Políticas de tecnologias na educação : o Programa Paraná Digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basniak, Maria Ivete
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/36372
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares
id UFPR_d72ea5d81a17477df18b151415670c81
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36372
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-Basniak, Maria Ivete2022-12-13T18:26:04Z2022-12-13T18:26:04Z2014https://hdl.handle.net/1884/36372Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro SoaresTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/09/2014Inclui referênciasResumo: O objetivo desta tese consiste em analisar a trajetória do Programa Paraná Digital e alguns de seus resultados em escolas públicas estaduais. O Projeto BRA/03/036, que ficou conhecido como Programa Paraná Digital ou apenas PRD, estruturou-se em três eixos principais: a criação e implantação de um Portal Educacional, a ampliação dos Núcleos de Tecnologias Educacionais e a implantação em todas as escolas estaduais de um laboratório de informática com acesso à internet. A fim de atingir o objetivo da tese, julgou-se necessário considerar o programa integralmente, ou seja, desde que o mesmo começou a desenhar-se até o momento em que foi colocado em prática; e assim, buscou-se uma metodologia que abrangesse todo esse contexto, a metodologia de ciclos de políticas (BOWE e BALL, 1992 apud MAINARDES, 2007, p. 29), descrita como um ciclo contínuo composto por três contextos principais inter-relacionados, e não etapas: o contexto da influência, o contexto da produção do texto e o contexto da prática. Para analisar-se criticamente a política sob essa ótica, buscou-se confrontar na análise dos três contextos dados coletados em diferentes fontes: inserção profissional da pesquisadora, literatura já produzida sobre o tema, e documentos oficiais sobre os programas desenvolvidos no Paraná, acompanhados de entrevistas com os principais atores. Para confrontar informações e opiniões de locais diferentes, foram realizadas, em 2013, visitas a duas escolas de um mesmo município do interior do Paraná, nas quais o PRD ainda estava em funcionamento, para entrevistar atores que nelas trabalhavam ou estudavam. Entre os principais fatores que levaram à criação e ao desenvolvimento do PRD destacam-se: o descontentamento dos profissionais da educação com as ações do governo anterior em relação à educação; a mudança no governo do estado do Paraná em 2003, com a consequente mudança das pessoas que ocupavam os principais cargos na Secretaria do Estado da Educação; e o saldo do empréstimo firmado com o BID para o PROEM. Quanto aos resultados do programa, conhecido pelos professores como Paraná Digital, sem qualquer menção aos objetivos e intenções do projeto BRA, é possível afirmar que houve modificação do ambiente das escolas, com a ampliação de recursos úteis ao trabalho do professor (Portal Dia a dia Educação, TV Multimídia/pendrive, laboratório de informática, entre outros; contribuição para a pesquisa e desenvolvimento de softwares e hardwares em uma universidade pública do país (UFPR) com o envolvimento de órgãos estaduais (CELEPAR, COPEL), com implicações, inclusive, nos programas federais de tecnologias educacionais). Além disso, foi ampliado o número de Núcleos de Tecnologia e Educação (NTE), o que contribuiu para a iniciação de muitos professores no uso de equipamentos informáticos em suas aulas. Embora tais formações tenham priorizado o uso dos equipamentos sem promover debates sobre as tecnologias na educação, o PRD produziu resultados positivos, mas não consolidou a inclusão digital de alunos e professores do estado do Paraná. Palavras-chave: Políticas Educacionais. Paraná Digital. Tecnologias Educacionais. Ciclos de Políticas.Abstract: The aim of this thesis is to analyze how the Programa Paraná Digital - Digital Paraná Program was conducted, and some of its results in public state schools. The BRA 03/036 Project, which became known as Programa Paraná Digital - Digital Paraná Program or simply PRD, was based on three main axes: the creation and implementation of an educational portal, the extension of the Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) - Educational Technologies Nuclei, and the installment, in every state school, of a computers lab with internet access. In order to reach our aim, we found it was necessary to consider the Program entirely, from its design until the moment it was implemented; so we looked for a methodology which encompassed that whole context, the Policy Cycle Approach (BOWE; BALL, 1992, apud MAINARDES, 2007, p. 29), which is described in a continuous cycle by three main interrelated contexts, not stages: the context of influence, the context of text production, and the context of practice. To critically analyze the policy from this point of view, we tried to confront data collected from different sources in the analysis of the three contexts: the researcher's professional integration, the literature produced on the theme, and official documents about the programs developed in Paraná, along with interviews with the main actors. To