e com a sistematização de avaliação aquática. Diante disso, esta pesquisa foi delineada em três estudos e teve como objetivos: identificar o DNPM de crianças de 4 a 18 meses de idade, frequentadoras de creches públicas do município de Curitiba-PR, quanto ao DNPM, vínculo mãe e filho, qualidade de vida (QV) e estimulação recebida no ambiente domiciliar, bem como verificar a associação entre o DNPM e as variáveis neonatais, socioeconômicas e ambientais (Estudo I); elaborar, aplicar e avaliar os efeitos de um Programa de Intervenção Precoce Aquático (PIPA) sobre o DNPM, QV e a estimulação recebida no ambiente domiciliar (Estudo II); e elaborar uma adaptação de avaliação de habilidades aquáticas funcionais para as crianças de 3 a 24 meses de idade (Estudo III). Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal (Estudo I), quase experimental com avaliação cega (Estudo II) e metodológica (Estudo III). Para avaliação do DNPM foram aplicados os instrumentos Alberta Infant Motor Scale (AIMS) e teste de triagem de Denver II; para avaliação dos contextos da criança foram utilizados questionário da criança, questionário socioeconômico da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa para o Brasil (ABEP), vínculo mãefilho, Inventário Pediátrico sobre Qualidade de Vida do Bebê (PedsQL™) e Affordances no Ambiente Domiciliar para o Desenvolvimento Motor (AHEMD-IS). O PIPA foi elaborado conforme a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) para desenvolver habilidades locomotoras, manipulativas e estabilizadoras esperadas para a idade, realizadas em grupo, com a presença do responsável, com frequência de 2 vezes por semana, durante 4 semanas (8 intervenções), com duração de 45-60 minutos, com progressão semanal, associado a orientações domiciliares. Para análise dos dados aplicou-se testes específicos e análise do tamanho do efeito, realizadas por meio do software Statistica versão 7 e SPSS versão 20. No Estudo I, das 76 crianças participantes, 42,11% apresentaram risco/atraso no DNPM. Houve associação inversa entre o DNPM e aborto prévio (p=0,006) e direta com a variedade de estimulação (p=0,03). No Estudo II 61 crianças participaram, sendo que 37 fizeram parte do grupo controle (GC) e 24 do grupo intervenção (GI). A amostra do GI apresentou melhor DNPM pós-intervenção (p=0,001) e na retenção (p=0,002), com efeito de intervenção grande (?2=0,178 e 0,156). O GI teve melhora no domínio capacidade física da QV (p=0,023), com efeito intermediário (d=0,573). Não houve diferenças na estimulação recebida no ambiente domiciliar entre os grupos. No Estudo III, a escala AFAS BABY© foi desenvolvida e teve o parecer favorável de seis especialistas da área. Conclui-se que é necessário avaliar o DNPM de crianças em creches e que o PIPA teve efeitos positivos no DNPM e na capacidade física das crianças participantes. Esse estudo contribuiu com a elaboração de um instrumento de avaliação dos comportamentos aquáticos de bebês e com a visão BPS e utilização da CIF para sistematização de avaliação e intervenção, atendendo a abordagem centrada na família e os contextos da criança. Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil. Criança. Exercício. Intervenção Precoce. Atividade Motora. Hidroterapia. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.Abstract: The study on child neuropsychomotor development (NPMD) is a promising one and has been increasingly addressed in scientific research, requiring biopsychosocial analysis (BPS) in the early stage of development. However, in the Brazilian context, there is a lack of studies with early intervention in an aquatic environment to improve babies' NPMD, as well as the standardization of the aquatic assessment. Hence, this research was designed as three studies, with the following objectives: to identify the NPMD of four- to 18-month-old children who attended public day care centers in the municipality of Curitiba, Paraná, Brazil, regarding their NPMD, mother-child bond, quality of life (QoL), and stimulation received at home, as well as verify the association between the NPMD and the neonatal, socioeconomic, and environmental variables (Study I); develop, apply and evaluate the effects of a Kids Intervention Therapy - Aquatic Environment (KITE) on the NPMD, QoL, and stimulation received at home (Study II); and to adapt an aquatic functional skills assessment for children three to 24 months old (Study III). This quantitative research was designed as crosssectional (Study I), quasi-experimental with blind assessment (Study II), and methodological studies (Study III). The Alberta Infant Motor Scale (AIMS) and the Denver II screening test were applied to assess the NPMD. A child questionnaire, the socioeconomic questionnaire of the Brazilian Association of Research Companies (ABEP, in Portuguese), the mother-child bond, the Pediatric Quality of Life Inventory for babies (PedsQL™), and the Affordances in the Home Environment for Motor Development-Infant Scale (AHEMD-IS) were used to assess the living conditions of the child. The KITE was developed according to the International Classification of Functioning (ICF) to develop the locomotor, manipulative, and stabilizing skills expected for their age. The activities were carried out in groups, in which the parent/guardian was present. The 45- to 60-minute sessions took place twice a week for four weeks (eight interventions). They progressed week by week, associated with instructions for the home. For the data analysis, specific tests were applied, as well as effect size analysis, using the Statistica, version 7, and SPSS, version 20. In Study I, of the 76 participating children, 42.11% presented risk/delay in NPMD. There was an inverse association between the NPMD and previous abortion (p=0.006) and a direct association with the variety of stimulation (p=0.03). In Study II, 61 children participated - 37 in the control group (CG), and 24 in the intervention group (IG). The IG sample presented better postintervention NPMD (p=0.001), as well as retention (p=0.002), with a large intervention effect (?2=0.178 and 0.156). The IG improved the physical capacity in the QoL domain (p=0.023), with a medium effect (d=0.573). There were no differences between the groups regarding the stimulation received at home. In Study III, the AFAS BABY© scale was developed and had a favorable evaluation report of six specialists in the field. The conclusion come to is that it is necessary to assess the NPMD of children who attend day care centers and that the KITE had positive effects on the NPMD and physical capacity of the participating children. This study contributed to the development of an instrument to assess the aquatic behaviors of babies, the BPS perspective, and the use of the ICF to systematize assessment and intervention, following the family-centered approach and considering the child's contexts. Keywords: Child Development. Child. Exercise. Early Intervention. Motor Activity. Hydrotherapy. International Classification of Functioning, Disability and Health.330 p. : il. (algumas color.).application/pdfDesenvolvimento infantilExercícios físicos para criançasHidroterapiaClassificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e SaúdeEducação FísicaCaracterização, avaliação e intervenção precoce com atividades motoras aquáticas no desenvolvimento neuropsicomotor de bebêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - LUIZE BUENO DE ARAUJO.pdfapplication/pdf23719264https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70012/1/R%20-%20T%20-%20LUIZE%20BUENO%20DE%20ARAUJO.pdf75bd02ee36380e2875b3f438af0f574bMD51open access1884/700122021-03-31 18:24:50.428open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70012Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-03-31T21:24:50Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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