INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Joziane Ferraz de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, João Víctor de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50760
Resumo: Este artigo apresenta os resultados finais da pesquisa homônima desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa com bolsa BIC-Júnior/CNPq/FAPEMIG/UFV. Nossas perguntas de pesquisa foram: “Para professores e alunos, há diálogo cultural nos livros didáticos de espanhol utilizados nos colégios?” e “Como se pode avaliar a utilização do livro didático de espanhol nas salas de aula desses sujeitos?”. Como referencial teórico, discutimos a concepção de cultura, as relações entre cultura e educação, a abordagem intercultural e o livro didático. Tratou-se de uma pesquisa de campo qualitativa e interpretativista. Os resultados apontaram uma concepção de diálogo cultural como apresentação da diversidade cultural e linguística dos povos de língua espanhola, desconsiderando as relações entre o universo cultural do aluno e os da língua estudada.
id UFRGS-12_ce63e712646d4d369c97349a24691c4b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/50760
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOSDiálogo culturalEnsino médioLivro didático.Este artigo apresenta os resultados finais da pesquisa homônima desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa com bolsa BIC-Júnior/CNPq/FAPEMIG/UFV. Nossas perguntas de pesquisa foram: “Para professores e alunos, há diálogo cultural nos livros didáticos de espanhol utilizados nos colégios?” e “Como se pode avaliar a utilização do livro didático de espanhol nas salas de aula desses sujeitos?”. Como referencial teórico, discutimos a concepção de cultura, as relações entre cultura e educação, a abordagem intercultural e o livro didático. Tratou-se de uma pesquisa de campo qualitativa e interpretativista. Os resultados apontaram uma concepção de diálogo cultural como apresentação da diversidade cultural e linguística dos povos de língua espanhola, desconsiderando as relações entre o universo cultural do aluno e os da língua estudada. UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2016-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/5076010.22456/2236-6385.50760Cadernos do IL; n. 50 (2015); 114-1292236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50760/pdf_47Assis, Joziane Ferraz deSilva, João Víctor de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-04T13:31:34Zoai:seer.ufrgs.br:article/50760Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2016-04-04T13:31:34Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS
title INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS
spellingShingle INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS
Assis, Joziane Ferraz de
Diálogo cultural
Ensino médio
Livro didático.
title_short INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS
title_full INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS
title_fullStr INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS
title_full_unstemmed INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS
title_sort INTERCULTURALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL: O PONTO DE VISTA DO PROFESSOR E DOS ALUNOS
author Assis, Joziane Ferraz de
author_facet Assis, Joziane Ferraz de
Silva, João Víctor de Almeida
author_role author
author2 Silva, João Víctor de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Joziane Ferraz de
Silva, João Víctor de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogo cultural
Ensino médio
Livro didático.
topic Diálogo cultural
Ensino médio
Livro didático.
description Este artigo apresenta os resultados finais da pesquisa homônima desenvolvida na Universidade Federal de Viçosa com bolsa BIC-Júnior/CNPq/FAPEMIG/UFV. Nossas perguntas de pesquisa foram: “Para professores e alunos, há diálogo cultural nos livros didáticos de espanhol utilizados nos colégios?” e “Como se pode avaliar a utilização do livro didático de espanhol nas salas de aula desses sujeitos?”. Como referencial teórico, discutimos a concepção de cultura, as relações entre cultura e educação, a abordagem intercultural e o livro didático. Tratou-se de uma pesquisa de campo qualitativa e interpretativista. Os resultados apontaram uma concepção de diálogo cultural como apresentação da diversidade cultural e linguística dos povos de língua espanhola, desconsiderando as relações entre o universo cultural do aluno e os da língua estudada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50760
10.22456/2236-6385.50760
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50760
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.50760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/50760/pdf_47
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 50 (2015); 114-129
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1789438695775928320