A experiência dos turistas nos parques de Curitiba/Pr

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedron, Maíra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/30591
Resumo: Orientador : Prof. Dr. José Manoel Gonçalves Gândara
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spelling Gândara, José Manoel GonçalvesUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em GeografiaPedron, Maíra2024-04-01T17:06:55Z2024-04-01T17:06:55Z2013https://hdl.handle.net/1884/30591Orientador : Prof. Dr. José Manoel Gonçalves GândaraDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 04/04/2013Bibliografia : fls. 143-157Resumo: Com a ocupação do espaço urbano surgiu a necessidade de ordenamento desse espaço. A cidade é uma organização viva e o que melhor representa essa vivacidade são seus espaços públicos, como os parques. Os parques urbanos surgiram no final do século XIX, em decorrência das modificações sociais e econômicas provenientes da industrialização. A evolução destes, principalmente nos dois últimos séculos, acompanha as mudanças urbanísticas e eles podem ser considerados como importantes testemunhos dos valores sociais, econômicos e culturais do espaço urbano. A visitação aos parques de uma cidade pode ser uma atividade turística. Explicar o turismo implica estudar o espaço geográfico, visto que os turistas viajam para conhecer os lugares, o que faz com que a relação entre a Geografia e o Turismo seja próxima. A concorrência entre os destinos turísticos tem gerado a necessidade de diferenciação da oferta de produtos e serviços, que se torna cada vez mais personalizada. Para tanto, neste estudo são utilizados os conceitos da Economia da Experiência, de Pine II e Gilmore (1999), na qual são apontadas quatro dimensões da experiência: entretenimento, evasão, contemplação e aprendizado, que são utilizadas para embasar a experiência dos turistas nos parques da cidade brasileira Curitiba, estado do Paraná. Assim sendo, tem-se como objetivo deste trabalho analisar a atividade turística nos parques de Curitiba sob a abordagem da economia da experiência. Os objetivos específicos pretendem caracterizar os parques da cidade constantes na Linha Turismo, analisar a relação entre o planejamento urbano e turístico com os parques, analisar o perfil dos turistas que visitam esses espaços, analisar como eles percebem os parques curitibanos e analisar qual a função dos parques de Curitiba para os turistas. A problemática da pesquisa é analisar como os turistas experienciam os parques públicos da cidade. A hipótese trabalhada é a de que o planejamento urbano de Curitiba delimitou espaços verdes, os parques, que hoje são atrativos turísticos que geram experiências positivas aos turistas que os visitam. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, pesquisa documental e pesquisa de campo com os turistas nos parques urbanos que integram o roteiro do ônibus da Linha Turismo na cidade de Curitiba. Os principais resultados identificaram que os turistas que visitam esses parques vivenciam principalmente experiências de contemplação e entretenimento. Eles consideram que o mais importante nesses locais é a história e sociedade representadas no parque e que estes são espaços de conservação da natureza e de aproveitá-la no meio urbano. Assim identificou-se que para um parque urbano possuir atratividade turística precisa apresentar relevantes elementos da natureza, assim como representar a história, a cultura e a sociedade na qual está inserido. Além disso, deve construir elementos que propiciem a contemplação e o entretenimento, fortalecendo aspectos de aprendizagem, seja em espaços culturais ou em educação ambiental e atividades mais ativas, nas quais os turistas possam estar imersos na experiência.Abstract: With the occupation of urban space emerged the need of a planning for this space. The city is a living organization and what best represents this liveliness is the public spaces such as parks. The urban parks emerged in the late nineteenth century as a result of social and economic changes from industrialization. The evolution of the parks followed the changes in the city and they can be considered as important evidence of the social, economic and cultural aspects of urban space. The visitation to the parks of a city can be a tourist activity. Explain tourism involves studying the geographic space, seen that tourists travel to see the places, which makes the relationship between geography and tourism very close to each other. The competition between tourist destinations has generated the need for differentiated product offerings and services, it becomes increasingly personalized. For this study is use the Experience Economy, by Pine II and Gilmore (1999), in this theory are pointed four dimensions of experience: entertainment, escape, contemplation and learning. The objective of this paper is to analyze the tourist activity in the parks of Curitiba in the approach of the experience economy. Specific objectives aim to characterize the parks of Curitiba/PR listed on Tourism Line, analyze the relationship between urban planning and tourism, analyze which is the profile of the tourists who visit these parks, how they perceive the Curitiba?s parks and what is the park?s role for the tourists. The research problem is how tourists experience the city's public parks. The hypothesis worked is that the urban planning of Curitiba delimited green spaces, parks, which are now tourist attractions that generate positive experiences for tourists who have visited them. Therefore, was accomplished a bibliographic review about the subject, a documental research and a field survey with visitors from municipal parks listed in the Tourism Line itinerary. The main results showed that tourists who visited those parks mostly live experiencies of musing and entertainment. They consider that the most important thing in these places are the history and the society that are represented in the parks. And that those are natural preservation locals and places to enjoy the nature in the urban space. That way, was identified that an urban park that has appeal to tourist needs to present relevant elements, notably landscape and conservation areas, as well as represent the history, culture and society in which it is inserted, and developed elements that provide contemplation and entertainment, strengthening aspects of learning, either in cultural or environmental education and more active activities, which tourists can be immersed in the experience.162f. : il., [algumas color]., tabs., grafs., maps.application/pdfDisponível em formato digitalParques - Curitiba (PR)Espaço urbano - Curitiba (PR)GeografiaA experiência dos turistas nos parques de Curitiba/Prinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MAIRA PEDRON.pdfapplication/pdf5746786https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30591/1/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20PEDRON.pdf5e6a111e3ee71c82fde9a7254bc9ea1dMD51open accessTEXTR - D - MAIRA PEDRON.pdf.txtExtracted Texttext/plain258044https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30591/2/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20PEDRON.pdf.txtad9d89455ee476217dd65882087d930dMD52open accessTHUMBNAILR - D - MAIRA PEDRON.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1085https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/30591/3/R%20-%20D%20-%20MAIRA%20PEDRON.pdf.jpgd6a04d06e280fd9574293fce03ce3705MD53open access1884/305912024-04-01 14:06:55.237open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/30591Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-01T17:06:55Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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