O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siveris, Daiane
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/44276
Resumo: O artigo apresenta reflexões acerca da formação continuada de professores de uma rede municipal de ensino na qual buscamos desenvolver um trabalho com dicionários junto aos professores para que essa experiência pudesse tornar-se uma atividade possível de ser trabalhada em sala de aula de Língua Portuguesa. Esta experiência consistiu no uso do dicionário sob o viés discursivo, proporcionando aos professores rever algumas de suas concepções sobre esse instrumento, haja vista a carência de alguns alunos, seja em seu manuseio, seja em relação à concepção de dicionário, frequentemente concebido como objeto detentor da verdade, do sentido cristalizado.
id UFRGS-12_bd47da0d0e0b6ebd0c8db9880a014ad6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/44276
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICOFormação continuadaDicionárioSentidosO artigo apresenta reflexões acerca da formação continuada de professores de uma rede municipal de ensino na qual buscamos desenvolver um trabalho com dicionários junto aos professores para que essa experiência pudesse tornar-se uma atividade possível de ser trabalhada em sala de aula de Língua Portuguesa. Esta experiência consistiu no uso do dicionário sob o viés discursivo, proporcionando aos professores rever algumas de suas concepções sobre esse instrumento, haja vista a carência de alguns alunos, seja em seu manuseio, seja em relação à concepção de dicionário, frequentemente concebido como objeto detentor da verdade, do sentido cristalizado. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/4427610.22456/2236-6385.44276Cadernos do IL; n. 50 (2015); 151-1662236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/44276/pdf_49Siveris, Daianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-04T13:31:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/44276Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2016-04-04T13:31:34Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO
title O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO
spellingShingle O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO
Siveris, Daiane
Formação continuada
Dicionário
Sentidos
title_short O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO
title_full O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO
title_fullStr O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO
title_full_unstemmed O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO
title_sort O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO
author Siveris, Daiane
author_facet Siveris, Daiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Siveris, Daiane
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Dicionário
Sentidos
topic Formação continuada
Dicionário
Sentidos
description O artigo apresenta reflexões acerca da formação continuada de professores de uma rede municipal de ensino na qual buscamos desenvolver um trabalho com dicionários junto aos professores para que essa experiência pudesse tornar-se uma atividade possível de ser trabalhada em sala de aula de Língua Portuguesa. Esta experiência consistiu no uso do dicionário sob o viés discursivo, proporcionando aos professores rever algumas de suas concepções sobre esse instrumento, haja vista a carência de alguns alunos, seja em seu manuseio, seja em relação à concepção de dicionário, frequentemente concebido como objeto detentor da verdade, do sentido cristalizado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/44276
10.22456/2236-6385.44276
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/44276
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.44276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/44276/pdf_49
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 50 (2015); 151-166
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223578202112