A diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aline Nunes dos, 1989-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69091
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Sonia Fátima Schwendler
id UFPR_e954a03a148e74ba8ddf2a85c595ef6c
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69091
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Aline Nunes dos, 1989-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoSchwendler, Sonia Fátima, 1967-2022-04-07T11:59:41Z2022-04-07T11:59:41Z2020https://hdl.handle.net/1884/69091Orientadora: Profa. Dra. Sonia Fátima SchwendlerDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/02/2020Inclui referências: p. 129-135Resumo: Esta pesquisa está inserida no debate das políticas de formação de educadores para atuar na especificidade do contexto do campo, tendo como foco a diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo. A Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, locus dessa pesquisa, é um curso que forma educadores de distintos territórios para atuar nas escolas do campo. Em busca de compreender como a diversidade socioterritoral dos sujeitos do campo se insere no Projeto Político e Pedagógico, bem como qual a importância dessa diversidade no processo de formação dos educadores, optou-se por analisar quatro turmas em formação: Turma Albert Einsten, localizada no Assentamento Contestado, no município da Lapa; Turma Flor do Vale, localizada no município de Cerro Azul; Turma Paulo Freire, localizada no município de Adrianópolis e Turma Guará, localizada em Matinhos, no Setor Litoral- UFPR. Realizou-se uma pesquisa empírica por meio de observação das atividades educativas das quatro turmas no Tempo Universidade, assim como a realização de entrevistas com os estudantes e educadores com base nos parâmetros metodológicos da História Oral, especificamente da História de Vida. Atrelada às entrevistas, desenvolveu-se uma pesquisa documental por intermédio do Projeto Político Pedagógico do Curso, buscando compreender o processo histórico das políticas públicas para formação de educadores do campo e o contexto da criação do curso. São discutidas as potencialidades e os desafios institucionais da Pedagogia da Alternância e o regime de Itinerância que possibilitaram a abertura das turmas em diferentes territórios. Na LECAMPO - UFPR/Setor Litoral, a formação de educadores em diversos territórios ocorre por meio do diálogo entre a proposta pedagógica/currículo e os sujeitos que a compõem. A Agroecologia figura como a expressão comum da luta para viver e resistir nos territórios e comunidades, tornando-se o eixo integrador das turmas envolvidas. Palavras-chave: Educação do Campo. Licenciatura em Educação do Campo. Diversidade socioterritorial. Agroecologia.Abstract: This research is part of the debate on the policies for teachers training to act in the specificity of the rural areas context, with focus on the socio-territorial diversity of the subjects in the countryside. The Degree in Rural Education at the Federal University of Paraná - Setor Litoral, a place of this research, is a course that trains educators from different territories to work in rural schools. In order to understand how the socio-territorial diversity of the subjects in the countryside is inserted in the Pedagogical Political Project of the Course and what is the importance of this diversity in the teacher training process, we chose to analyze four classes in training: Turma Albert Einsten, located in the Contestado Settlement, in Lapa; Turma Flor do Vale, in Cerro Azul; Turma Paulo Freire, in Adrianópolis and Turma Guará, located in Matinhos, in the Litoral Sector - UFPR). An empirical research was carried out by observing the educational activities of the four classes at University Time, as well as conducting interviews with students and educators based on the methodological parameters of Oral History, specifically Life History. Linked to the interviews, a documentary research was carried out based on the Political Pedagogical Project of the Course, seeking to understand the historical process of public policies for training rural educators and the context of the creation of the Course. The potentialities and institutional challenges of the Pedagogy of Alternation and the Itinerancy regime that enabled the opening of classes in different territories are discussed. At LECAMPO - UFPR/Setor Litoral, the training of educators in different territories occurs from the dialogue between the pedagogical/curriculum proposal and the subjects that compose it, and Agroecology becomes the common expression of the struggle to live and resist in territories and communities, becoming the integrating axis of the classes involved. Keywords: Education for rural areas. Degree in Rural Education. Socio-territorial diversity. Agroecology.135 p. : il. (algumas color.).application/pdfEducação ruralCamponeses - Aspectos sociaisPopulação rural - Aspectos sociaisComunidade ruralEducação rural - Estudo e ensinoEducaçãoA diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ALINE NUNES DOS SANTOS.pdfapplication/pdf3749818https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69091/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20NUNES%20DOS%20SANTOS.pdfa9c4130063b4470c6d9d22b9592a46fbMD51open access1884/690912022-04-07 08:59:42.064open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69091Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-04-07T11:59:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
title A diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
spellingShingle A diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
Santos, Aline Nunes dos, 1989-
Educação rural
Camponeses - Aspectos sociais
População rural - Aspectos sociais
Comunidade rural
Educação rural - Estudo e ensino
Educação
title_short A diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
title_full A diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
title_fullStr A diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
title_full_unstemmed A diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
title_sort A diversidade socioterritorial dos sujeitos do campo no curso de licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral
author Santos, Aline Nunes dos, 1989-
author_facet Santos, Aline Nunes dos, 1989-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aline Nunes dos, 1989-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schwendler, Sonia Fátima, 1967-
contributor_str_mv Schwendler, Sonia Fátima, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação rural
Camponeses - Aspectos sociais
População rural - Aspectos sociais
Comunidade rural
Educação rural - Estudo e ensino
Educação
topic Educação rural
Camponeses - Aspectos sociais
População rural - Aspectos sociais
Comunidade rural
Educação rural - Estudo e ensino
Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Sonia Fátima Schwendler
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-07T11:59:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-07T11:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69091
url https://hdl.handle.net/1884/69091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69091/1/R%20-%20D%20-%20ALINE%20NUNES%20DOS%20SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a9c4130063b4470c6d9d22b9592a46fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797699148147851264