O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Rodrigo Vieira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Andrade, Karylleila dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83700
Resumo: Este ensaio tem como objetivo discutir os princípios da inovação pedagógica sob o viés onomástico. A proposta do trabalho vincula-se ao estudo da toponímia aplicada ao ensino e consiste em identificar os nomes de lugares à luz da prática pedagógica interdisciplinar e inovadora, analisando as contribuições dos estudos toponímicos ao ensino básico. Este estudo visa, ainda, a apresentação preliminar do Software Toponímico do Tocantins, discutindo o conceito de inovação pedagógica. Para realizar esta discussão, utilizaremos como subsídios teórico-metodológicos os trabalhos de Dick (1990, 1999 e 204) e Andrade (2010, 2012, 2014), no campo da Toponímia, e os estudos de Saviani (1995) e Correia (1989), no que diz respeito às discussões da inovação pedagógica.
id UFRGS-12_bbc8fee2616e5ac4b75851692a74a361
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/83700
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICONomes de LugaresInovação PedagógicaSoftware Toponímico.Este ensaio tem como objetivo discutir os princípios da inovação pedagógica sob o viés onomástico. A proposta do trabalho vincula-se ao estudo da toponímia aplicada ao ensino e consiste em identificar os nomes de lugares à luz da prática pedagógica interdisciplinar e inovadora, analisando as contribuições dos estudos toponímicos ao ensino básico. Este estudo visa, ainda, a apresentação preliminar do Software Toponímico do Tocantins, discutindo o conceito de inovação pedagógica. Para realizar esta discussão, utilizaremos como subsídios teórico-metodológicos os trabalhos de Dick (1990, 1999 e 204) e Andrade (2010, 2012, 2014), no campo da Toponímia, e os estudos de Saviani (1995) e Correia (1989), no que diz respeito às discussões da inovação pedagógica.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2018-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/8370010.22456/2236-6385.83700Cadernos do IL; n. 56 (2018); 197-2122236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83700/50785Copyright (c) 2018 Cadernos do ILinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Rodrigo VieiraAndrade, Karylleila dos Santos2019-06-23T03:18:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/83700Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2019-06-23T03:18:18Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICO
title O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICO
spellingShingle O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICO
do Nascimento, Rodrigo Vieira
Nomes de Lugares
Inovação Pedagógica
Software Toponímico.
title_short O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICO
title_full O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICO
title_fullStr O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICO
title_full_unstemmed O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICO
title_sort O ENSINO DOS NOMES DE LUGARES SOB A ÓTICA DA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DE UM SOFTWARE TOPONIMICO
author do Nascimento, Rodrigo Vieira
author_facet do Nascimento, Rodrigo Vieira
Andrade, Karylleila dos Santos
author_role author
author2 Andrade, Karylleila dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Rodrigo Vieira
Andrade, Karylleila dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Nomes de Lugares
Inovação Pedagógica
Software Toponímico.
topic Nomes de Lugares
Inovação Pedagógica
Software Toponímico.
description Este ensaio tem como objetivo discutir os princípios da inovação pedagógica sob o viés onomástico. A proposta do trabalho vincula-se ao estudo da toponímia aplicada ao ensino e consiste em identificar os nomes de lugares à luz da prática pedagógica interdisciplinar e inovadora, analisando as contribuições dos estudos toponímicos ao ensino básico. Este estudo visa, ainda, a apresentação preliminar do Software Toponímico do Tocantins, discutindo o conceito de inovação pedagógica. Para realizar esta discussão, utilizaremos como subsídios teórico-metodológicos os trabalhos de Dick (1990, 1999 e 204) e Andrade (2010, 2012, 2014), no campo da Toponímia, e os estudos de Saviani (1995) e Correia (1989), no que diz respeito às discussões da inovação pedagógica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83700
10.22456/2236-6385.83700
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83700
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.83700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/83700/50785
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos do IL
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cadernos do IL
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 56 (2018); 197-212
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766224295428096