Utilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rafael de Andrade
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/25342
Resumo: Resumo: Este trabalho aborda a utilização de Múltiplas Representações Externas como invólucros de instruções complexas durante o processo de construção de figuras geométricas conhecidas como fractais. Dada a dificuldade intrínseca à construção de tais figuras bem como a carga cognitiva necessária para realizar a tarefa referida apresenta-se aqui, como objeto de prova empírica, um Ambiente Exploratório que permitirá a um aprendiz elaborar os seus próprios fractais. Baseado nas ideias do Construcionismo, o aprendiz envolve-se na utilização deste micromundo produzindo e explorando o conhecimento potencialmente fornecido no processo de observação de fractais. Pretende-se demonstrar que tal aprendiz pode ser capaz de construir Fractais se o mesmo utilizar Múltiplas Representações Externas que pertençam a um domínio simplificado de informações já conhecidas por ele. Uma vez selecionadas as Representações Externas adequadas, encapsula-se uma Gramática de Derivação Paralela denominada L-Systems a qual é o conjunto de instruções complexas utilizadas neste contexto para construção dos fractais. Associada à gramática de derivação paralela referida também estão os princípios de construção de formas geométricas da Linguagem LOGO. Não é esperado que o aprendiz tenha conhecimento acerca do funcionamento dos L-Systems, tampouco da linguagem LOGO. Finalmente as Múltiplas Representações Externas servirão como uma camada de abstração e são traduzidas pela ferramenta em animações que geram as figuras fractais complementando o conhecimento do aprendiz acerca de tais formas geométricas.
id UFPR_8e9447c554476b3e62f5081ab3d1db22
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25342
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Sousa, Rafael de AndradeDirene, Alexandre IbrahimUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática2012-10-10T17:14:52Z2012-10-10T17:14:52Z2012-10-10http://hdl.handle.net/1884/25342Resumo: Este trabalho aborda a utilização de Múltiplas Representações Externas como invólucros de instruções complexas durante o processo de construção de figuras geométricas conhecidas como fractais. Dada a dificuldade intrínseca à construção de tais figuras bem como a carga cognitiva necessária para realizar a tarefa referida apresenta-se aqui, como objeto de prova empírica, um Ambiente Exploratório que permitirá a um aprendiz elaborar os seus próprios fractais. Baseado nas ideias do Construcionismo, o aprendiz envolve-se na utilização deste micromundo produzindo e explorando o conhecimento potencialmente fornecido no processo de observação de fractais. Pretende-se demonstrar que tal aprendiz pode ser capaz de construir Fractais se o mesmo utilizar Múltiplas Representações Externas que pertençam a um domínio simplificado de informações já conhecidas por ele. Uma vez selecionadas as Representações Externas adequadas, encapsula-se uma Gramática de Derivação Paralela denominada L-Systems a qual é o conjunto de instruções complexas utilizadas neste contexto para construção dos fractais. Associada à gramática de derivação paralela referida também estão os princípios de construção de formas geométricas da Linguagem LOGO. Não é esperado que o aprendiz tenha conhecimento acerca do funcionamento dos L-Systems, tampouco da linguagem LOGO. Finalmente as Múltiplas Representações Externas servirão como uma camada de abstração e são traduzidas pela ferramenta em animações que geram as figuras fractais complementando o conhecimento do aprendiz acerca de tais formas geométricas.application/pdfTesesMultimidia interativaSistemas de computação interativosEnsino auxiliado por computadorUtilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALdissertacao_Rafael_Sousa.pdfapplication/pdf1365485https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25342/1/dissertacao_Rafael_Sousa.pdf3106e4062f7df997899724bbaf384139MD51open accessTEXTdissertacao_Rafael_Sousa.pdf.txtdissertacao_Rafael_Sousa.pdf.txtExtracted Texttext/plain94390https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25342/2/dissertacao_Rafael_Sousa.pdf.txt149addfba9042c5a4060b1607eb4c6f5MD52open accessTHUMBNAILdissertacao_Rafael_Sousa.pdf.jpgdissertacao_Rafael_Sousa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25342/3/dissertacao_Rafael_Sousa.pdf.jpgd6aee0491c6ab72488ea894a85c577c1MD53open access1884/253422016-04-07 08:27:19.663open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25342Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T11:27:19Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Utilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem
title Utilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem
spellingShingle Utilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem
Sousa, Rafael de Andrade
Teses
Multimidia interativa
Sistemas de computação interativos
Ensino auxiliado por computador
title_short Utilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem
title_full Utilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem
title_fullStr Utilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem
title_full_unstemmed Utilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem
title_sort Utilização de múltiplas representações externas para construção de fractais em ambientes exploratórios de aprendizagem
author Sousa, Rafael de Andrade
author_facet Sousa, Rafael de Andrade
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Direne, Alexandre Ibrahim
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informática
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rafael de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Multimidia interativa
Sistemas de computação interativos
Ensino auxiliado por computador
topic Teses
Multimidia interativa
Sistemas de computação interativos
Ensino auxiliado por computador
description Resumo: Este trabalho aborda a utilização de Múltiplas Representações Externas como invólucros de instruções complexas durante o processo de construção de figuras geométricas conhecidas como fractais. Dada a dificuldade intrínseca à construção de tais figuras bem como a carga cognitiva necessária para realizar a tarefa referida apresenta-se aqui, como objeto de prova empírica, um Ambiente Exploratório que permitirá a um aprendiz elaborar os seus próprios fractais. Baseado nas ideias do Construcionismo, o aprendiz envolve-se na utilização deste micromundo produzindo e explorando o conhecimento potencialmente fornecido no processo de observação de fractais. Pretende-se demonstrar que tal aprendiz pode ser capaz de construir Fractais se o mesmo utilizar Múltiplas Representações Externas que pertençam a um domínio simplificado de informações já conhecidas por ele. Uma vez selecionadas as Representações Externas adequadas, encapsula-se uma Gramática de Derivação Paralela denominada L-Systems a qual é o conjunto de instruções complexas utilizadas neste contexto para construção dos fractais. Associada à gramática de derivação paralela referida também estão os princípios de construção de formas geométricas da Linguagem LOGO. Não é esperado que o aprendiz tenha conhecimento acerca do funcionamento dos L-Systems, tampouco da linguagem LOGO. Finalmente as Múltiplas Representações Externas servirão como uma camada de abstração e são traduzidas pela ferramenta em animações que geram as figuras fractais complementando o conhecimento do aprendiz acerca de tais formas geométricas.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-10T17:14:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-10T17:14:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/25342
url http://hdl.handle.net/1884/25342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25342/1/dissertacao_Rafael_Sousa.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25342/2/dissertacao_Rafael_Sousa.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25342/3/dissertacao_Rafael_Sousa.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3106e4062f7df997899724bbaf384139
149addfba9042c5a4060b1607eb4c6f5
d6aee0491c6ab72488ea894a85c577c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699165922263040