FATORES QUE AFETAM O APRENDIZADO DE ALUNOS DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damacena, Cláudio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Petroll, Martin de la Martinière, Melo, Bruna Silva de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58251
Resumo: A estatística é vista por muitos estudantes como um mal necessário, um obstáculo para a obtenção do tão sonhado diploma. Pesquisas anteriores comprovam que grande parte do desafio do ensino e aprendizagem da estatística é explicado pelas atitudes que os estudantes possuem sobre a disciplina. No Brasil, entretanto, não foram encontrados estudos que ratifiquem tais achados. É nesse sentido, portanto, que se insere o presente trabalho, com o objetivo de analisar os antecedentes do interesse e da ansiedade dos estudantes de Administração em relação à estatística a partir do modelo proposto por Mondéjar-Jiménez e Vargas-Vargas (2010). Além disso, incluiu-se o construto da autoeficácia, que nada mais é do que as crenças que um indivíduo tem sobre suas habilidades para desempenhar um determinado comportamento. A importância da autoeficácia está no fato de que ela pode afetar o interesse e a ansiedade do estudante ao encarar a estatística. A partir de uma abordagem quantitativa, foram coletados dados de 120 alunos de 7 instituições de ensino superior do Sul do Brasil. Os resultados da análise a partir da Modelagem de Equações Estruturais mostram que a percepção da utilidade da estatística para os estudos e para a profissão, e a autoeficácia afetam o interesse e a ansiedade do estudante. Por fim, discutem-se tais achados e sugerem-se táticas de como tornar o processo de ensino e aprendizagem de estatística mais eficaz.
id UFRGS-13_08b8bd38cbbe4ed9c56ef27213cf0b85
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/58251
network_acronym_str UFRGS-13
network_name_str REAd (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling FATORES QUE AFETAM O APRENDIZADO DE ALUNOS DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICAEstatísticaAtitudeAutoeficáciaA estatística é vista por muitos estudantes como um mal necessário, um obstáculo para a obtenção do tão sonhado diploma. Pesquisas anteriores comprovam que grande parte do desafio do ensino e aprendizagem da estatística é explicado pelas atitudes que os estudantes possuem sobre a disciplina. No Brasil, entretanto, não foram encontrados estudos que ratifiquem tais achados. É nesse sentido, portanto, que se insere o presente trabalho, com o objetivo de analisar os antecedentes do interesse e da ansiedade dos estudantes de Administração em relação à estatística a partir do modelo proposto por Mondéjar-Jiménez e Vargas-Vargas (2010). Além disso, incluiu-se o construto da autoeficácia, que nada mais é do que as crenças que um indivíduo tem sobre suas habilidades para desempenhar um determinado comportamento. A importância da autoeficácia está no fato de que ela pode afetar o interesse e a ansiedade do estudante ao encarar a estatística. A partir de uma abordagem quantitativa, foram coletados dados de 120 alunos de 7 instituições de ensino superior do Sul do Brasil. Os resultados da análise a partir da Modelagem de Equações Estruturais mostram que a percepção da utilidade da estatística para os estudos e para a profissão, e a autoeficácia afetam o interesse e a ansiedade do estudante. Por fim, discutem-se tais achados e sugerem-se táticas de como tornar o processo de ensino e aprendizagem de estatística mais eficaz.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2017-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresArtigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58251Electronic Review of Administration; Vol. 22 No. 3 (2016): EDIÇÃO 85 - SET/DEZ 2016; 413-434Revista Electrónica de Administración; Vol. 22 Núm. 3 (2016): EDIÇÃO 85 - SET/DEZ 2016; 413-434Revista Eletrônica de Administração; v. 22 n. 3 (2016): EDIÇÃO 85 - SET/DEZ 2016; 413-4341413-23111980-4164reponame:REAd (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58251/41572Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamacena, CláudioPetroll, Martin de la MartinièreMelo, Bruna Silva de2017-06-16T15:53:49Zoai:seer.ufrgs.br:article/58251Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/read/indexPUBhttps://seer.ufrgs.br/read/oaiea_read@ufrgs.br1413-23111413-2311opendoar:2017-06-16T15:53:49REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES QUE AFETAM O APRENDIZADO DE ALUNOS DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA
title FATORES QUE AFETAM O APRENDIZADO DE ALUNOS DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA
spellingShingle FATORES QUE AFETAM O APRENDIZADO DE ALUNOS DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA
Damacena, Cláudio
Estatística
Atitude
Autoeficácia
title_short FATORES QUE AFETAM O APRENDIZADO DE ALUNOS DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA
title_full FATORES QUE AFETAM O APRENDIZADO DE ALUNOS DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA
title_fullStr FATORES QUE AFETAM O APRENDIZADO DE ALUNOS DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA
title_full_unstemmed FATORES QUE AFETAM O APRENDIZADO DE ALUNOS DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA
title_sort FATORES QUE AFETAM O APRENDIZADO DE ALUNOS DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA
author Damacena, Cláudio
author_facet Damacena, Cláudio
Petroll, Martin de la Martinière
Melo, Bruna Silva de
author_role author
author2 Petroll, Martin de la Martinière
Melo, Bruna Silva de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damacena, Cláudio
Petroll, Martin de la Martinière
Melo, Bruna Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Estatística
Atitude
Autoeficácia
topic Estatística
Atitude
Autoeficácia
description A estatística é vista por muitos estudantes como um mal necessário, um obstáculo para a obtenção do tão sonhado diploma. Pesquisas anteriores comprovam que grande parte do desafio do ensino e aprendizagem da estatística é explicado pelas atitudes que os estudantes possuem sobre a disciplina. No Brasil, entretanto, não foram encontrados estudos que ratifiquem tais achados. É nesse sentido, portanto, que se insere o presente trabalho, com o objetivo de analisar os antecedentes do interesse e da ansiedade dos estudantes de Administração em relação à estatística a partir do modelo proposto por Mondéjar-Jiménez e Vargas-Vargas (2010). Além disso, incluiu-se o construto da autoeficácia, que nada mais é do que as crenças que um indivíduo tem sobre suas habilidades para desempenhar um determinado comportamento. A importância da autoeficácia está no fato de que ela pode afetar o interesse e a ansiedade do estudante ao encarar a estatística. A partir de uma abordagem quantitativa, foram coletados dados de 120 alunos de 7 instituições de ensino superior do Sul do Brasil. Os resultados da análise a partir da Modelagem de Equações Estruturais mostram que a percepção da utilidade da estatística para os estudos e para a profissão, e a autoeficácia afetam o interesse e a ansiedade do estudante. Por fim, discutem-se tais achados e sugerem-se táticas de como tornar o processo de ensino e aprendizagem de estatística mais eficaz.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58251
url https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58251/41572
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Eletrônica de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Electronic Review of Administration; Vol. 22 No. 3 (2016): EDIÇÃO 85 - SET/DEZ 2016; 413-434
Revista Electrónica de Administración; Vol. 22 Núm. 3 (2016): EDIÇÃO 85 - SET/DEZ 2016; 413-434
Revista Eletrônica de Administração; v. 22 n. 3 (2016): EDIÇÃO 85 - SET/DEZ 2016; 413-434
1413-2311
1980-4164
reponame:REAd (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str REAd (Porto Alegre. Online)
collection REAd (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv REAd (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ea_read@ufrgs.br
_version_ 1799766204899917824