Uma análise sobre o processo de inovação na indústria de jogos eletrônicos e suas consequências no aspecto concorrencial
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
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Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/79314 |
Resumo: | Orientador: Luiz Alberto Esteves |
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Silva, Cristian José Ilsuk da, 1991-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências EconômicasEsteves, Luiz Alberto, 1973-2022-10-07T17:51:10Z2022-10-07T17:51:10Z2013https://hdl.handle.net/1884/79314Orientador: Luiz Alberto EstevesMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasResumo: O desenvolvimento da informática permitiu durante o inicio da década de 1970 a utilização desse aparato tecnológico para o entretenimento. Embora tenha permanecido por muito tempo como uma indústria secundária ao ramo de entretenimento devido aos altos custos aos consumidores.A partir da década de 1990 com a revolução propiciada pela associação do setor com dois setores bastante dinâmicos, a indústria cinematográfica e a indústria de informática acabaram por dinamizar o setor que serviu como a base de sustentação para o desenvolvimento dos sistemas de computação gráfica e a tecnologia 30. Como aumento do dinamismo dessa indústria ela passou de coadjuvante ao processo de inovação para a pioneira sendo responsável pela introdução de diversas tecnologias de maneira viável ao consumidor como as redes Wi-Fi, as telas sensíveis ao toque e os sensores de movimento. A expansão aconteceu de maneira rápida e eficiente, de modo que em 201 O as receitas totais dos setores de software e hardware atingiram US$ 67 bilhões, 45% superior ao setor cinematográfico que já era consolidado quando os jogos eletrônicos começaram a surgir, dos quais pouco mais de US$ 2 bilhões advêm de um único produto: CallofDuty: Black Ops. Todo esse desenvolvimento acelerado foi proporcionado pela intensificação do processo de inovação no setor tanto em termos de hardware quanto em termos de software, dois setores opostos em muitas de suas características, mas extremamente correlacionados nas principais delas. Enquanto o setor de softwares possui um mercado bastante concorrencial, com uma difusão maior entre as empresas e uma menor centralização na mão de poucas empresas, os hardwares agem de maneira oposta com apenas três empresas dominando o mercado, mesmo assim o setor é extremamente competitivo e o poder de mercado bastante limitado, sendo bastante dependente dos softwares. Ressalta-se que a inovação tecnológica embora não seja o único fator de diferenciação nos softwares, é o fator crucial no processo de concorrência dos hardwares, que em muitos casos visam à máxima quantidade vendida em detrimento do máximo lucro devido aos seus interesses no poder de mercado que podem vir a exercer nas produtoras de softwares, conforme já ocorrera nessa indústria. Essas características diferenciadas e ao mesmo tempo interligadas são responsáveis pelo dinamismo que proporcionou a essa indústria uma vaga entre as maiores indústrias de entretenimento mundial.98 f.application/pdfJogos eletronicos - IndústriaJogos eletronicos - Indústria - ConcorrenciaUma análise sobre o processo de inovação na indústria de jogos eletrônicos e suas consequências no aspecto concorrencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCRISTIAN-JOSE-ILSUK-DA-SILVA.pdfapplication/pdf6760807https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/79314/1/CRISTIAN-JOSE-ILSUK-DA-SILVA.pdf2a45fd9382b4411efc7b3a73fc55535eMD51open access1884/793142022-10-07 14:51:10.439open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/79314Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-07T17:51:10Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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