Proposta de Estágio Supervisionado de Orientação Educacional : um processo desenvolvimentista como alternativa de prática social

Bibliographic Details
Main Author: Cortés, Theresinha Azevedo
Publication Date: 1983
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFPR
Download full: https://hdl.handle.net/1884/63889
Summary: Orientadora: Heloísa Lück
id UFPR_b9ef6a58891d70a850dfd8f90abfe833
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/63889
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cortés, Theresinha AzevedoLück, HeloisaRamos, Corina Lucia CostaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-04-14T18:51:56Z2020-04-14T18:51:56Z1983https://hdl.handle.net/1884/63889Orientadora: Heloísa LückCoorientadora: Corina Lúcia Costa RamosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em EducaçãoInclui referências: p. 104-106Resumo: A necessidade de se buscar alternativas aos muitos questionamentos em torno da formação do Orientador Educacional, especialmente em relação ao Estágio Supervisionado, direcionou o enfoque do presente estudo que procurou responder a objetivos formulados a partir de indagações nascidas na vivência do ESOE na Universidade, na Comunidade junto ao estagiário de Orientação Educacional. Os objetivos com as quais o estudo a viabiliza buscam: refletir e analisar a prática atual do ESOE; interpretar o modelo de ativação do desenvolvimento vocacional proposto por Pelletier e colaboradores; considerar alternativas de uma proposta de ESOE relacionada ao desenvolvimento vocacional e crescimento pessoal. As respostas às indagações buscadas no estudo da Concepção Operatória de Pelletier foram sendo complementadas por um conjunto de leituras, questionamentos e reflexões, como respostas às críticas em torno não só do papel do Orientador Educacional, mas também das teorias psicológicas do desenvolvimento, que foram sendo incorporadas à prática do Estágio Supervisionado. A reflexão desta pratica, revela a existência de um novo sentido do ESOE para o aluno, e que também não e o mesmo, para a Universidade e Campo de Estagio. É visto como relacionado ao desenvolvimento vocacional e não dessemelhante de uma pratica social. Implica a existência de tarefas a cumprir, a partir de uma nova dimensão, do experenciar situações de aprendizagem e como pratica social representa uma ação-reflexão compartilhada também na comunidade.Abstract: The need for the search of alternatives to the many questions regarding the curriculum of the Guidance Counselor, specially at the field work period, directed the present study that aimed to answer the questions raised in the daily experience of the Guidance and Counseling Supervised field work at University and Community with the students of Guidance and Counseling. The objectives that guided this study are: to study and analyze the present practice of the Guidance and Counseling Supervised field work; to interpret the model of activation of the vocational development proposed by Pelletier and his collaborators; to consider the alternatives of a proposition related to the vocational development and personal growth, for the Guidance and Counseling Supervised field work. The answers to the questions on the Study of Operatory Conception by Pelletier, were complemented by reading, questioning and thinking, as well as responding to criticisms about the role of the Guidance Counselor and the psychological theories of human development in regard to the Supervised field work practice. A new meaning of the Guidance and Counseling Supervised field work was revealed to the student, other than that of the University and the school field work. It is seen as related to the vocational development and not different from a social practice. It involves the existence of tasks to be done under a new dimension of experiencing field work situations and it represents an action-reflection shared with the community too, as a social practice.106 f.application/pdfDisponível em formato digitalOrientação educacionalDissertações - EducaçãoEstágio supervisionadoEducaçãoProposta de Estágio Supervisionado de Orientação Educacional : um processo desenvolvimentista como alternativa de prática socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - THERESINHA AZEVEDO CORTES.pdfapplication/pdf6026159https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63889/1/D%20-%20THERESINHA%20AZEVEDO%20CORTES.pdfcf42bb13d94f18adda48415009a5c830MD51open access1884/638892020-04-14 15:51:56.837open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/63889Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-04-14T18:51:56Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de Estágio Supervisionado de Orientação Educacional : um processo desenvolvimentista como alternativa de prática social
title Proposta de Estágio Supervisionado de Orientação Educacional : um processo desenvolvimentista como alternativa de prática social
spellingShingle Proposta de Estágio Supervisionado de Orientação Educacional : um processo desenvolvimentista como alternativa de prática social
Cortés, Theresinha Azevedo
Orientação educacional
Dissertações - Educação
Estágio supervisionado
Educação
title_short Proposta de Estágio Supervisionado de Orientação Educacional : um processo desenvolvimentista como alternativa de prática social
title_full Proposta de Estágio Supervisionado de Orientação Educacional : um processo desenvolvimentista como alternativa de prática social
title_fullStr Proposta de Estágio Supervisionado de Orientação Educacional : um processo desenvolvimentista como alternativa de prática social
title_full_unstemmed Proposta de Estágio Supervisionado de Orientação Educacional : um processo desenvolvimentista como alternativa de prática social
title_sort Proposta de Estágio Supervisionado de Orientação Educacional : um processo desenvolvimentista como alternativa de prática social
author Cortés, Theresinha Azevedo
author_facet Cortés, Theresinha Azevedo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Lück, Heloisa
Ramos, Corina Lucia Costa
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortés, Theresinha Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação educacional
Dissertações - Educação
Estágio supervisionado
Educação
topic Orientação educacional
Dissertações - Educação
Estágio supervisionado
Educação
description Orientadora: Heloísa Lück
publishDate 1983
dc.date.issued.fl_str_mv 1983
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-14T18:51:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-14T18:51:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/63889
url https://hdl.handle.net/1884/63889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/63889/1/D%20-%20THERESINHA%20AZEVEDO%20CORTES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cf42bb13d94f18adda48415009a5c830
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699143093714944