As canções para voz e piano de José Penalva

Bibliographic Details
Main Author: Santos, Grasieli Cristina dos
Publication Date: 2012
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFPR
Download full: http://hdl.handle.net/1884/27534
Summary: Resumo: José Penalva (1924-2002), natural de Campinas – SP, foi um dos compositores mais importantes a atuar no estado do Paraná. Sua obra é vasta e pouco explorada, com exceção do repertório pianístico e algumas peças orquestrais. Nessa dissertação apresento um estudo sobre suas canções seculares para voz e piano compostas entre os anos de 1953 e 1970. Esse trabalho teve como objetivos: analisar a relação texto/música que permeia as canções, traçar uma trajetória estilística entre essas canções inseridas no contexto composicional em que foram concebidas e um estudo das dificuldades técnicas da melodia executado pelo cantor. Como suporte teórico para a análise musical utilizei algumas ferramentas da análise estilística de Jean LaRue e da análise fenomenológica de James Tenney, aplicada somente na canção Dois Momentos. Para a análise da poesia fiz uso do modelo proposto por Norma Goldstein, do estudo de versificação em língua portuguesa de Manuel Bandeira e da pesquisa de Peter Stacey sobre a análise de música contemporânea. Conclui que suas canções são essencialmente nacionalistas, pela escolha dos temas, ritmos, textos e linguagem composicional utilizada. Nelas, o piano é um instrumento ambientador e comentador e em alguns momentos a música assume função mimética. Já sua obra Parafolclóricas – Dois Momentos difere das demais canções para canto e piano, sendo este o instrumento que oferece unidade e coesão ao texto, complementando as idéias do canto. Os textos escolhidos para as canções são essencialmente textos folclóricos ou poemas modernistas de fase nacionalista. Quanto à métrica, são recorrentes os usos de redondilhas maiores, talvez por um maior conforto do compositor em escrever para esse ritmo poético. Foram também discutidas as dificuldades técnicas do canto nas obras e sugeridas soluções para sua execução além de sugestões interpretativas para a performance.
id UFPR_c72b0e9a309f33ff7343590a075364ac
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27534
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Grasieli Cristina dosDottori, Maurício SoaresUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música2012-08-21T18:29:34Z2012-08-21T18:29:34Z2012-08-21http://hdl.handle.net/1884/27534Resumo: José Penalva (1924-2002), natural de Campinas – SP, foi um dos compositores mais importantes a atuar no estado do Paraná. Sua obra é vasta e pouco explorada, com exceção do repertório pianístico e algumas peças orquestrais. Nessa dissertação apresento um estudo sobre suas canções seculares para voz e piano compostas entre os anos de 1953 e 1970. Esse trabalho teve como objetivos: analisar a relação texto/música que permeia as canções, traçar uma trajetória estilística entre essas canções inseridas no contexto composicional em que foram concebidas e um estudo das dificuldades técnicas da melodia executado pelo cantor. Como suporte teórico para a análise musical utilizei algumas ferramentas da análise estilística de Jean LaRue e da análise fenomenológica de James Tenney, aplicada somente na canção Dois Momentos. Para a análise da poesia fiz uso do modelo proposto por Norma Goldstein, do estudo de versificação em língua portuguesa de Manuel Bandeira e da pesquisa de Peter Stacey sobre a análise de música contemporânea. Conclui que suas canções são essencialmente nacionalistas, pela escolha dos temas, ritmos, textos e linguagem composicional utilizada. Nelas, o piano é um instrumento ambientador e comentador e em alguns momentos a música assume função mimética. Já sua obra Parafolclóricas – Dois Momentos difere das demais canções para canto e piano, sendo este o instrumento que oferece unidade e coesão ao texto, complementando as idéias do canto. Os textos escolhidos para as canções são essencialmente textos folclóricos ou poemas modernistas de fase nacionalista. Quanto à métrica, são recorrentes os usos de redondilhas maiores, talvez por um maior conforto do compositor em escrever para esse ritmo poético. Foram também discutidas as dificuldades técnicas do canto nas obras e sugeridas soluções para sua execução além de sugestões interpretativas para a performance.application/pdfPenalva, José, 1924-2002 - Critica e interpretaçãoDissertações - MusicaComposição (Musica)Partituras para vozes e pianoAs canções para voz e piano de José Penalvainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SANTOS, GRASIELI CRISTINA DOS.PDFapplication/pdf12271702https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27534/1/R%20-%20D%20-%20SANTOS%2c%20GRASIELI%20CRISTINA%20DOS.PDF95688db0146aae1aa7f2cb7fdf32667fMD51open accessTEXTR - D - SANTOS, GRASIELI CRISTINA DOS.PDF.txtR - D - SANTOS, GRASIELI CRISTINA DOS.PDF.txtExtracted Texttext/plain194979https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27534/2/R%20-%20D%20-%20SANTOS%2c%20GRASIELI%20CRISTINA%20DOS.PDF.txt25106bd65031826678fb8356f7fe905eMD52open accessTHUMBNAILR - D - SANTOS, GRASIELI CRISTINA DOS.PDF.jpgR - D - SANTOS, GRASIELI CRISTINA DOS.PDF.