Antecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1884/34134 |
Resumo: | Resumo: O objetivo principal desta dissertação foi o de estender os estudos de Marketing de Relacionamento realizados no contexto brasileiro. Para tanto, enfocou-se as trocas relacionais estabelecidas no Canal de Distribuição da maçã brasileira entre os produtores e as empresas distribuidoras da fruta, sob a ótica dos dirigentes responsáveis pelo processo de estabelecimento/manutenção dos relacionamentos duradouros das empresas produtoras. A coleta de dados foi desenvolvida em ambiente virtual (através da utilização da internet) e de maneira tradicional (questionário em papel). Ao todo foram mensurados 278 (duzentos e setenta e oito) relacionamentos duradouros estabelecidos entre as empresas produtoras com seus distribuidores. Com base no modelo desenvolvido, verificaram-se as relações entre os componentes do construto Qualidade do Relacionamento (Confiança, Satisfação e Comprometimento no Relacionamento) com antecedentes (Custos com o Término do Relacionamento, Valores Compartilhados e Comportamento Unilateral) e conseqüências (Propensão ao abandono do relacionamento e Cooperação) propostos. Conforme previsto pelas hipóteses extraídas de modelos já validados na literatura de Marketing de Relacionamento e da Satisfação, demonstrou-se a importância que a Qualidade do Relacionamento possui no processo de estabelecimento/manutenção das trocas relacionais entre os parceiros estudados neste canal. |
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Zancan, ClaudioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em AdministraçãoPrado, Paulo Henrique Muller, 1967-2013-12-19T16:17:31Z2013-12-19T16:17:31Z2005http://hdl.handle.net/1884/34134Resumo: O objetivo principal desta dissertação foi o de estender os estudos de Marketing de Relacionamento realizados no contexto brasileiro. Para tanto, enfocou-se as trocas relacionais estabelecidas no Canal de Distribuição da maçã brasileira entre os produtores e as empresas distribuidoras da fruta, sob a ótica dos dirigentes responsáveis pelo processo de estabelecimento/manutenção dos relacionamentos duradouros das empresas produtoras. A coleta de dados foi desenvolvida em ambiente virtual (através da utilização da internet) e de maneira tradicional (questionário em papel). Ao todo foram mensurados 278 (duzentos e setenta e oito) relacionamentos duradouros estabelecidos entre as empresas produtoras com seus distribuidores. Com base no modelo desenvolvido, verificaram-se as relações entre os componentes do construto Qualidade do Relacionamento (Confiança, Satisfação e Comprometimento no Relacionamento) com antecedentes (Custos com o Término do Relacionamento, Valores Compartilhados e Comportamento Unilateral) e conseqüências (Propensão ao abandono do relacionamento e Cooperação) propostos. Conforme previsto pelas hipóteses extraídas de modelos já validados na literatura de Marketing de Relacionamento e da Satisfação, demonstrou-se a importância que a Qualidade do Relacionamento possui no processo de estabelecimento/manutenção das trocas relacionais entre os parceiros estudados neste canal.application/pdfMarketing de relacionamentoCanais de distribuiçãoMaçã - ComercializaçãoServiço ao clienteTesesAntecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLAUDIO ZANCAN.pdfapplication/pdf6059979https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34134/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDIO%20ZANCAN.pdf54a47a9bf3331b35270f0994bcf33efbMD51open accessTEXTR - D - CLAUDIO ZANCAN.pdf.txtR - D - CLAUDIO ZANCAN.pdf.txtExtracted Texttext/plain335617https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34134/2/R%20-%20D%20-%20CLAUDIO%20ZANCAN.pdf.txtbe7d1a66dd041e302802cdcc0474cff8MD52open accessTHUMBNAILR - D - CLAUDIO ZANCAN.pdf.jpgR - D - CLAUDIO ZANCAN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1313https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34134/3/R%20-%20D%20-%20CLAUDIO%20ZANCAN.pdf.jpg120ca1005050079f0daea04a399a082aMD53open access1884/341342016-04-08 03:44:11.503open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34134Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:44:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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