O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/44276 |
Resumo: | O artigo apresenta reflexões acerca da formação continuada de professores de uma rede municipal de ensino na qual buscamos desenvolver um trabalho com dicionários junto aos professores para que essa experiência pudesse tornar-se uma atividade possível de ser trabalhada em sala de aula de Língua Portuguesa. Esta experiência consistiu no uso do dicionário sob o viés discursivo, proporcionando aos professores rever algumas de suas concepções sobre esse instrumento, haja vista a carência de alguns alunos, seja em seu manuseio, seja em relação à concepção de dicionário, frequentemente concebido como objeto detentor da verdade, do sentido cristalizado. |
id |
UFRGS-12_bd47da0d0e0b6ebd0c8db9880a014ad6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/44276 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICOFormação continuadaDicionárioSentidosO artigo apresenta reflexões acerca da formação continuada de professores de uma rede municipal de ensino na qual buscamos desenvolver um trabalho com dicionários junto aos professores para que essa experiência pudesse tornar-se uma atividade possível de ser trabalhada em sala de aula de Língua Portuguesa. Esta experiência consistiu no uso do dicionário sob o viés discursivo, proporcionando aos professores rever algumas de suas concepções sobre esse instrumento, haja vista a carência de alguns alunos, seja em seu manuseio, seja em relação à concepção de dicionário, frequentemente concebido como objeto detentor da verdade, do sentido cristalizado. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/4427610.22456/2236-6385.44276Cadernos do IL; n. 50 (2015); 151-1662236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/44276/pdf_49Siveris, Daianeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-04T13:31:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/44276Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2016-04-04T13:31:34Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO |
title |
O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO |
spellingShingle |
O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO Siveris, Daiane Formação continuada Dicionário Sentidos |
title_short |
O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO |
title_full |
O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO |
title_fullStr |
O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO |
title_full_unstemmed |
O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO |
title_sort |
O TRABALHO COM DICIONÁRIOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM OUTRO OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO LINGUÍSTICO |
author |
Siveris, Daiane |
author_facet |
Siveris, Daiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siveris, Daiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Dicionário Sentidos |
topic |
Formação continuada Dicionário Sentidos |
description |
O artigo apresenta reflexões acerca da formação continuada de professores de uma rede municipal de ensino na qual buscamos desenvolver um trabalho com dicionários junto aos professores para que essa experiência pudesse tornar-se uma atividade possível de ser trabalhada em sala de aula de Língua Portuguesa. Esta experiência consistiu no uso do dicionário sob o viés discursivo, proporcionando aos professores rever algumas de suas concepções sobre esse instrumento, haja vista a carência de alguns alunos, seja em seu manuseio, seja em relação à concepção de dicionário, frequentemente concebido como objeto detentor da verdade, do sentido cristalizado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/44276 10.22456/2236-6385.44276 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/44276 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.44276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/44276/pdf_49 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 50 (2015); 151-166 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1799766223578202112 |