O QUE AS ORGANIZAÇÕES ENTENDEM POR GESTÃO DE TALENTOS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scopel Ferrazza, Dayane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gerhardt Burtet, Cecília, Busato Scheffer, Angela Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REAd (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/49054
Resumo: Este estudo objetiva discorrer sobre práticas que constituem a denominada Gestão de Talentos (GT) no universo corporativo. O tema que, segundo o estudo da SHRM (2013), ocupa a primeira posição na lista de prioridades dos líderes de RH desde 2010, aparece também no Brasil como tendência principal em políticas e práticas de Gestão de Pessoas (GP). A denominada guerra pelos talentos associa-se a um momento de transição de uma sociedade industrial para pós-industrial. Apesar de ser um tema emergente e presente em muitos debates mundiais que abordam o futuro da GP, observa-se ainda uma confusão nas definições existentes sobre os termos talento e Gestão de Talentos, instigando o questionamento: o que especificamente é Gestão de Talentos? Embora reconheçam a carência de uma definição consistente sobre o termo, alguns autores afirmam que uma boa GT é de extrema importância para a estratégia da empresa. Decorre que a Gestão de Talentos não tem, de fato, um significado claro. A multiplicidade de conceitos aponta a necessidade de estudos que ofereçam avanços significativos no entendimento do assunto. No que realmente acreditam as empresas que hoje utilizam a expressão Gestão de Talentos em seus discursos e práticas de gestão? No que a GT se diferencia da GP? Qual o objetivo da identificação e/ou diferenciação dos talentos dentro de cada estrutura organizacional pesquisada? A pesquisa propõe, através de análise comparativa, uma reflexão sobre tais inquietações. Para isso foram entrevistados gestores de três organizações de naturezas distintas, todas de grande porte, localizadas em Porto Alegre/RS e com um elemento em comum: a presença do termo Gestão de Talentos em suas retóricas. A análise comparativa dos resultados oferece avanços na compreensão do assunto e demonstra uma confusão de conceitos ainda existente, possível reflexo da atual miscelânea literária de definições.
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