Aplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kunzler, Cirio
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68159
Resumo: Orientador : Tomas Sparano Martins.
id UFPR_bf3ba752c0989e3a6e6c74c46bb6edbe
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/68159
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Kunzler, CirioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Banking para Cooperativas de CréditoMartins, Tomás Sparano, 1971-2021-10-18T19:33:33Z2021-10-18T19:33:33Z2019https://hdl.handle.net/1884/68159Orientador : Tomas Sparano Martins.Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de MBA em Banking para Cooperativas de CréditoInclui referênciasResumo :O presente artigo analisa os fatores que influenciam maior participação dos associados nas Assembleias de Núcleos da agência de Dez de Maio, em relação à agência Toledo Centro da Sicredi Progresso PR/SP. A cooperativa como empreendimento coletivo de propriedade dos associados, deve em todo momento prestar contas de suas ações e resultados. O associado também deve definir os rumos do negócio e a Assembleia é o momento apropriado para essa decisão. Por isso a participação do maior número de associados é fundamental para o crescimento da cooperativa. Para cumprir o propósito desse estudo, realizou-se pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando como método de coleta de dados a aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. Na agência de Dez de Maio, o índice atual de participação dos associados nas assembleias é de 51,02% e na agência Toledo Centro é de 16,42%. Essa diferença motivou a realização de uma investigação a respeito dessa divergência. Para uma cooperativa de crédito se desenvolver e ampliar seu quadro social, como também o uso dos produtos e serviços oferecidos, é fundamental que o associado como dono do negócio seja esclarecido, quais são os seus direitos e deveres, como ele pode e deve participar mais ativamente no desenvolvimento e na gestão da cooperativa. Essa pesquisa teve seu objetivo cumprido, pois revelou motivações importantes que propiciam condições de melhoria, visando ampliar a participação dos associados nas assembleias.1 arquivo ( 21 p.) : il. color., grafs.application/pdfEndomarketingCooperativas de créditoAplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CIRIO KUNZLER.pdfapplication/pdf4329030https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68159/1/R%20-%20E%20-%20CIRIO%20KUNZLER.pdf562cc05f3343813c6a5e70c40db559f2MD51open access1884/681592021-10-18 16:33:33.872open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68159Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-18T19:33:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleias
title Aplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleias
spellingShingle Aplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleias
Kunzler, Cirio
Endomarketing
Cooperativas de crédito
title_short Aplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleias
title_full Aplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleias
title_fullStr Aplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleias
title_full_unstemmed Aplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleias
title_sort Aplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleias
author Kunzler, Cirio
author_facet Kunzler, Cirio
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Banking para Cooperativas de Crédito
dc.contributor.author.fl_str_mv Kunzler, Cirio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Tomás Sparano, 1971-
contributor_str_mv Martins, Tomás Sparano, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Endomarketing
Cooperativas de crédito
topic Endomarketing
Cooperativas de crédito
description Orientador : Tomas Sparano Martins.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-18T19:33:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-18T19:33:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/68159
url https://hdl.handle.net/1884/68159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo ( 21 p.) : il. color., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68159/1/R%20-%20E%20-%20CIRIO%20KUNZLER.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 562cc05f3343813c6a5e70c40db559f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699012775641088