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27534/3/R%20-%20D%20-%20SANTOS%2c%20GRASIELI%20CRISTINA%20DOS.PDF.jpg853af758ab74b5f5d7d39c1e2c277529MD53open access1884/275342016-04-08 05:33:45.403open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27534Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-08T08:33:45Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As canções para voz e piano de José Penalva
title As canções para voz e piano de José Penalva
spellingShingle As canções para voz e piano de José Penalva
Santos, Grasieli Cristina dos
Penalva, José, 1924-2002 - Critica e interpretação
Dissertações - Musica
Composição (Musica)
Partituras para vozes e piano
title_short As canções para voz e piano de José Penalva
title_full As canções para voz e piano de José Penalva
title_fullStr As canções para voz e piano de José Penalva
title_full_unstemmed As canções para voz e piano de José Penalva
title_sort As canções para voz e piano de José Penalva
author Santos, Grasieli Cristina dos
author_facet Santos, Grasieli Cristina dos
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Dottori, Maurício Soares
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Grasieli Cristina dos
dc.subject.por.fl_str_mv Penalva, José, 1924-2002 - Critica e interpretação
Dissertações - Musica
Composição (Musica)
Partituras para vozes e piano
topic Penalva, José, 1924-2002 - Critica e interpretação
Dissertações - Musica
Composição (Musica)
Partituras para vozes e piano
description Resumo: José Penalva (1924-2002), natural de Campinas – SP, foi um dos compositores mais importantes a atuar no estado do Paraná. Sua obra é vasta e pouco explorada, com exceção do repertório pianístico e algumas peças orquestrais. Nessa dissertação apresento um estudo sobre suas canções seculares para voz e piano compostas entre os anos de 1953 e 1970. Esse trabalho teve como objetivos: analisar a relação texto/música que permeia as canções, traçar uma trajetória estilística entre essas canções inseridas no contexto composicional em que foram concebidas e um estudo das dificuldades técnicas da melodia executado pelo cantor. Como suporte teórico para a análise musical utilizei algumas ferramentas da análise estilística de Jean LaRue e da análise fenomenológica de James Tenney, aplicada somente na canção Dois Momentos. Para a análise da poesia fiz uso do modelo proposto por Norma Goldstein, do estudo de versificação em língua portuguesa de Manuel Bandeira e da pesquisa de Peter Stacey sobre a análise de música contemporânea. Conclui que suas canções são essencialmente nacionalistas, pela escolha dos temas, ritmos, textos e linguagem composicional utilizada. Nelas, o piano é um instrumento ambientador e comentador e em alguns momentos a música assume função mimética. Já sua obra Parafolclóricas – Dois Momentos difere das demais canções para canto e piano, sendo este o instrumento que oferece unidade e coesão ao texto, complementando as idéias do canto. Os textos escolhidos para as canções são essencialmente textos folclóricos ou poemas modernistas de fase nacionalista. Quanto à métrica, são recorrentes os usos de redondilhas maiores, talvez por um maior conforto do compositor em escrever para esse ritmo poético. Foram também discutidas as dificuldades técnicas do canto nas obras e sugeridas soluções para sua execução além de sugestões interpretativas para a performance.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-08-21T18:29:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-08-21T18:29:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/27534
url http://hdl.handle.net/1884/27534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27534/1/R%20-%20D%20-%20SANTOS%2c%20GRASIELI%20CRISTINA%20DOS.PDF
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27534/2/R%20-%20D%20-%20SANTOS%2c%20GRASIELI%20CRISTINA%20DOS.PDF.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27534/3/R%20-%20D%20-%20SANTOS%2c%20GRASIELI%20CRISTINA%20DOS.PDF.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 95688db0146aae1aa7f2cb7fdf32667f
25106bd65031826678fb8356f7fe905e
853af758ab74b5f5d7d39c1e2c277529
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699084193103872