Do lado de lá, do lado de cá : um estudo sobre processos criativos de crianças em jogos de improvisação musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fernanda de, 1978-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74713
Resumo: Orientadora: Prof. Dra. Tania Stoltz
id UFPR_aa00189827f4b95fdd2bad4c2eb933d4
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74713
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Souza, Fernanda de, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoStoltz, Tania, 1963-2022-04-04T14:13:07Z2022-04-04T14:13:07Z2021https://hdl.handle.net/1884/74713Orientadora: Prof. Dra. Tania StoltzTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/03/2021Inclui referências: p. 296-308Resumo: A presente pesquisa visa a investigar processos criativos musicais infantis, a partir das condutas musicais e trocas de saberes observáveis em jogos de improvisação musical de crianças, livres e mediados, em busca de uma abordagem reflexiva, no intuito de apontar aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem musical infantil que sejam emergentes, significativos e inovadores. Nesse sentido, (i) busca-se identificar processos criativos emergentes em jogos de improvisação musical de crianças de 3 a 10 anos; (ii) reconhecer condutas musicais e elementos composicionais presentes em jogos de improvisação musical de crianças de 3 a 10 anos, bem como identificar processos reflexivos dessas crianças a respeito de tais condutas e elementos; (iii) e refletir, junto às famílias participantes da pesquisa, sobre o envolvimento e resposta criativa das crianças ao longo do estudo realizado de modo remoto. Devido à sua natureza transdisciplinar, envolvendo questões pertinentes tanto à psicologia do desenvolvimento quanto à abordagem sociocultural da infância, a pesquisa elabora a noção mais abrangente de criatividade musical tendo por base duas perspectivas complementares, a saber: por um lado, (i) a noção de equilibração, tal como propõe a epistemologia genética de Jean Piaget, em sua relação com as proposições de François Delalande acerca das condutas musicais infantis exploratórias, simbólicas e de operatórias e, por outro lado, (ii) a noção de emergência, tal como é apresentada por Robert Keith Sawyer em seus estudos sobre criatividade em contextos improvisatórios. Os procedimentos metodológicos incluíram observações clínicas participantes, entrevistas clínicas semiestruturadas e análises clínicas, baseadas no método clínico piagetiano. Foram desenvolvidos, durante a fase de coleta de dados - realizada remotamente, ao longo de seis meses, envolvendo registros em áudio e vídeo de performances musicais síncronas e assíncronas - diversos dispositivos interacionais, concentrados na noção da CaS (Caixa Sonora), que agrega dezenas de instrumentos artesanais, e um grande número de recursos digitais e virtuais, bancos de sons, aplicativos e plataformas online aliados a determinados protocolos de aplicação e acompanhamento mediado. Além disso, desenvolveram-se três dispositivos metodológicos e analíticos (instrumentos reflexivos) - discutidos separadamente ao longo dos três últimos capítulos da tese, mas integrados na prática da pesquisa -, a saber: a noção de pesquisa exploratória continuada e mediada (capítulo 5), a noção de campo exploratório da criatividade musical infantil (capítulo 6); e a noção de complexidade composicional intercondutas (capítulo 7); as quais, consideradas em conjunto e de maneira dinâmica, estabelecem a tese de que A ABORDAGEM REFLEXIVA PRATICADA AO LONGO DA PESQUISA COM CRIANÇAS DE 3 A 10 ANOS A RESPEITO DE SEUS PRÓPRIOS PROCESSOS CRIATIVOS, DE SUAS CONDUTAS MUSICAIS E ATIVIDADES COMPOSICIONAIS EM JOGOS DE IMPROVISAÇÃO MUSICAL LIVRES E MEDIADOS FAVORECE O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM MUSICAL INFANTIL, revelando a necessidade (i) do desenvolvimento de novos instrumentos mediadores dos processos criativos intersubjetivos emergentes em regimes de interação remota - a exemplo da CaS; (ii) do desenvolvimento de novos procedimentos educacionais baseados na pesquisa exploratória e na troca de saberes - a exemplo da experiência dos 'encontros remotos' praticados ao longo da pesquisa; e (iii) do desenvolvimento de novos