As canções para voz e piano de José Penalva
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2012 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFPR |
Download full: | http://hdl.handle.net/1884/27534 |
Summary: | Resumo: José Penalva (1924-2002), natural de Campinas – SP, foi um dos compositores mais importantes a atuar no estado do Paraná. Sua obra é vasta e pouco explorada, com exceção do repertório pianístico e algumas peças orquestrais. Nessa dissertação apresento um estudo sobre suas canções seculares para voz e piano compostas entre os anos de 1953 e 1970. Esse trabalho teve como objetivos: analisar a relação texto/música que permeia as canções, traçar uma trajetória estilística entre essas canções inseridas no contexto composicional em que foram concebidas e um estudo das dificuldades técnicas da melodia executado pelo cantor. Como suporte teórico para a análise musical utilizei algumas ferramentas da análise estilística de Jean LaRue e da análise fenomenológica de James Tenney, aplicada somente na canção Dois Momentos. Para a análise da poesia fiz uso do modelo proposto por Norma Goldstein, do estudo de versificação em língua portuguesa de Manuel Bandeira e da pesquisa de Peter Stacey sobre a análise de música contemporânea. Conclui que suas canções são essencialmente nacionalistas, pela escolha dos temas, ritmos, textos e linguagem composicional utilizada. Nelas, o piano é um instrumento ambientador e comentador e em alguns momentos a música assume função mimética. Já sua obra Parafolclóricas – Dois Momentos difere das demais canções para canto e piano, sendo este o instrumento que oferece unidade e coesão ao texto, complementando as idéias do canto. Os textos escolhidos para as canções são essencialmente textos folclóricos ou poemas modernistas de fase nacionalista. Quanto à métrica, são recorrentes os usos de redondilhas maiores, talvez por um maior conforto do compositor em escrever para esse ritmo poético. Foram também discutidas as dificuldades técnicas do canto nas obras e sugeridas soluções para sua execução além de sugestões interpretativas para a performance. |
id |
UFPR_c72b0e9a309f33ff7343590a075364ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27534 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Santos, Grasieli Cristina dosDottori, Maurício SoaresUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2012-08-21T18:29:34Z2012-08-21T18:29:34Z2012-08-21http://hdl.handle.net/1884/27534Resumo: José Penalva (1924-2002), natural de Campinas – SP, foi um dos compositores mais importantes a atuar no estado do Paraná. Sua obra é vasta e pouco explorada, com exceção do repertório pianístico e algumas peças orquestrais. Nessa dissertação apresento um estudo sobre suas canções seculares para voz e piano compostas entre os anos de 1953 e 1970. Esse trabalho teve como objetivos: analisar a relação texto/música que permeia as canções, traçar uma trajetória estilística entre essas canções inseridas no contexto composicional em que foram concebidas e um estudo das dificuldades técnicas da melodia executado pelo cantor. Como suporte teórico para a análise musical utilizei algumas ferramentas da análise estilística de Jean LaRue e da análise fenomenológica de James Tenney, aplicada somente na canção Dois Momentos. Para a análise da poesia fiz uso do modelo proposto por Norma Goldstein, do estudo de versificação em língua portuguesa de Manuel Bandeira e da pesquisa de Peter Stacey sobre a análise de música contemporânea. Conclui que suas canções são essencialmente nacionalistas, pela escolha dos temas, ritmos, textos e linguagem composicional utilizada. Nelas, o piano é um instrumento ambientador e comentador e em alguns momentos a música assume função mimética. Já sua obra Parafolclóricas – Dois Momentos difere das demais canções para canto e piano, sendo este o instrumento que oferece unidade e coesão ao texto, complementando as idéias do canto. Os textos escolhidos para as canções são essencialmente textos folclóricos ou poemas modernistas de fase nacionalista. Quanto à métrica, são recorrentes os usos de redondilhas maiores, talvez por um maior conforto do compositor em escrever para esse ritmo poético. Foram também discutidas as dificuldades técnicas do canto nas obras e sugeridas soluções para sua execução além de sugestões interpretativas para a performance.application/pdfPenalva, José, 1924-2002 - Critica e interpretaçãoDissertações - MusicaComposição (Musica)Partituras para vozes e pianoAs canções para voz e piano de José Penalvainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SANTOS, GRASIELI CRISTINA DOS.PDFapplication/pdf12271702https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27534/1/R%20-%20D%20-%20SANTOS%2c%20GRASIELI%20CRISTINA%20DOS.PDF95688db0146aae1aa7f2cb7fdf32667fMD51open accessTEXTR - D - SANTOS, GRASIELI CRISTINA DOS.PDF.txtR - D - SANTOS, GRASIELI CRISTINA DOS.PDF.txtExtracted Texttext/plain194979https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27534/2/R%20-%20D%20-%20SANTOS%2c%20GRASIELI%20CRISTINA%20DOS.PDF.txt25106bd65031826678fb8356f7fe905eMD52open accessTHUMBNAILR - D - SANTOS, GRASIELI CRISTINA DOS.PDF.jpgR - D - SANTOS, GRASIELI CRISTINA DOS.