Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kohls, Chirlei Diana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/47911
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Claudia Irene de Quadros
id UFPR_a3df0ba093d00a71a44f8626f230fad3
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47911
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Kohls, Chirlei DianaUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoQuadros, Cláudia Irene de2018-03-13T19:00:34Z2018-03-13T19:00:34Z2017http://hdl.handle.net/1884/47911Orientador: Prof. Dr. Claudia Irene de QuadrosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 28/04/2017Inclui referências : f. 131-137Resumo: Esta dissertação analisa de que forma as mediações atravessam o consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de jovens evangélicos em contexto de convergência cultural. Nesse sentido, o problema de pesquisa é: como se dá o consumo midiático de jovens a partir do contexto das mediações diante da transformação da comunicação? Os jovens evangélicos são da Comunidade Alcance de Curitiba (PR) e os jovens em conflito com a lei da Casa de Semiliberdade de Curitiba. A faixa etária dos dois grupos varia de 15 a 29 anos. As discussões são embasadas pelas transformações da cultura e da comunicação e as mediações imbricadas nos processos comunicativos e no consumo midiático de jovens. O arcabouço teórico traz principalmente a teoria das mediações, de Jesús Martín- Barbero, e o modelo das múltiplas mediações, de Guillermo Orozco Gómez. Nesse contexto, ainda trabalhamos a convergência sob a perspectiva de transformações culturais e o consumo a partir de uma abordagem multidisciplinar, considerando aspectos como globalização, cidadania, identidade e cultura, na qual também se insere o consumo midiático. Os procedimentos metodológicos adotados são múltiplos: foram aplicados quatro grupos focais, sendo dois com jovens evangélicos e dois com jovens em conflito com a lei; seis entrevistas em profundidade, três de cada grupo; e os mesmos seis jovens tiveram seus perfis do Facebook analisados com base na etnografia virtual. As mediações atravessam e interferem no consumo midiático dos dois grupos de jovens, por exemplo, restringindo o uso da Internet e do celular, o que muda a relação com outros meios, e estimulando o contato com determinados meios, o que também interfere na percepção dos conteúdos midiáticos. No Facebook, os conteúdos publicados pelos jovens também são permeados por mediações em ambos os grupos pesquisados. Palavras-chave: Comunicação. Mediações. Consumo midiático. Convergência. Jovens.Abstract: This dissertation analyzes how the mediations cross the media consumption of young people in conflict with the law and of young evangelicals in the context of cultural convergence. In this sense, the research's problem is: how the media consumption of young people happens from a mediations' context in face of the transformation of communication? The young Evangelicals are from the Communidade Alcance de Curitiba (PR) and the young people in conflict with the law are from the Casa de Semiliberdade of Curitiba. The age of the members in both groups ranges from 15 to 29 years old. The discussions are based on the transformations of culture and communication and the mediations imbricated in the communicative processes and in the media consumption of young people. The theoretical framework includes mainly the theory of mediations, by Jesús Martín-Barbero, and Guillermo Orozco Gómez's model of multiple mediations. In this context, we also work on convergence from the perspective of cultural changes and consumption from a multidisciplinary approach, considering aspects such as globalization, citizenship, identity and culture, in which media consumption is inserted as well. The methodological procedures adopted are multiple: four focal groups have been applied, two with young evangelicals and two with young people in conflict with the law; six in-depth interviews, three from each group; and the same six young people had their Facebook profiles analyzed based on virtual ethnography. Mediations interfere with the media consumption of the two groups of young people, for example, restricting the use of the Internet and the cell phone, which changes the relation with other means, and stimulating the contact with certain means, which also interferes in the perception of the media contents. On Facebook, content published by young people is also permeated by mediations in both groups that were researched. Keywords: Communication. Mediations. Media consumption. Convergence. Young people.145 f. : tabs.application/pdfDisponível em formato digitalComunicaçãoConvergência culturalMediação - ComunicaçãoMídia - ConsumoMediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CHIRLEI DIANA KOHLS.pdfapplication/pdf3482295https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47911/1/R%20-%20D%20-%20CHIRLEI%20DIANA%20KOHLS.pdfa1620c303b07bfb746215735abe925a2MD51open access1884/479112018-03-13 16:00:34.198open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47911Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082018-03-13T19:00:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
title Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
spellingShingle Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
Kohls, Chirlei Diana
Comunicação
Convergência cultural
Mediação - Comunicação
Mídia - Consumo
title_short Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
title_full Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
title_fullStr Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
title_full_unstemmed Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
title_sort Mediações no consumo midiático de jovens em conflito com a lei e de evangélicos : "tipo, o dia inteiro, né?"
author Kohls, Chirlei Diana
author_facet Kohls, Chirlei Diana
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.contributor.author.fl_str_mv Kohls, Chirlei Diana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Quadros, Cláudia Irene de
contributor_str_mv Quadros, Cláudia Irene de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Convergência cultural
Mediação - Comunicação
Mídia - Consumo
topic Comunicação
Convergência cultural
Mediação - Comunicação
Mídia - Consumo
description Orientador: Prof. Dr. Claudia Irene de Quadros
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-13T19:00:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-13T19:00:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/47911
url http://hdl.handle.net/1884/47911
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 145 f. : tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47911/1/R%20-%20D%20-%20CHIRLEI%20DIANA%20KOHLS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a1620c303b07bfb746215735abe925a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797698999559389184