procedimentos analíticos aplicáveis à condutas musicais infantis - a exemplo dos níveis de complexidade composicional em jogos de improvisação aqui sugeridos. Em especial, A TESE CONTRIBUI COM OS ESTUDOS DE DELALANDE AO PROPOR VARIÁVEIS DE COMPLEXIDADE COMPOSICIONAL QUE PODEM SER DIRETAMENTE RELACIONÁVEIS À DETERMINADAS CONDUTAS MUSICAIS, EM FUNÇÃO DE DIFERENTES ASPECTOS CRIATIVOS, OBSERVADOS DE MANEIRA EMERGENTE EM JOGOS DE IMPROVISAÇÃO PRATICADOS POR CRIANÇAS EM CONTEXTOS NÃO MEDIADOS. A pesquisa foi realizada de maneira remota, durante um período de isolamento social compulsório motivado pela pandemia Covid-19, que limitou o acesso presencial às crianças participantes. Superar as limitações impostas por esse quadro exigiu um esforço de inovação organizacional e metodológica adicional na fase de coleta de dados, e as soluções encontradas em decorrência disso são elas mesmas uma parte significativa e inovadora da tese apresentada, que pode ser identificada, dessa maneira, como resultante de uma pesquisa de observação participante remota com crianças.Abstract: The present research aims to investigate children's musical creative processes which stem from the musical conducts and processes of knowledge exchange that are observable in children's musical improvisation games, free and mediated, looking for a reflective approach, in order to point out emerging, meaningful and innovative aspects of children's musical development and learning. In this sense, it seeks (i) to identify emerging creative processes in musical improvisation games by children aged 3 to 10 years; (ii) to recognize musical conducts and compositional elements present in musical improvisation games by children aged 3 to 10 years, as well as to identify reflective processes by these children about such musical conducts and elements; and (iii) reflect, by the families participating in the research, on children's involvement and creative response along a study carried out remotely. Due to its transdisciplinary nature, involving issues relevant to both developmental psychology and childhood sociocultural approaches, the research elaborates the broader notion of musical creativity having as grounds two complementary perspectives, namely: on the one hand, (i) the concept of equilibration, as proposed by Jean Piaget's genetic epistemology, and in accordance with the notions of exploratory, expressive and constructive musical conducts suggested by François Delalande and, on the other hand, (ii) the notion of emergence, found in Robert Keith Sawyer's studies on creativity in improvisational contexts. Methodological procedures included participating clinical observations, semi-structured clinical interviews and clinical analyses, based on the Piagetian clinical method. While the research was in its phase of data collecting - carried out remotely, over six months, and involving audio and video recordings of synchronous and asynchronous musical performances - several interactive devices were developed, concentrated on the notion of CaS ('Caixa Sonora', Sound Box), which aggregates dozens of handmade instruments, and a large number of digital and virtual resources, sound banks, softwares and online platforms together with certain protocols of application and mediated monitoring. In addition, three methodological and analytical devices were developed (reflexive tools) - which are discussed individually over the last three chapters of the thesis though integrated in the practice of research -, namely: the notion of continued and mediated exploratory research (chapter 5), the notion of exploratory field of childhood's musical creativity (chapter 6); and the notion of interconducts compositional complexity (chapter 7), which, considered together and in a dynamic way, establish the thesis that THE REFLECTIVE APPROACH PRACTICED ALONG THE RESEARCH WITH CHILDREN AGED 3 TO 10 YEARS REGARDING THEIR OWN CREATIVE PROCESSES, THEIR MUSICAL CONDUCTS AND COMPOSITIONAL ACTIVITIES IN FREE AND MEDIATED MUSICAL IMPROVISATION GAMES, FAVORS CHILDREN'S MUSICAL DEVELOPMENT AND LEARNING, revealing the need of (i) the development of new instruments to mediate the intersubjective creative processes emerging in remote interaction regimes - such as the