Manuais de didática da história no Brasil (1997-2013) : entre tensões e intenções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Junior, Osvaldo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/41810
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
id UFPR_fc9c6744252ee09239cbba9bfd9b6e41
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/41810
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rodrigues Junior, OsvaldoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga2016-03-22T17:37:35Z2016-03-22T17:37:35Z2015http://hdl.handle.net/1884/41810Orientadora: Profa. Dra. Tânia Maria Figueiredo Braga GarciaTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 04/12/2015Inclui referências : f. 143-149Linha de pesquisa: Cultura, escola e ensinoResumo: O objetivo desta tese foi analisar manuais de Didática da História produzidos no Brasil para compreender a natureza dessas publicações e explicitar elementos por meio dos quais eles dialogam com professores que ensinam História. Dessa forma, os objetivos traçados para o presente trabalho foram: a) localizar e identificar as publicações desta natureza no período entre 1997 e 2013; b) categorizar os manuais de acordo com a análise de características gerais de forma e conteúdo; c) selecionar manuais para análise, a partir das características gerais identificadas; d) examinar elementos propostos pelos autores para estabelecer diálogos com os professores, à luz das normatizações que regulamentam a formação de professores no período bem como de autores na área de formação de professores de História. Inicialmente foram analisados vinte (20) manuais destinados à orientação de professores de História, permanecendo sete (7) manuais de Didática da História destinados aos professores e produzidos entre 1997 e 2013 para a análise final. Metodologicamente, o trabalho foi divido em três etapas: a primeira, de inventário do material empírico; a segunda, de análise e categorização do material empírico; a última etapa, de análise do material empírico. Este estudo tomou como procedimento a análise de conteúdo a partir de Bardin (2011). Assumiu como referenciais teóricos a teoria dos campos de Bourdieu (2004; 2012), a concepção de lector e auctor (BOURDIEU, 1990), além das concepções de Chartier (1998) envolvendo a materialidade dos escritos e a ordem dos livros. Como resultados a tese permitiu identificar uma categoria de manuais de Didática da História a partir de uma estrutura didática e o diálogo dos manuais com professores que necessitam ser orientados na prática de ensino de História. Este diálogo permite identificar tensões entre o contexto de produção e as intenções dos(as) autores(as). Palavras-chaves: Manuais de Didática da História - Didática da História - Formação de professores de História.Abstract: The aim of this thesis was analyze teaching manuals of history produced in Brazil to understand the nature of these publications and explain elements through which they dialogue with teacher who teach history. Thus, the goals set for this study were: a) locate and identify the publications of this nature between 1997 and 2013; b) categorize the manuals analysis according to the general characteristics of form and content; c) select manuals for analysis from the general characteristics identified; d) examine elements proposed by the authors to establish dialogues with teacher in the light of regulations that regulate the training of teachers in the period as well as authors in the history of teacher training area. Initially they were analyzed twenty (20) manuals for the guidance of history teachers, remaining seven (7) Teaching manuals for teachers of history and produced between 1997 and 2013 for the final analysis. Methodologically, the work was divided into three stages: the first inventory of the empirical material; the second, analysis and categorization of empirical data; the last stage of analysis empirical material. This study focused examination procedure content analysis from Bardin (2011). He took over as theoretical framework the theory of Bourdieu fields (2004; 2012), the concept of lector and auctor (Bourdieu, 1990) in addition to the concepts of Chartier (1998) involving the materiality of writing and the establishment of orders. As a result the thesis possible to identify a category of Teaching manuals of history from a didactic structure and dialogue with teachers manuals that need to be oriented in the practice of teaching history. This dialog allows you to identify tensions between the context of production and the intentions of the authors. Keywords: Teaching of History textbooks - Teaching History - Training of history teachers.163 f. : il. algumas color.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoManuais de didática da história no Brasil (1997-2013) : entre tensões e intençõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXTR - T - OSVALDO RODRIGUES JUNIOR.pdf.txtExtracted Texttext/plain355594https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41810/1/R%20-%20T%20-%20OSVALDO%20RODRIGUES%20JUNIOR.pdf.txtdde8cbf43eed5b51c5a7fcc08c4fc7f5MD51open accessORIGINALR - T - OSVALDO RODRIGUES JUNIOR.pdfapplication/pdf4309785https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41810/2/R%20-%20T%20-%20OSVALDO%20RODRIGUES%20JUNIOR.pdfa8ab01f54d7da2e91294e2b0eb42eef4MD52open accessTHUMBNAILR - T - OSVALDO RODRIGUES JUNIOR.pdf.jpgR - T - OSVALDO RODRIGUES JUNIOR.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41810/3/R%20-%20T%20-%20OSVALDO%20RODRIGUES%20JUNIOR.pdf.jpg3e3c8ca86c8d88a42e0edb47c29f73a2MD53open access1884/418102016-04-07 06:39:14.001open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41810Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T09:39:14Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Manuais de didática da história no Brasil (1997-2013) : entre tensões e intenções
title Manuais de didática da história no Brasil (1997-2013) : entre tensões e intenções
spellingShingle Manuais de didática da história no Brasil (1997-2013) : entre tensões e intenções
Rodrigues Junior, Osvaldo
Educação
title_short Manuais de didática da história no Brasil (1997-2013) : entre tensões e intenções
title_full Manuais de didática da história no Brasil (1997-2013) : entre tensões e intenções
title_fullStr Manuais de didática da história no Brasil (1997-2013) : entre tensões e intenções
title_full_unstemmed Manuais de didática da história no Brasil (1997-2013) : entre tensões e intenções
title_sort Manuais de didática da história no Brasil (1997-2013) : entre tensões e intenções
author Rodrigues Junior, Osvaldo
author_facet Rodrigues Junior, Osvaldo
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Junior, Osvaldo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga
contributor_str_mv Garcia, Tania Maria Figueiredo Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
topic Educação
description Orientadora: Profa. Dra. Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-22T17:37:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-22T17:37:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/41810
url http://hdl.handle.net/1884/41810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 163 f. : il. algumas color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41810/1/R%20-%20T%20-%20OSVALDO%20RODRIGUES%20JUNIOR.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41810/2/R%20-%20T%20-%20OSVALDO%20RODRIGUES%20JUNIOR.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41810/3/R%20-%20T%20-%20OSVALDO%20RODRIGUES%20JUNIOR.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dde8cbf43eed5b51c5a7fcc08c4fc7f5
a8ab01f54d7da2e91294e2b0eb42eef4
3e3c8ca86c8d88a42e0edb47c29f73a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860807132184576