confront information and opinions from different places, in 2013 we visited two schools in the same city of Paraná in which the PRD was still working, to interview actors who worked or learned there. Among the main factors which led to the creation and implementation of the PRD, the following are highlighted: the discontentment of education professionals with the actions of the former government concerning education; the change of the government of the state of Paraná in 2003, and the consequent personnel shifting at the main posts in the State Secretary for Education; and the existence of a surplus from the loan granted by the Inter-American Development Bank to the Programa de Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio (PROEM) - Program for the Expansion, Improvement, and Innovation in Highschool. As for the results of the program known by teachers as Paraná Digital, with no mention to the objectives and intentions of the BRA project, it is possible to affirm that there were changes to the environment of schools, with the amplification of useful resources for the teacher's work (Dia a Dia Educação Portal, multimedia/flashdrive TV, computer lab, among others; contribution for the research and the development of softwares and hardwares by a public university in the country (UFPR) along with the involvement of state organs (CELEPAR, COPEL), whose implications can even be seen in federal programs of educational technologies). Besides, the number of NTE was expanded, which contributed for many teachers initiating in the use of informatics in their classes. Although such procedures gave priority to the use of equipments without promoting debates on technology in education, PRD produced positive results, but did not secure the digital inclusion of students and teachers in the state of Paraná. Keywords: Educational Policies. Paraná Digital. Educational Technologies. Policies Cycles.209 f. : il. algumas color., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesEducaçãoEducação - Aspectos políticosTecnologia educacionalInovações educacionaisPolíticas de tecnologias na educação : o Programa Paraná Digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - MARIA IVETE BASNIAK.pdfapplication/pdf2105709https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36372/1/R%20-%20T%20-%20MARIA%20IVETE%20BASNIAK.pdf98e7efa550059f5b45a3fc1a0dc82528MD51open accessTEXTR - T - MARIA IVETE BASNIAK.pdf.txtExtracted Texttext/plain473036https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36372/2/R%20-%20T%20-%20MARIA%20IVETE%20BASNIAK.pdf.txt198ec8a87e0c2121670b8b8a60b7aba8MD52open accessTHUMBNAILR - T - MARIA IVETE BASNIAK.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1121https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36372/3/R%20-%20T%20-%20MARIA%20IVETE%20BASNIAK.pdf.jpgc6f33b74f25f29bd6293c96d67382c67MD53open access1884/363722022-12-13 15:26:04.955open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36372Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-13T18:26:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas de tecnologias na educação : o Programa Paraná Digital
title Políticas de tecnologias na educação : o Programa Paraná Digital
spellingShingle Políticas de tecnologias na educação : o Programa Paraná Digital
Basniak, Maria Ivete
Teses
Educação
Educação - Aspectos políticos
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
title_short Políticas de tecnologias na educação : o Programa Paraná Digital
title_full Políticas de tecnologias na educação : o Programa Paraná Digital
title_fullStr Políticas de tecnologias na educação : o Programa Paraná Digital
title_full_unstemmed Políticas de tecnologias na educação : o Programa Paraná Digital
title_sort Políticas de tecnologias na educação : o Programa Paraná Digital
author Basniak, Maria Ivete
author_facet Basniak, Maria Ivete
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
dc.contributor.author.fl_str_mv Basniak, Maria Ivete
contributor_str_mv Soares, Maria Tereza Carneiro, 1955-
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação
Educação - Aspectos políticos
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
topic Teses
Educação
Educação - Aspectos políticos
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
description Orientadora: Profª Drª Maria Tereza Carneiro Soares
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-13T18:26:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-13T18:26:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36372
url https://hdl.handle.net/1884/36372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 209 f. : il. algumas color., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36372/1/R%20-%20T%20-%20MARIA%20IVETE%20BASNIAK.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36372/2/R%20-%20T%20-%20MARIA%20IVETE%20BASNIAK.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36372/3/R%20-%20T%20-%20MARIA%20IVETE%20BASNIAK.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 98e7efa550059f5b45a3fc1a0dc82528
198ec8a87e0c2121670b8b8a60b7aba8
c6f33b74f25f29bd6293c96d67382c67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699014891667456