CaS; (ii) the development of new educational procedures based on exploratory research and the exchange of knowledge - such as the experience of 'remote encounters' that happened throughout the research; and (iii) the development of new analytical procedures applicable to children's musical conduct - such as the levels of compositional complexity in improvisational games here suggested. In particular, THE THESIS CONTRIBUTES TO DELALANDE'S STUDIES BY PROPOSING COMPOSITIONAL COMPLEXITY VARIABLES WHICH CAN BE DIRECTLY RELATED TO DETERMINATE MUSICAL CONDUCTS, ANSWERING TO DISTINCT EMERGING CREATIVE ASPECTS, OBSERVED IN MUSICAL IMPROVISATION GAMES PERFORMED BY CHILDREN IN UNMEDIATED CONTEXTS. The survey was conducted remotely, during a period of compulsory social isolation motivated by the global Covid-19 pandemic, which limited face-to-face access to participating children. Overcoming the limitations imposed by this state of affairs required an additional effort in organizational and methodological innovation during the data collection phase, and the solutions found consequently on these grounds are themselves a significant and innovative part of the thesis presented, which can be seen, in this way, as resulting from a remote participative observation survey with children.1 recurso online (341 p.) : PDF.application/pdfPensamento criativoJogos infantisCriatividade em criançasImprovisação (Musica)Psicologia do desenvolvimentoEducaçãoDo lado de lá, do lado de cá : um estudo sobre processos criativos de crianças em jogos de improvisação musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - FERNANDA DE SOUZA.pdfapplication/pdf12965773https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74713/1/R%20-%20T%20-%20FERNANDA%20DE%20SOUZA.pdf51ee86059912b2b9f58dd1d4026883e2MD51open access1884/747132022-04-04 11:13:07.594open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74713Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-04T14:13:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do lado de lá, do lado de cá : um estudo sobre processos criativos de crianças em jogos de improvisação musical
title Do lado de lá, do lado de cá : um estudo sobre processos criativos de crianças em jogos de improvisação musical
spellingShingle Do lado de lá, do lado de cá : um estudo sobre processos criativos de crianças em jogos de improvisação musical
Souza, Fernanda de, 1978-
Pensamento criativo
Jogos infantis
Criatividade em crianças
Improvisação (Musica)
Psicologia do desenvolvimento
Educação
title_short Do lado de lá, do lado de cá : um estudo sobre processos criativos de crianças em jogos de improvisação musical
title_full Do lado de lá, do lado de cá : um estudo sobre processos criativos de crianças em jogos de improvisação musical
title_fullStr Do lado de lá, do lado de cá : um estudo sobre processos criativos de crianças em jogos de improvisação musical
title_full_unstemmed Do lado de lá, do lado de cá : um estudo sobre processos criativos de crianças em jogos de improvisação musical
title_sort Do lado de lá, do lado de cá : um estudo sobre processos criativos de crianças em jogos de improvisação musical
author Souza, Fernanda de, 1978-
author_facet Souza, Fernanda de, 1978-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fernanda de, 1978-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
contributor_str_mv Stoltz, Tania, 1963-
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento criativo
Jogos infantis
Criatividade em crianças
Improvisação (Musica)
Psicologia do desenvolvimento
Educação
topic Pensamento criativo
Jogos infantis
Criatividade em crianças
Improvisação (Musica)
Psicologia do desenvolvimento
Educação
description Orientadora: Prof. Dra. Tania Stoltz
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-04T14:13:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-04T14:13:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74713
url https://hdl.handle.net/1884/74713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (341 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74713/1/R%20-%20T%20-%20FERNANDA%20DE%20SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 51ee86059912b2b9f58dd1d4026883e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797698972177924096