Avaliação da poluição sonora antes de durante a pandemia do covid-19 no Campus Centro Politécnico por meio de medições de ruídos, testes estatísticos e mapas acústicos
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/82230 |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia AmbientalZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962-Souza, João Ricardo Boeing de2023-05-02T17:13:01Z2023-05-02T17:13:01Z2023https://hdl.handle.net/1884/82230Orientador: Prof. Dr. Ing. Paulo Henrique Trombetta ZanninDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. Defesa : Curitiba, 24/02/2023Inclui referências: p. 102-115Resumo: A poluição sonora é um impacto ambiental negativo constante em grandes capitais como Curitiba - PR, dessa forma a Lei Municipal N. 10.625 de 2002 estabelece limites máximos de níveis sonoros permitidos conforme o zoneamento urbano da Cidade. As atividades que são desenvolvidas em ambientes escolares e universitários exigem alto grau de concentração para se obter um desempenho satisfatório, pesquisas demonstram como a poluição sonora pode afetar o desempenho dos alunos e acadêmicos. O estudo tem como objetivo fazer a análise do impacto ambiental sonoro gerado pelo tráfego rodoviário de veículos por meio de medições in-situ, analises estatísticas e mapeamento sonoro, durante a pandemia do Covid-19 e comparar os resultados obtidos com o estudo de Vieira (2018) no qual foi medido sem a pandemia do Covid-19, no campus Centro Politécnico da UFPR. A metodologia deste estudo consiste nas seguintes etapas: Medições ao longo da área de estudo, tabulação e análise dos dados coletados, análise estatística, mapeamento acústico, proposição de medidas mitigatórias e comparar com os dados antes da pandemia. As medições ocorreram com o tempo de 15 minutos cada. Os resultados apresentaram que em 38 pontos medidos, 14 apresentaram acima de 60 dB(A), no qual é o limite determinado para uma Zona Especial Educacional – ZE-E. Em 27 dos 38 pontos medidos, o valor obtido foi superior à 55 dB(A), que é o limite máximo para uma Zona de Silêncio, segundo a Lei Municipal N. 10.625 de 2002, já em comparação com a NBR 10151 o cenário não é positivo, apresenta-se todos os pontos acima, devido ao fato que o limite é menor sendo de 50 dB (A). Dentre as medidas mitigatórias propostas a que apresentou um melhor resultado foi a de construção de barreiras acústicas em locais críticos, embora reduções no volume da frota de veículos também apontaram redução nos níveis de pressão sonora. Por fim, conclui-se que o ideal seria um conjunto de medidas mitigatórias e não apenas uma isolada.Abstract: Noise emission is a constant negative environmental impact in large capitals such as Curitiba - PR, thus Municipal Law No. 10,625 of 2002 establishes maximum limits of permitted sound levels according to the urban zoning of the City. The activities that are developed in school and university environments formed a high degree of concentration to obtain a didactic performance, research such as sound can affect the performance of students and academics. The study aims to analyze the environmental impact of noise generated by road vehicle traffic through insitu monitoring, statistical analysis and sound mapping, during the Covid-19 pandemic and compare the results obtained with the study by Vieira ( 2018) in which it was measured without the Covid-19 pandemic, at the Centro Politécnico da UFPR campus. The methodology of this study consists of the following steps: Measurements throughout the study area, tabulation and analysis of collected data, statistical analysis, acoustic mapping, proposition of mitigation measures and comparison with data before the pandemic. The measurements took place with a time of 15 minutes each. The results showed that in 38 measured points, 14 presented above 60 dB(A), which is the determined limit for a Special Educational Zone – ZE-E. In 27 of the 38 points measured, the value obtained was greater than 55 dB(A), which is the maximum limit for a Silence Zone, according to Municipal Law No. 10,625 of 2002, whereas in comparison with NBR 10151 the scenario is positive, all the above points are presented, due to the fact that the limit is lower being 50 dB (A). Among the proposed mitigation measures, the one that presented the best result was the construction of acoustic barriers in critical locations, although reductions in the volume of the vehicle fleet also pointed to a reduction in sound pressure levels. Finally, it is concluded that the ideal would be a set of mitigation measures and not just basic education.1 recurso online : PDF.application/pdfPoluição sonoraRuido urbanoTráfego - RuídoEngenharia SanitáriaAvaliação da poluição sonora antes de durante a pandemia do covid-19 no Campus Centro Politécnico por meio de medições de ruídos, testes estatísticos e mapas acústicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOAO RICARDO BOEING DE SOUZA.pdfapplication/pdf7823176https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/82230/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20RICARDO%20BOEING%20DE%20SOUZA.pdf8ec716fa9e6bab9a450242d4ddf87c6fMD51open access1884/822302023-05-02 14:13:01.361open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/82230Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-05-02T17:13:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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