Contraturno escolar : o ciclo gnosiológico nas interações da educação escolar em tempo integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maurício de, 1974-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/65925
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes
id UFPR_9cab8537902e9acac742f5c2ba2e4927
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/65925
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Maurício de, 1974-Fidelis, Lourival de Moraes, 1971-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências AmbientaisFagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-2022-01-31T20:50:43Z2022-01-31T20:50:43Z2019https://hdl.handle.net/1884/65925Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória FagundesCoorientador: Prof. Dr. Lourival de Moraes FidelisDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 25/10/2019Inclui referências: p. 101-103Resumo: A Escola Municipal Monteiro Lobato é uma instituição de ensino periférica, localizada em Matinhos, no litoral do Paraná. Os estudantes que nela estão matriculados, também tem a oportunidade de frequentar atividades de contraturno, ofertadas pela prefeitura do município em parceria a outras organizações, de caráter privado. Tais parcerias ocorrem em atendimento a um arcabouço institucional que envolve a LDB e o PNE, e onde há orientações para o atendimento de metas quanto à oferta de ensino escolar em tempo integral. Há uma interpretação no cenário da Educação Pública Brasileira que entende a ampliação do horário de estudos, através da oferta de uma educação escolar com ensino em tempo integral, como uma das alternativas para a melhoria das condições de ensino na realidade nacional. Nossa pesquisa participante se construiu com os professores desta escola, no intuito de averiguar como se apresenta o ciclo gnosiológico nas relações entre a jornada parcial e a jornada ampliada de estudos. Utilizando o grupo de discussão da pesquisa participante como ferramenta de produção de coleta de dados, e submetendo tais dados ao método dialético de interpretação, buscamos compreender se há algum indicador que aproxime as práticas educativas realizadas nestes espaços de formação com um perfil de egresso que, segundo o MEC, deve ser de jovens protagonistas, autônomos e conscientes diante das questões ambientais. Com a análise das falas das educadoras envolvidas na pesquisa, esperamos contribuir com o debate acerca da intencionalidade e do cumprimento dos objetivos que se entrelaçam na aplicabilidade da política pública sobre a qual construímos este estudo. Palavras-chave: Ciclo gnosiológico. Contraturno. Ensino em tempo integral. Pesquisa participante. Ensino de ciências ambientais.Abstract: Monteiro Lobato Municipal School is a peripheral educational institution located in Matinhos, on the coast of Paraná. Students who are enrolled also have the opportunity to attend overtime activities offered by the municipality in partnership with other private organizations. Such partnerships occur in attendance to an institutional framework that involves the LDB and the PNE, and where there are guidelines for meeting goals regarding the provision of full-time school education. There is an interpretation in the scenario of the Brazilian Public Education that understands the study expansion schedule, through the offer of a full time school education, as an alternative for the improvement of the teaching conditions in the national reality. Our participant research was structured along with the teachers of this school, with the intention of evaluating how it presents the gnosiological cycle in the relations between a partial and an extended journey of studies. Using the participant research discussion group as a tool for data production and collection, and submitting the data to the dialectical method of interpretation, we hope to understand if there are any indicators that approximate how the educational practices carried out in these training spaces with an egress profile that, according to the MEC, should present from the extended journey, young protagonists, autonomous and aware of environmental issues. With an analysis of the statements of the educators registered in the research, we hope to contribute to the debate about intentionality and to fulfill the objectives intertwined in the applicability of public policy on which we built our indicators. Keyword: Gnosiological cycle. Overtime. Full-time teaching. Participatory research. Environmental science teaching1 arquivo (110 p.) : PDF.application/pdfEscolas municipais - Matinhos (PR)Escolas de tempo integralEducação ambientalContraturno escolar : o ciclo gnosiológico nas interações da educação escolar em tempo integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MAURICIO DE SOUZA.pdfapplication/pdf1393598https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65925/1/R%20-%20D%20-%20MAURICIO%20DE%20SOUZA.pdf607eb39a8f16a403ee1783ea7afdca80MD51open access1884/659252022-01-31 17:50:43.14open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/65925Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-31T20:50:43Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contraturno escolar : o ciclo gnosiológico nas interações da educação escolar em tempo integral
title Contraturno escolar : o ciclo gnosiológico nas interações da educação escolar em tempo integral
spellingShingle Contraturno escolar : o ciclo gnosiológico nas interações da educação escolar em tempo integral
Souza, Maurício de, 1974-
Escolas municipais - Matinhos (PR)
Escolas de tempo integral
Educação ambiental
title_short Contraturno escolar : o ciclo gnosiológico nas interações da educação escolar em tempo integral
title_full Contraturno escolar : o ciclo gnosiológico nas interações da educação escolar em tempo integral
title_fullStr Contraturno escolar : o ciclo gnosiológico nas interações da educação escolar em tempo integral
title_full_unstemmed Contraturno escolar : o ciclo gnosiológico nas interações da educação escolar em tempo integral
title_sort Contraturno escolar : o ciclo gnosiológico nas interações da educação escolar em tempo integral
author Souza, Maurício de, 1974-
author_facet Souza, Maurício de, 1974-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Fidelis, Lourival de Moraes, 1971-
Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maurício de, 1974-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-
contributor_str_mv Fagundes, Maurício Cesar Vitória, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas municipais - Matinhos (PR)
Escolas de tempo integral
Educação ambiental
topic Escolas municipais - Matinhos (PR)
Escolas de tempo integral
Educação ambiental
description Orientador: Prof. Dr. Maurício Cesar Vitória Fagundes
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-31T20:50:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-31T20:50:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/65925
url https://hdl.handle.net/1884/65925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (110 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/65925/1/R%20-%20D%20-%20MAURICIO%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 607eb39a8f16a403ee1783ea7afdca80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699141744197632