La bande dessinée, pour quoi faire? : uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Francês língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vailatti, Teurra Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/52211
Resumo: Orientadora: Profª Drª Deise Cristina de Lima Picanço
id UFPR_8e88828699bd49bd430d284cfc40aa5f
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/52211
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Vailatti, Teurra FernandesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoPicanço, Deise Cristina de Lima, 1969-2022-09-01T19:05:41Z2022-09-01T19:05:41Z2016https://hdl.handle.net/1884/52211Orientadora: Profª Drª Deise Cristina de Lima PicançoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2016Inclui referências : f. 125-129Resumo: Esta investigação, de natureza qualitativa, busca compreender como haveria um uso instrumental das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de francês como língua estrangeira (FLE) de abordagem comunicativa, ou seja, como um recurso facilitador para a transmissão de conteúdos e não como uma linguagem a ser estudada por si mesma. Para tal propósito, foram analisadas onze coleções de FLE com os objetivos de verificar que usos dos quadrinhos estão materializados nos livros didáticos e de verificar como as coleções ditas de abordagem comunicativa limitam o uso dos quadrinhos, sobretudo enquanto documento autêntico. A proposta desta investigação está fundamentada na teoria bakhtiniana de linguagem, especialmente a partir dos conceitos de enunciado, gênero do discurso, dialogismo e alteridade. A teoria engendra uma abertura conceitual que possibilita o entendimento das histórias em quadrinhos enquanto linguagem que integra a dinâmica da comunicação. No debate teórico, autores como Barthes (1990), Groensteen (2007) e Cagnin (2014) contribuem para fundamentar as análises semióticas das histórias em quadrinhos como método de interpretação desta linguagem, complementando assim, a discussão que circunscreve este estudo. Do mesmo modo, os referenciais supracitados auxiliam a analisar como os quadrinhos se relacionam com os conteúdos dos livros didáticos, com suas propostas pedagógicas e com as metodologias a elas subjacentes. O percurso de análise das coleções de FLE apontou que a instrumentalização do gênero no livro didático se mostrou uma tendência e que a linguagem dos quadrinhos ainda não é estudada por si mesma, ou seja, mesmo que ela figure como documento autêntico nos livros comunicativos, seu uso ainda visa a transmissão de outros conteúdos, como por exemplo, conteúdos linguísticos, e a imagem, que raramente é explorada discursivamente, é usada como suporte para este propósito. Palavras-chave: Histórias em quadrinhos. Livro didático. Metodologias de ensino de línguas estrangeiras. Francês como língua estrangeira.Résumé: Cette recherche, d'approche qualitative, cherche à comprendre comment il y aurait une utilisation instrumentale de la bande dessinée dans les manuels de français langue étrangère (FLE) d'approche communicative, c'est-à-dire, comme un outil facilitateur pour la transmission de contenus et non pas comme un langage à être étudié pour lui-même. À cette fin, onze collections de FLE ont été analysées dans le but de vérifier quelles utilisations de la bande dessinée se matérialisent dans les méthodes et de vérifier comment les collections dites communicatives limitent l'utilisation de la bande dessinée, en particulier en tant que document authentique. La proposition de cette recherche est basée sur la théorie du langage de Bakhtine, en particulier à partir des concepts d'enoncé, de genre discoursif, de dialogisme et d'altérité. La théorie permet une ouverture conceptuelle qui rend possible comprendre les bandes dessinées comme un langage qui intègre la dynamique de la communication. Dans le débat théorique, des auteurs comme Barthes (1990), Groensteen (2007) et Cagnin (2014) contribuent à soutenir l'analyse sémiotique de la bande dessinée comme méthode d'interprétation de ce langage, complétant ainsi la discussion qui circonscrit cette étude. De même, les références susmentionnées aident à analyser comment les bandes dessinées se rapportent au contenu des manuels, leurs propos pédagogiques et les méthodologies sous-jacentes. L'analyse des collections de FLE a montré que l'instrumentation du genre dans les méthodes est une tendance et que le langage de la bande dessinée n'est pas encore étudié pour lui-même ; même s'il apparaît comme document authentique dans les manuels communicatifs, son utilisation est toujours destinée à la transmission d'autres contenus, tels que les contenus linguistiques, et l'image, rarement exploitée discursivement, est utilisée comme support à cet enjeu. Mot-clé : Bande dessinée. Méthodes. Méthodologie de l'enseignement des langues étrangères. Français Langue Étrangère.146 f. : il. color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoHistórias em quadrinhosLivros didáticosLíngua estrangeira - Estudo e ensinoLa bande dessinée, pour quoi faire? : uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Francês língua estrangeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - TEURRA FERNANDES VAILATTI.pdfapplication/pdf16316283https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52211/1/R%20-%20D%20-%20TEURRA%20FERNANDES%20VAILATTI.pdf768f57c0fa65f080380b1bdc8af70933MD51open access1884/522112022-09-01 16:05:41.508open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/52211Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-01T19:05:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv La bande dessinée, pour quoi faire? : uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Francês língua estrangeira
title La bande dessinée, pour quoi faire? : uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Francês língua estrangeira
spellingShingle La bande dessinée, pour quoi faire? : uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Francês língua estrangeira
Vailatti, Teurra Fernandes
Educação
Histórias em quadrinhos
Livros didáticos
Língua estrangeira - Estudo e ensino
title_short La bande dessinée, pour quoi faire? : uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Francês língua estrangeira
title_full La bande dessinée, pour quoi faire? : uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Francês língua estrangeira
title_fullStr La bande dessinée, pour quoi faire? : uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Francês língua estrangeira
title_full_unstemmed La bande dessinée, pour quoi faire? : uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Francês língua estrangeira
title_sort La bande dessinée, pour quoi faire? : uma análise das histórias em quadrinhos nos livros didáticos de Francês língua estrangeira
author Vailatti, Teurra Fernandes
author_facet Vailatti, Teurra Fernandes
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Vailatti, Teurra Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Picanço, Deise Cristina de Lima, 1969-
contributor_str_mv Picanço, Deise Cristina de Lima, 1969-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Histórias em quadrinhos
Livros didáticos
Língua estrangeira - Estudo e ensino
topic Educação
Histórias em quadrinhos
Livros didáticos
Língua estrangeira - Estudo e ensino
description Orientadora: Profª Drª Deise Cristina de Lima Picanço
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-01T19:05:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-01T19:05:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/52211
url https://hdl.handle.net/1884/52211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146 f. : il. color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/52211/1/R%20-%20D%20-%20TEURRA%20FERNANDES%20VAILATTI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 768f57c0fa65f080380b1bdc8af70933
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699072450101248