Aplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleias
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Publication Date: | 2019 |
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Kunzler, CirioUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Banking para Cooperativas de CréditoMartins, Tomás Sparano, 1971-2021-10-18T19:33:33Z2021-10-18T19:33:33Z2019https://hdl.handle.net/1884/68159Orientador : Tomas Sparano Martins.Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de MBA em Banking para Cooperativas de CréditoInclui referênciasResumo :O presente artigo analisa os fatores que influenciam maior participação dos associados nas Assembleias de Núcleos da agência de Dez de Maio, em relação à agência Toledo Centro da Sicredi Progresso PR/SP. A cooperativa como empreendimento coletivo de propriedade dos associados, deve em todo momento prestar contas de suas ações e resultados. O associado também deve definir os rumos do negócio e a Assembleia é o momento apropriado para essa decisão. Por isso a participação do maior número de associados é fundamental para o crescimento da cooperativa. Para cumprir o propósito desse estudo, realizou-se pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando como método de coleta de dados a aplicação de questionários e pesquisa bibliográfica. Na agência de Dez de Maio, o índice atual de participação dos associados nas assembleias é de 51,02% e na agência Toledo Centro é de 16,42%. Essa diferença motivou a realização de uma investigação a respeito dessa divergência. Para uma cooperativa de crédito se desenvolver e ampliar seu quadro social, como também o uso dos produtos e serviços oferecidos, é fundamental que o associado como dono do negócio seja esclarecido, quais são os seus direitos e deveres, como ele pode e deve participar mais ativamente no desenvolvimento e na gestão da cooperativa. Essa pesquisa teve seu objetivo cumprido, pois revelou motivações importantes que propiciam condições de melhoria, visando ampliar a participação dos associados nas assembleias.1 arquivo ( 21 p.) : il. color., grafs.application/pdfEndomarketingCooperativas de créditoAplicação de endomarketing em uma cooperativa de crédito : aumento da participação dos associados nas assembleiasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - CIRIO KUNZLER.pdfapplication/pdf4329030https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68159/1/R%20-%20E%20-%20CIRIO%20KUNZLER.pdf562cc05f3343813c6a5e70c40db559f2MD51open access1884/681592021-10-18 16:33:33.872open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68159Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-10-18T19:33:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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