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27534/3/R%20-%20D%20-%20SANTOS%2c%20GRASIELI%20CRISTINA%20DOS.PDF.jpg853af758ab74b5f5d7d39c1e2c277529MD53open access1884/275342016-04-08 05:33:45.403open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27534Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T08:33:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As canções para voz e piano de José Penalva |
title |
As canções para voz e piano de José Penalva |
spellingShingle |
As canções para voz e piano de José Penalva Santos, Grasieli Cristina dos Penalva, José, 1924-2002 - Critica e interpretação Dissertações - Musica Composição (Musica) Partituras para vozes e piano |
title_short |
As canções para voz e piano de José Penalva |
title_full |
As canções para voz e piano de José Penalva |
title_fullStr |
As canções para voz e piano de José Penalva |
title_full_unstemmed |
As canções para voz e piano de José Penalva |
title_sort |
As canções para voz e piano de José Penalva |
author |
Santos, Grasieli Cristina dos |
author_facet |
Santos, Grasieli Cristina dos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Dottori, Maurício Soares Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Grasieli Cristina dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Penalva, José, 1924-2002 - Critica e interpretação Dissertações - Musica Composição (Musica) Partituras para vozes e piano |
topic |
Penalva, José, 1924-2002 - Critica e interpretação Dissertações - Musica Composição (Musica) Partituras para vozes e piano |
description |
Resumo: José Penalva (1924-2002), natural de Campinas – SP, foi um dos compositores mais importantes a atuar no estado do Paraná. Sua obra é vasta e pouco explorada, com exceção do repertório pianístico e algumas peças orquestrais. Nessa dissertação apresento um estudo sobre suas canções seculares para voz e piano compostas entre os anos de 1953 e 1970. Esse trabalho teve como objetivos: analisar a relação texto/música que permeia as canções, traçar uma trajetória estilística entre essas canções inseridas no contexto composicional em que foram concebidas e um estudo das dificuldades técnicas da melodia executado pelo cantor. Como suporte teórico para a análise musical utilizei algumas ferramentas da análise estilística de Jean LaRue e da análise fenomenológica de James Tenney, aplicada somente na canção Dois Momentos. Para a análise da poesia fiz uso do modelo proposto por Norma Goldstein, do estudo de versificação em língua portuguesa de Manuel Bandeira e da pesquisa de Peter Stacey sobre a análise de música contemporânea. Conclui que suas canções são essencialmente nacionalistas, pela escolha dos temas, ritmos, textos e linguagem composicional utilizada. Nelas, o piano é um instrumento ambientador e comentador e em alguns momentos a música assume função mimética. Já sua obra Parafolclóricas – Dois Momentos difere das demais canções para canto e piano, sendo este o instrumento que oferece unidade e coesão ao texto, complementando as idéias do canto. Os textos escolhidos para as canções são essencialmente textos folclóricos ou poemas modernistas de fase nacionalista. Quanto à métrica, são recorrentes os usos de redondilhas maiores, talvez por um maior conforto do compositor em escrever para esse ritmo poético. Foram também discutidas as dificuldades técnicas do canto nas obras e sugeridas soluções para sua execução além de sugestões interpretativas para a performance. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-08-21T18:29:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-08-21T18:29:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1884/27534 |
url |
http://hdl.handle.net/1884/27534 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27534/1/R%20-%20D%20-%20SANTOS%2c%20GRASIELI%20CRISTINA%20DOS.PDF https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27534/2/R%20-%20D%20-%20SANTOS%2c%20GRASIELI%20CRISTINA%20DOS.PDF.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27534/3/R%20-%20D%20-%20SANTOS%2c%20GRASIELI%20CRISTINA%20DOS.PDF.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95688db0146aae1aa7f2cb7fdf32667f 25106bd65031826678fb8356f7fe905e 853af758ab74b5f5d7d39c1e2c277529 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797699084193103872 |