Antecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zancan, Claudio
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/34134
Resumo: Resumo: O objetivo principal desta dissertação foi o de estender os estudos de Marketing de Relacionamento realizados no contexto brasileiro. Para tanto, enfocou-se as trocas relacionais estabelecidas no Canal de Distribuição da maçã brasileira entre os produtores e as empresas distribuidoras da fruta, sob a ótica dos dirigentes responsáveis pelo processo de estabelecimento/manutenção dos relacionamentos duradouros das empresas produtoras. A coleta de dados foi desenvolvida em ambiente virtual (através da utilização da internet) e de maneira tradicional (questionário em papel). Ao todo foram mensurados 278 (duzentos e setenta e oito) relacionamentos duradouros estabelecidos entre as empresas produtoras com seus distribuidores. Com base no modelo desenvolvido, verificaram-se as relações entre os componentes do construto Qualidade do Relacionamento (Confiança, Satisfação e Comprometimento no Relacionamento) com antecedentes (Custos com o Término do Relacionamento, Valores Compartilhados e Comportamento Unilateral) e conseqüências (Propensão ao abandono do relacionamento e Cooperação) propostos. Conforme previsto pelas hipóteses extraídas de modelos já validados na literatura de Marketing de Relacionamento e da Satisfação, demonstrou-se a importância que a Qualidade do Relacionamento possui no processo de estabelecimento/manutenção das trocas relacionais entre os parceiros estudados neste canal.
id UFPR_8d7c6ba99188e2243e8b95aaf1925dcf
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/34134
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Zancan, ClaudioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em AdministraçãoPrado, Paulo Henrique Muller, 1967-2013-12-19T16:17:31Z2013-12-19T16:17:31Z2005http://hdl.handle.net/1884/34134Resumo: O objetivo principal desta dissertação foi o de estender os estudos de Marketing de Relacionamento realizados no contexto brasileiro. Para tanto, enfocou-se as trocas relacionais estabelecidas no Canal de Distribuição da maçã brasileira entre os produtores e as empresas distribuidoras da fruta, sob a ótica dos dirigentes responsáveis pelo processo de estabelecimento/manutenção dos relacionamentos duradouros das empresas produtoras. A coleta de dados foi desenvolvida em ambiente virtual (através da utilização da internet) e de maneira tradicional (questionário em papel). Ao todo foram mensurados 278 (duzentos e setenta e oito) relacionamentos duradouros estabelecidos entre as empresas produtoras com seus distribuidores. Com base no modelo desenvolvido, verificaram-se as relações entre os componentes do construto Qualidade do Relacionamento (Confiança, Satisfação e Comprometimento no Relacionamento) com antecedentes (Custos com o Término do Relacionamento, Valores Compartilhados e Comportamento Unilateral) e conseqüências (Propensão ao abandono do relacionamento e Cooperação) propostos. Conforme previsto pelas hipóteses extraídas de modelos já validados na literatura de Marketing de Relacionamento e da Satisfação, demonstrou-se a importância que a Qualidade do Relacionamento possui no processo de estabelecimento/manutenção das trocas relacionais entre os parceiros estudados neste canal.application/pdfMarketing de relacionamentoCanais de distribuiçãoMaçã - ComercializaçãoServiço ao clienteTesesAntecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLAUDIO ZANCAN.pdfapplication/pdf6059979https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34134/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDIO%20ZANCAN.pdf54a47a9bf3331b35270f0994bcf33efbMD51open accessTEXTR - D - CLAUDIO ZANCAN.pdf.txtR - D - CLAUDIO ZANCAN.pdf.txtExtracted Texttext/plain335617https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34134/2/R%20-%20D%20-%20CLAUDIO%20ZANCAN.pdf.txtbe7d1a66dd041e302802cdcc0474cff8MD52open accessTHUMBNAILR - D - CLAUDIO ZANCAN.pdf.jpgR - D - CLAUDIO ZANCAN.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1313https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34134/3/R%20-%20D%20-%20CLAUDIO%20ZANCAN.pdf.jpg120ca1005050079f0daea04a399a082aMD53open access1884/341342016-04-08 03:44:11.503open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/34134Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T06:44:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Antecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)
title Antecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)
spellingShingle Antecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)
Zancan, Claudio
Marketing de relacionamento
Canais de distribuição
Maçã - Comercialização
Serviço ao cliente
Teses
title_short Antecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)
title_full Antecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)
title_fullStr Antecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)
title_full_unstemmed Antecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)
title_sort Antecedentes e conseqüencias da qualidade do relacionamento (QR)
author Zancan, Claudio
author_facet Zancan, Claudio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduaçao em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Zancan, Claudio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Prado, Paulo Henrique Muller, 1967-
contributor_str_mv Prado, Paulo Henrique Muller, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Canais de distribuição
Maçã - Comercialização
Serviço ao cliente
Teses
topic Marketing de relacionamento
Canais de distribuição
Maçã - Comercialização
Serviço ao cliente
Teses
description Resumo: O objetivo principal desta dissertação foi o de estender os estudos de Marketing de Relacionamento realizados no contexto brasileiro. Para tanto, enfocou-se as trocas relacionais estabelecidas no Canal de Distribuição da maçã brasileira entre os produtores e as empresas distribuidoras da fruta, sob a ótica dos dirigentes responsáveis pelo processo de estabelecimento/manutenção dos relacionamentos duradouros das empresas produtoras. A coleta de dados foi desenvolvida em ambiente virtual (através da utilização da internet) e de maneira tradicional (questionário em papel). Ao todo foram mensurados 278 (duzentos e setenta e oito) relacionamentos duradouros estabelecidos entre as empresas produtoras com seus distribuidores. Com base no modelo desenvolvido, verificaram-se as relações entre os componentes do construto Qualidade do Relacionamento (Confiança, Satisfação e Comprometimento no Relacionamento) com antecedentes (Custos com o Término do Relacionamento, Valores Compartilhados e Comportamento Unilateral) e conseqüências (Propensão ao abandono do relacionamento e Cooperação) propostos. Conforme previsto pelas hipóteses extraídas de modelos já validados na literatura de Marketing de Relacionamento e da Satisfação, demonstrou-se a importância que a Qualidade do Relacionamento possui no processo de estabelecimento/manutenção das trocas relacionais entre os parceiros estudados neste canal.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-19T16:17:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-19T16:17:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/34134
url http://hdl.handle.net/1884/34134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34134/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDIO%20ZANCAN.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34134/2/R%20-%20D%20-%20CLAUDIO%20ZANCAN.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/34134/3/R%20-%20D%20-%20CLAUDIO%20ZANCAN.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 54a47a9bf3331b35270f0994bcf33efb
be7d1a66dd041e302802cdcc0474cff8
120ca1005050079f0daea04a399a082a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860414620827648