INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos do IL (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50760 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados finais da pesquisa homônima desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa com bolsa BIC-Júnior/CNPq/FAPEMIG/UFV. Nossas perguntas de pesquisa foram: “Para professores e alunos, há diálogo cultural nos livros didáticos de espanhol utilizados nos colégios?” e “Como se pode avaliar a utilização do livro didático de espanhol nas salas de aula desses sujeitos?”. Como referencial teórico, discutimos a concepção de cultura, as relações entre cultura e educação, a abordagem intercultural e o livro didático. Tratou-se de uma pesquisa de campo qualitativa e interpretativista. Os resultados apontaram uma concepção de diálogo cultural como apresentação da diversidade cultural e linguística dos povos de língua espanhola, desconsiderando as relações entre o universo cultural do aluno e os da língua estudada. |
id |
UFRGS-12_ce63e712646d4d369c97349a24691c4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/50760 |
network_acronym_str |
UFRGS-12 |
network_name_str |
Cadernos do IL (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOSDiálogo culturalEnsino médioLivro didático.Este artigo apresenta os resultados finais da pesquisa homônima desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa com bolsa BIC-Júnior/CNPq/FAPEMIG/UFV. Nossas perguntas de pesquisa foram: “Para professores e alunos, há diálogo cultural nos livros didáticos de espanhol utilizados nos colégios?” e “Como se pode avaliar a utilização do livro didático de espanhol nas salas de aula desses sujeitos?”. Como referencial teórico, discutimos a concepção de cultura, as relações entre cultura e educação, a abordagem intercultural e o livro didático. Tratou-se de uma pesquisa de campo qualitativa e interpretativista. Os resultados apontaram uma concepção de diálogo cultural como apresentação da diversidade cultural e linguística dos povos de língua espanhola, desconsiderando as relações entre o universo cultural do aluno e os da língua estudada. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2016-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/5076010.22456/2236-6385.50760Cadernos do IL; n. 50 (2015); 114-1292236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50760/pdf_47Assis, Joziane Ferraz deSilva, João Víctor de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-04T13:31:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/50760Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2016-04-04T13:31:34Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS |
title |
INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS |
spellingShingle |
INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS Assis, Joziane Ferraz de Diálogo cultural Ensino médio Livro didático. |
title_short |
INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS |
title_full |
INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS |
title_fullStr |
INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS |
title_full_unstemmed |
INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS |
title_sort |
INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS |
author |
Assis, Joziane Ferraz de |
author_facet |
Assis, Joziane Ferraz de Silva, João Víctor de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Silva, João Víctor de Almeida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Joziane Ferraz de Silva, João Víctor de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diálogo cultural Ensino médio Livro didático. |
topic |
Diálogo cultural Ensino médio Livro didático. |
description |
Este artigo apresenta os resultados finais da pesquisa homônima desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa com bolsa BIC-Júnior/CNPq/FAPEMIG/UFV. Nossas perguntas de pesquisa foram: “Para professores e alunos, há diálogo cultural nos livros didáticos de espanhol utilizados nos colégios?” e “Como se pode avaliar a utilização do livro didático de espanhol nas salas de aula desses sujeitos?”. Como referencial teórico, discutimos a concepção de cultura, as relações entre cultura e educação, a abordagem intercultural e o livro didático. Tratou-se de uma pesquisa de campo qualitativa e interpretativista. Os resultados apontaram uma concepção de diálogo cultural como apresentação da diversidade cultural e linguística dos povos de língua espanhola, desconsiderando as relações entre o universo cultural do aluno e os da língua estudada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50760 10.22456/2236-6385.50760 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50760 |
identifier_str_mv |
10.22456/2236-6385.50760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50760/pdf_47 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
publisher.none.fl_str_mv |
UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos do IL; n. 50 (2015); 114-129 2236-6385 reponame:Cadernos do IL (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Cadernos do IL (Online) |
collection |
Cadernos do IL (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br |
_version_ |
1789438695775928320 |