Inclusão educacional : a formação de educadores e suas práticas pedagógicas frente aos alunos em transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mônica Cristiane
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55609
Resumo: Orientadora : Fabiana Thomé da Cruz
id UFPR_c77341afd4525ea6def05670e11e4a5d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55609
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Alves, Mônica CristianeCruz, Fabiana Thomé daUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-12-12T18:04:37Z2019-12-12T18:04:37Z2016https://hdl.handle.net/1884/55609Orientadora : Fabiana Thomé da CruzMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : O esforço reflexivo que aqui se apresenta surgiu de uma preocupação com o atendimento às crianças com Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade (TDAH) na escola, particularmente quando acontece a transição dos anos iniciais do Ensino Fundamental para os anos finais; quando as crianças saem da escola municipal, após concluir o 5º ano, e adentram a escola estadual para cursar o 6º ano. A forma de organização é outra, são diferentes professores para cada disciplina que a criança cursa, os tempos e horários da escola são diferentes; e não existe mais um professor referência da turma, pois cada professor tem entre 50 minutos e 1hora e 40 minutos de aula, se a aula for conjugada, para realizar o trabalho pedagógico com a classe. Tais mudanças desorganizam e dificultam essa passagem para todas as crianças, que dirá as crianças com TDAH, que precisam de um maior esforço de organização e de foco para conseguir apreender o conhecimento. Dificuldades que vão desde a parte burocrática, documentação, laudos, pareceres que não chegam na nova escola, ficam parados em Núcleos de Educação, na Secretaria Estadual de Educação, dentre outros, que inibem que se estabeleça uma ponte entre a escola que a criança está deixando e a nova escola. Este estudo procura também fazer um breve levantamento da legislação referente a inclusão de forma geral e ao TDAH de maneira mais específica, bem como trazer elementos da literatura disponível para que os professores reflitam sobre a importância de conhecer o transtorno, para que possam selecionar estratégias pedagógicas para melhor atender aos alunos com TDAH.18 p.application/pdfEnsino fundamentalEducação inclusivaInclusão educacional : a formação de educadores e suas práticas pedagógicas frente aos alunos em transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - MONICA CRISTIANE ALVES.pdfapplication/pdf722855https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55609/1/R%20-%20E%20-%20MONICA%20CRISTIANE%20ALVES.pdf64171361d79834141401004f8d0ab279MD51open access1884/556092019-12-12 15:04:37.725open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55609Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-12-12T18:04:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão educacional : a formação de educadores e suas práticas pedagógicas frente aos alunos em transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II
title Inclusão educacional : a formação de educadores e suas práticas pedagógicas frente aos alunos em transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II
spellingShingle Inclusão educacional : a formação de educadores e suas práticas pedagógicas frente aos alunos em transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II
Alves, Mônica Cristiane
Ensino fundamental
Educação inclusiva
title_short Inclusão educacional : a formação de educadores e suas práticas pedagógicas frente aos alunos em transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II
title_full Inclusão educacional : a formação de educadores e suas práticas pedagógicas frente aos alunos em transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II
title_fullStr Inclusão educacional : a formação de educadores e suas práticas pedagógicas frente aos alunos em transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Inclusão educacional : a formação de educadores e suas práticas pedagógicas frente aos alunos em transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II
title_sort Inclusão educacional : a formação de educadores e suas práticas pedagógicas frente aos alunos em transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II
author Alves, Mônica Cristiane
author_facet Alves, Mônica Cristiane
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Cruz, Fabiana Thomé da
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mônica Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Educação inclusiva
topic Ensino fundamental
Educação inclusiva
description Orientadora : Fabiana Thomé da Cruz
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-12T18:04:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-12T18:04:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55609
url https://hdl.handle.net/1884/55609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55609/1/R%20-%20E%20-%20MONICA%20CRISTIANE%20ALVES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 64171361d79834141401004f8d0ab279
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699229658906624